Até 1902, a identificação dos cidadãos era constituída basicamente de fotografia. A partir de 1904, o processo de identificação passou a basear-se na antropometria, apresentando fotografias de frente e de perfil do identificado e impressões digitais de quatro dedos como elementos secundários.
Os RGs emitidos antes da lei federal 7116/83 eram emitidos por várias instituições com competência para os efeitos de identificação, tendo vários cadastros diferentes e vários modelos, constando dados como série, seção e eventualmente cor de pele, olhos e cabelo, dado que ainda era comum o uso de câmeras monocromáticas ...
A partir de 1990 passa a ser informatizado e a constar o dígito verificador composto por dois números apenas para a capital. Os Rgs antigos tinham como padrão foto do rosto do identificado em formato 5 X 7. Não havia padrão para inserção de dados e fonte de letras.
A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.
O que acontece com os documentos antigos após nova lei sobre CPF
Em que ano foi criado a identidade?
RG. Sigla para Registro Geral, o primeiro RG emitido no Brasil data de 1907 e levava o nome de Registro Civil. O documento saiu em nome de Edgard Costa, presidente do gabinete de identificação e de estatística da polícia do Distrito Federal, mais especificamente do Rio de Janeiro, que era a então capital do Brasil.
A emissão da primeira carteira de identidade no Brasil está completando 115 anos. E o primeiro cidadão contemplado com a carteira no país, em 1907, foi Edgard Costa, então presidente do gabinete de identificação e de estatística da Polícia do Distrito Federal – quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.
Onde fica o número do RG? Para localizar o número do RG tendo ele em mãos, basta observar o lado onde fica localizada a foto, no documento. Neste lado, o número da carteira de identidade fica acima do nome completo disposto na cédula. Mas fique atento, essa informação só vale para os modelos antigos do documento.
Para entender o que é documento CPF e seu histórico voltamos até o ano de 1968 quando o CIC deixou de existir. Mas o que é CIC? Era o documento chamado de Cartão de Identificação do Contribuinte.
QUEM LEMBRA? Todo mundo tinha CIC, antes do CPF a diferença é que CPF é a sigla do próprio Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda. CIC foi a sigla adotada para designar o 'Cartão de Inscrição do Contribuinte' no CPF.
Isto é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos. Já de 12 a 60 anos incompletos, o prazo é de 10 anos e a partir dos 60 anos, o documento passa a ter validade indeterminada.
Os mais antigos documentos, forjados em tabuletas de argila e com um selo de assinatura do escriba, foram encontrados na Mesopotâmia e são anteriores ao próprio Código de Hamurabi, que data de 1700 a.C.
A principal mudança é que o novo documento tem como principal número o do CPF (Cadastro de Pessoa Física). O serviço está disponível nos postos do Poupatempo e a população tem até 2032 para fazer a atualização.
No início, ao começar a ser emitido, o documento se chamava Registro Civil. Os RGs além de conterem nome e filiação, traziam informações sobre endereço da pessoa, profissão, impressões digitais e detalhes físicos, como marcas particulares, cicatrizes e tatuagens.
DECRETA: Art 1º O registro de Pessoas Físicas criado pelo artigo 11 da Lei número 4.862, de 29 de novembro de 1965, é transformado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Basta agendar uma visita ao Poupatempo e comparecer na data e horário escolhidos com a Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento e uma foto 3x4.
Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar vão estar disponíveis ali. Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.
Qual a diferença entre RG e carteira de identidade?
O RG, ou Registro Geral, é um documento de identificação pessoal e intransferível, utilizado no Brasil para comprovar a identidade dos cidadãos. Também chamado de Carteira de Identidade, o RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil.
Quem foi a primeira pessoa a ser registrada no mundo?
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.