Embora o advérbio de lugar embaixo seja grafado junto, seu antônimo é representado por uma locução adverbial: em cima. Veja alguns exemplos: Os livros estão embaixo da mesa. Os livros estão em cima da mesa.
Este é um advérbio de lugar, usado para localizar algo espacialmente. É sinônimo de “debaixo” e antônimo (contrário) de “em cima”. Portanto o macete é simples: quer dizer que algo está “debaixo” de outra coisa, use “embaixo” junto!
A palavra “embaixo” pertence à classe gramatical dos advérbios de lugar e exprime a ideia de uma coisa que está em posição inferior a outra. Quando ela vem seguida de uma preposição, forma-se uma locução adverbial, como no exemplo: embaixo da cama.
“Debaixo” e “embaixo” são sinônimos e indicam que algo ou alguém está sob algo ou alguém. A expressão “em baixo” indica o modo como algo acontece, apesar de “baixo”, nesse caso, ser um adjetivo e não um advérbio.
Embaixo é um advérbio de lugar. Ele deve ser utilizado sempre que quisermos transmitir uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, abaixo, debaixo, inferiormente.
Vale destacar que, embora a grafia correta de “embaixo” seja unida, a locução adverbial “em cima” deve ser escrita de forma a separar “em” e “cima”. Por fim, caso ainda esteja com dúvidas sobre o assunto, acesse o link com um vídeo explicativo.
Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.
Qual a diferença entre “encima” e “em cima”? A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
O termo "abaixo', faz referência a algo que esteja numa posição inferior. Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc. Exemplos: Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso. Na lista de convocados, seu nome está abaixo do meu.
📌Embaixo (posição inferior) é antônimo de em cima (posição superior). Você pode até já ter lido "em baixo": quando houver a preposição "em" mais o adjetivo "baixo".
O substantivo “cima” significa “a parte mais elevada”. Já a preposição “em” é indicadora de lugar. Desse modo, a expressão “em cima” quer dizer que algo ou alguém está em um lugar mais alto ou superior. Portanto, se é isso que você pretende expressar, a forma correta é “em cima”.
Muita gente se confunde, mas é fácil saber quando usar cada um: “embaixo” é advérbio e “em baixo” é uma preposição junto com um adjetivo. Vamos entender melhor a diferença?
Escrito com a grafia separada, o termo em cima se refere ao antônimo de embaixo. Trata-se de uma locução adverbial de lugar, que tem como significado alguma coisa que se encontra em posição elevada em relação à outra, na parte superior ou sobre.
Em cima é antônimo de embaixo. Já a palavra encima é uma conjugação do verbo encimar, que é sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.
Quando a expressão debaixo é escrita junto, trata-se de uma composição por justaposição, fruto de duas palavras (de + baixo). Grafada dessa maneira, assume a posição de advérbio de lugar.
Separar as sílabas das palavras é dividi-las em pedaços que formam cada uma delas. Uma regra básica da separação de sílabas é saber que cada sílaba tem, pelo menos, uma vogal. As sílabas das palavras são separadas por um hífen.
Qual o correto: embaixo das cobertas ou debaixo das cobertas?
“Debaixo" é um advérbio de lugar. Esta palavra está associada à posição de inferioridade, ou seja, indica a posição de alguém ou algo que está abaixo de algo ou alguém. “Debaixo” é uma palavra composta através da justaposição. Isto é, quando duas palavras se unem para formar outra: de + baixo = debaixo.
Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)». A Gramática Portuguesa de Pilar Vázquez Cuesta é bastante completa, tanto neste como noutros assuntos semelhantes.