A linha 6-laranja do metrô está avançando pelo subsolo de São Paulo. O ramal, que vai conectar a Brasilândia a São Joaquim, deve ter seu primeiro trecho aberto em 2026, prevê a construtora Acciona. A EXAME visitou as obras da estação Santa Marina, onde as plataformas e lajes já estão prontas, à espera do acabamento.
As obras da linha 6-Laranja de metrô, em São Paulo, podem atrasar em mais três anos para além da proposta inicial de entrega do empreendimento. Em 2021, a construção do trecho foi retomada pela concessionária espanhola Acciona, com prazo de conclusão para 2025.
O empreendimento avançou com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário. “Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes.
A futura Linha 6-Laranja do metrô, que vem sendo construída em São Paulo, tem previsão para ser entregue de forma completa em 2027. Com 15 estações, o trajeto ligará a Brasilândia, zona norte da capital, à Estação São Joaquim (Linha 1-Azul) no centro, em um total de 15 quilômetros de trajeto.
Paulo. O prazo aparece em um relatório de administração publicado em março pela concessionária Linha Uni, responsável pela gestão e obra do projeto. Caso todo o prazo seja usado, a linha, que ligará a zona norte à região central, será entregue somente em 2028.
VIA PERMANENTE É INSTALADA EM TÚNEL DA LINHA 6-LARANJA
Onde está o tatuzão da linha 6?
No final de agosto de 2023, o tatuzão norte da Linha 6-Laranja de metrô chegava na futura estação João Paulo I, e seis meses depois a tuneladora chegou na futura estação Itaberaba-Vila Penteado. De acordo com publicação da Linha Uni nas redes sociais, a futura estação já está com 44,88% das obras concluídas.
Quando a linha 6-laranja ficará pronta? A expectativa é que o primeiro trecho, entre Brasilândia e Perdizes, seja entregue no segundo semestre de 2026. As paradas restantes ficariam para abertura até outubro de 2027.
A Linha 6-Laranja deverá ligar Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, à Estação São Joaquim (da Linha 1-Azul), no centro da capital paulista. Seu trajeto terá 15,3 km de extensão e transportará 633 mil passageiros por dia.
A primeira parada é a Estação Morro Grande, que está localizada a 2,1km da Estação Brasilândia, atual terminal em construção do ramal. Entre estas duas estações existirão pelo menos três estruturas. A partir da estação Brasilândia está em construção o VSE Domingos Vega (550 m).
Transporte. O bairro Cambuci tem estações de metrô próximas à Pedro II, na Linha 2-Vermelha; à Liberdade e à São Joaquim, na linha 1-Azul. Com elas, há transporte para praticamente qualquer região de São Paulo, como Brás, incluindo as mais distantes do centro.
A futura localização da estação Perdizes será na confluência entre a Av. Sumaré e as ruas Apinajés e Apiacás. A estação trará muito mais facilidade de acesso ao Parque da Água Branca, Estádio Allianz Parque e também aos Shoppings Bourbon e West Plaza.
Guarulhos, a segunda cidade do estado após a capital e com mais de 1,4 milhão de habitantes, é o primeiro município paulista que terá uma linha de Metrô, passando à frente de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e outras cidades importantes – até no ABC – além de outros municípios da Grande São Paulo.
A Futura Estação Velha Campinas da Linha 06 Laranja do Metrô deverá ser localizada entre a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Rua Salvo Veloso e Rua Agostinho Angola. Ela será construída após a futura Estação Morro Grande, que ficará localizada próximo ao CEU Jardim Paulistano.
O trajeto terá 15 quilômetros de extensão, passando pelas estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
A estação ficará localizada na confluência entre a Avenida Miguel Conejo, a Rua Bonifácio Cubas e a Travessa da Mona Lisa, no bairro de Vila Albertina, no distrito da Freguesia do Ó, Zona Norte.
A entrega está prevista para outubro de 2027. A ampliação prevê a construção das estações Velha Campinas e Morro Grande, no sentido noroeste da Brasilândia, e as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, ao lado sudeste da São Joaquim.
Enfatizou ainda que o prazo para o início da operação parcial da linha, entre as estações Brasilândia e Perdizes, está mantido para 2026, e que a entrega total vai acontecer em 2027.
Futuro da mobilidade. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja terá 15,3km de extensão e 15 estações, conectando a região da Brasilândia - na zona norte - à Estação São Joaquim - na região central da cidade.