Como eram chamados os professores de educação física na Grécia Antiga?
Abstract. O arquetípico professor de educação física, o pedotriba da aristocracia escravista, não pode ainda ser a inspiração de nossas propostas políticas e ideais pedagógicos.
Preocupados com o equilíbrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do aprimoramento físico.
O processo de inserção da Educação Física no Brasil aconteceu dentro desse cenário e foi chamada de “Ginástica”. O termo ginástica faz referência a atividades físicas sistematizadas, cujos fins variavam de atividades para a sobrevivência, aos jogos, ou à preparação militar, para o atletismo e as lutas.
Na realidade a prática de exercício foi introduzida pela civilização grega com o nome de ginástica, que se caracterizava por exercícios disciplinados que tinham a finalidade de desenvolver a destreza, a beleza e a força. Os exercícios incluíam a corrida, os saltos, a natação, o lançamento e o levantamento de peso.
Havia duas formas de educação na Grécia antiga: formal e informal. A educação formal foi alcançada através da frequência a uma escola pública ou por um tutor contratado. A educação informal foi fornecida por um professor não remunerado e ocorreu em um ambiente não público.
Grécia Antiga e Esporte - História da Educação Física
Qual foi o maior educador de toda a Grécia?
Na história das idéias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.
A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também de dar formação (Paidéia) intelectual e cultural.
Os gregos acreditavam que um não poderia existir sem o outro e viam na prática da atividade física a melhor maneira de tornar o corpo belo e, conseqüentemente, educar o espírito (JAEGER, 2003). condição que o diferenciava das diversas formas de arte (CORDNER, 1988).
Quais os principais pensadores que surgiram na Grécia e que contribuíram para a Educação Física?
Grandes artistas, pensadores e filósofos como Mirón, Sócrates, Hipócrates, Platão e Aristóteles criaram conceitos como o de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente, citados por Platão. Também nasceram na Grécia os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo, entre outros.
Por que os antigos gregos valorizavam tanto a ginástica?
A ginástica está inserida na sociedade como influência nas artes e no meio social desde a Grécia Antiga. Os artistas gregos, observadores dos exercícios físicos, eram precisos conhecedores do corpo humano. O culto ao físico era admirado por estes artistas, que esculpiam a figura humana com perfeição.
Foi apenas no século 18 que a disciplina entrou, de fato, no currículo. Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.
O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada no texto abaixo: Art.
O precursor desse movimento, Antístenes (440–336 a.C.), e o seu discípulo Diógenes (400–323 a.C.) em uníssono enfatizavam a importância do exercício físico e eram peremptórios ao ratificar que o treinamento era necessário para a prática da virtude e que, para que ele fizesse efeito, deveria ser um hábito.
Quem foi o primeiro professor do Brasil? O primeiro professor do Brasil foi o padre José de Anchieta, um dos fundadores da cidade de São Paulo e missionário jesuíta que chegou ao país em 1553. Ele fez parte da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa que pretendia educar e evangelizar a população indígena.
Na Grécia antiga, além da educação intelectual e artística, a educação física era fundamental. Era bastante comum nos ginásios, o local de prática de exercícios pelos jovens, encontrar atletas de todas as idades, que encaravam o treino como parte integral de sua formação como cidadãos.
Os esportes na Grécia Antiga não eram apenas uma competição física, mas também uma forma de culto aos deuses, uma expressão artística e uma maneira de promover a amizade e o espírito de comunidade entre os gregos. Os atletas competiam nus, pois isso era considerado uma forma de homenagear a beleza do corpo humano.
Os gregos recorriam a tôda sorte de exercícios para o treinamento de seus atletas: corrida, marcha, jogos, luta, saltos, danças etc. Sabiam perfeitamente que todos ésses exercícios preparavam o corpo fazendo-lhe ágil, flexivel; vigoroso e resistente, a fim de poder resistir aos jogos.
A Paideia, é o nome dado a educação na Grécia Antiga, que busca a formação do homem em suas várias esferas, isto é, uma educação mais antropológica e que considera o homem como ser racional. Essa educação contribui ao homem, uma identidade cultural e histórica.
O papel do pedagogo na educação é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do processo educacional. Enquanto o professor é responsável por transmitir o conteúdo didático aos alunos, o pedagogo atua de maneira mais ampla, garantindo a qualidade do ensino e contribuindo para a formação integral dos estudantes.
O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.
Pedagogia: o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano).