Tudo leva a crer, portanto, que os membros da comunidade de Tessalônica eram pessoas empobrecidas e sofridas, vivendo na periferia, em “extrema pobreza” (2Cor 8,2). Trabalhavam “de noite e dia” com suas próprias mãos, alguns como carregadores no porto.
Os conversos tessalonicenses estavam entre os primeiros europeus a abraçar o evangelho e, por isso, foram perseguidos. Além disso, tinham muitas dúvidas quanto à Segunda Vinda.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
O Contexto Histórico: Tessalônica na Época de Paulo No século I, Tessalônica era uma cidade próspera e cosmopolita, um importante centro comercial na rota entre Roma e o Oriente. Com uma população diversificada, a cidade era um caldeirão de culturas e crenças religiosas, tornando-a um campo missionário desafiador.
Tessalônica era a cidade mais populosa e próspera na Grécia antiga, no reino da Macedônia, por dois fatores importantes: a cidade foi construída no melhor porto natural no Mar Egeu e estava localizada no principal caminho que ligava Roma à Ásia.
Resumen del libro de 1 Tesalonicenses: un panorama completo animado
Como vivia o povo de Tessalônica?
É muito provável que a comunidade, em grande parte, fosse formada por escravos, sem direitos de cidadania. Tudo leva a crer, portanto, que os membros da comunidade de Tessalônica eram pessoas empobrecidas e sofridas, vivendo na periferia, em “extrema pobreza” (2Cor 8,2).
Nos séculos 16 e 17, houve uma Era de Ouro dos judeus em Tessalônica, que alcançaram um auge de desenvolvimento cultural e econômico. A fama dos rabinos de lá se espalhou por todo o mundo sefardita. Em 1908, os judeus da cidade eram nada menos do que 80 mil, a maioria da população.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23). A permanência de Paulo e seus companheiros em Tessalônica foi curta devido a perseguição dos judeus (At 17.1-10).
Qual é a ideia principal? Impressionado com a fidelidade dos tessalonicenses em face da perseguição, Paulo escreveu para encorajar os cristãos daquela comunidade, para que eles continuassem a crescer em santidade.
Qual o motivo da alegria de Paulo ao escrever aos Tessalonicenses?
Paulo fala da grande alegria ao saber que os cristãos de Tessalônica mantinham a fé e prosperavam nas obras de Deus. Resumo: Paulo envia Timóteo e recebe boas notícias. Aproximando-se do final da carta, Paulo fala sobre a importância de viver para Deus para se viver bem.
Por que o apóstolo Paulo foi expulso de Tessalônica?
Alvoroçando as multidões: O mesmo aconteceu em Antioquia da Pisídia (Atos 13:45,50), em Icônio (Atos 14:2,5), em Listra (Atos 14:19) e em Tessalônica (Atos 17:5-8) Esta foi a quinta cidade de onde Paulo foi expulso por uma multidão enfurecida, agitada por líderes judeus invejosos.
Qual o motivo da carta de Paulo para tessalonicenses?
Nas duas cartas Paulo faz um alerta quanto ao trabalho. Não deveria ser abandonado e a ociosidade deixada de lado. Como era a vida dos Tessalonicenses antes e depois das cartas. A motivação do envio das duas cartas de Paulo aos Tessalonicenses, vem da vida que eles estavam levando.
"A firmeza da [sua] esperança" (1:3, 10): os tessalonicenses ficaram firmes mesmo no meio de tribulações porque sua esperança estava em Cristo, no céu, e não aqui na terra. Muitos perdem a esperança em tribulação porque esperam por dinheiro ou saúde ou coisas desta vida.
O chamado Massacre de Tessalónica ou Tessalônica foi um episódio de perseguição e violência contra os não-cristãos do Império Romano ocorrido no ano de 388, e que resultou na morte de 300, 500 ou 7000 pessoas, conforme as diversas versões do acontecimento.
Viajou pela Galáxia, Trôade, Filipos, Tessalônica e Beréia e junto com Paulo escreveu cinco cartas às Igrejas. Timóteo pastoreou a Igreja em Éfeso onde teve de corrigir os falsos doutores, nomear os oficiais da Igreja e combater o pecado dos crentes.
Mas voltemos a falar da história. A começar pelo nome da cidade, que foi uma homenagem a uma princesa: Thessalonike da Macedônia. Mas não uma princesa qualquer. Seu pai era o rei Filipe II da Macedônia e seu meio-irmão ninguém mais, ninguém menos, que Alexandre, o Grande.
Resumo. Em 380 o imperador Teodósio promulga o edito de Tessalônica no qual reconhece o cristianismo como religião oficial do Império. A esse edito seguem-se outros, sempre reforçando o primeiro, condenando o paganismo e as heresias e punindo até com a perda dos direitos civis aos que não professassem o cristianismo.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
Bereia (em grego: Βέροια; romaniz.: Beroia) foi uma antiga cidade localizada na Macedônia situada no lado oriental das Montanhas Vermion (norte do Monte Olimpo) sobre a qual está edificada a atual cidade de Véria, na Grécia.
O Édito de Tessalônica foi anunciado pelo imperador romano Teodósio I, no dia 27 de fevereiro de 380 d.C. Essa lei determinou que a religião oficial do império romano seria o cristianismo e anunciava que as práticas politeístas estavam proibidas a partir de então.