Anotou impressionantes 121 pontos em uma única partida, pelo Sorocaba, e conquistou a prata olímpica inédita, em Atlanta 1996, apenas cinco meses após dar à luz. Hoje, aos 64 anos, ainda está diretamente envolvida com o esporte.
Perto de completar 65 anos, a ex-jogadora de basquete, Hortência Marcari, revelou no Viva Bem com Márcio Atalla seus 'truques' para manter a boa forma.
Maior jogadora de basquete da história brasileira, Hortência Marcari – conhecida também como Rainha Hortência – nasceu em uma família humilde. Descoberta quando jogava handebol na escola, chegou à seleção brasileira de basquete aos dezesseis anos, para se despedir 21 anos mais tarde, em 1996.
Ex-jogadora de basquete Hortência ganha presente personalizado | The Noite (03/07/23)
Quem foi o marido da jogadora Hortência?
Atualmente, Hortência está solteira, mas já foi casada com José Victor Oliva durante 10 anos. Em papo com Marcio Garcia no Tamanho Família, a ex-jogadora de basquete falou sobre a boa relação com o ex-marido. Os dois, que são pais de João Victor e Antônio, se separaram em 1999.
Hortência, que reside em São Paulo, é mãe de dois filhos: João Victor e Antonio, ambos de sua união com o empresário José Victor Oliva, com quem foi casada por dez anos.
Hortência levou o Brasil a medalha de prata nas Olimpíadas de 1996 (Foto: Acervo LANCE!) Conhecida como a Rainha do Basquete, Hortência se tornou uma lenda não só do basquete brasileiro, mas dos esportes em geral no Brasil.
Em 8 março de 2021, Magic Paula foi eleita como vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete ao lado de também ex-jogador Guy Peixoto Jr. Com isso, ela se tornou a primeira vice-presidente mulher na história da entidade. Em dezembro de 2022, renunciou ao cargo.
Encerrou a carreira como jogadora após conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Depois de uma brilhante carreira como jogadora, tendo sucesso principalmente em Sorocaba, onde atingiu 121 pontos em um único jogo, em 1991, Hortência se tornou dirigente.
A ala veterana de 42 anos disputa em Paris a sua sexta edição de Jogos Olímpicos e vai em busca da sua sexta medalha de ouro - um feito enorme na história do basquete feminino mundial.
Em 1994, comandou o Brasil no inédito título Mundial, na Austrália. Logo após a conquista, Hortência se aposentou das quadras pelo sonho de ser mãe. Foi um breve hiato, interrompido em 1996, quando retornou à Seleção Brasileira para a disputa das Olimpíadas de Atlanta, naquele ano.
A Rainha do Basquete: Hortência 🏀 Hortência é um verdadeiro ícone do esporte brasileiro, reconhecida por sua brilhante carreira de 20 anos e por sua contribuição inestimável ao basquete feminino no Brasil.
O empresário José Victor Oliva Junior, 44, teve o carro roubado por dois homens com uma metralhadora e uma pistola semi-automática, às 23h15 de anteontem, na rua Tajurás, Morumbi, região sudoeste de São Paulo.
Quem é a jogadora mais velha da Seleção Brasileira?
Ela já é dona do recorde por ser a única a marcar em cinco edições. Marta, de 38 anos, é a jogadora mais velha a marcar com a camisa da Seleção Brasileira, feito alcançado em Tóquio 2020. Se fizer um gol nesta edição, ela passa a canadense Christine Sinclair e se torna a segunda mais velha a marcar na história.
Demitida na leva de cortes que foi feita no Esporte da emissora em 2023, a ex-jogadora Hortência Marcari está de volta à Globo. Ela será uma das comentaristas do canal para os Jogos Olímpicos de Paris, que começa no dia 29 de julho.
Com a extinção do time Assis Tênis Clube, recebeu convite de vários clubes. Preferiu morar em Jundiaí, onde poderia jogar e estudar pelo Colégio Divino Salvador.
A ex-jogadora Magic Paula renunciou, por motivos pessoais, ao cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) em carta enviada ao presidente Guy Peixoto esta semana. Ela acumulava a direção do basquete feminino.
A ex-jogadora Magic Paula - que no dia 11 de março completou 60 anos de idade - ganhou um presente de aniversário especial. Isto porque o rosto da ex-armadora da Seleção Brasileira de basquete será eternizado em medalhas lançadas pela Memorabília do Esporte em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.
O nome "Hortênsia" deriva do latim, que por sua vez, significa "jardineira". Além disso, ela possui um segundo significado na língua, pois também é associada a "aquela que cultiva hortos”.