De acordo com a tradição cristã, uma estrela muito brilhante cruzou os céus do Oriente, espalhando a notícia do nascimento do Menino Jesus. Foi esse brilho intenso que guiou os Três Magos até o local de seu nascimento, em Belém.
Na noite em que Jesus nasceu, os pastores estavam cuidando das ovelhas nos campos perto de Belém. Um anjo apareceu aos pastores e eles ficaram amedrontados. O anjo disse-lhes que não ficassem com medo.
A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém.
A Estrela de Belém é um símbolo cristão do Natal. A Bíblia menciona que ela apareceu no céu para guiar os Reis Magos até onde Jesus havia nascido. Segundo a Bíblia, a Estrela de Belém parou sobre o local do nascimento de Jesus.
ROSY FOI INTERNADA NO HOSPITAL QUE NÃO TINHA NINGUÉM MAS CONSEGUIU AJUDA O ANTONIO - SPIRITBOX
Como estava o céu quando Jesus nasceu?
De acordo com a tradição cristã, uma estrela muito brilhante cruzou os céus do Oriente, espalhando a notícia do nascimento do Menino Jesus. Foi esse brilho intenso que guiou os Três Magos até o local de seu nascimento, em Belém.
A Estrela de Belém é conhecida porque marcou o caminho dos Três Reis Magos até a manjedoura onde estava o recém-nascido Jesus. Esta antiga história bíblica é muito difícil de ser confirmada cientificamente até hoje, só a conhecemos porque é mencionada em quatro Evangelhos.
Profecia: Isaías profetizou o nascimento do Messias: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).
Como os magos ficaram sabendo do nascimento de Jesus?
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
Como é o nome da primeira Estrela que aparece no céu?
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste.
Encontrada no livro de Mateus 2:1-12, a narrativa conta que Jesus nasceu em Belém quando Herodes era rei de Israel. Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém, e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.
Houve claridade durante toda a noite. Quando o sol apareceu na manhã seguinte, o povo soube que Jesus Cristo nasceria naquele dia. As profecias estavam-se cumprindo. Uma nova estrela apareceu no céu, exatamente como os profetas haviam anunciado.
A explicação de que a estrela de Belém era um cometa é mais antiga, e remonta ao teólogo cristão Orígenes, que viveu no século III. Os pontos que corroboram a favor dessa teoria, são: registros chineses de um potencial cometa no ano 5 a.C., e o fato de esse objeto espacial se mover pelo céu, conforme visto pelos Magos.
Porém, quando Jesus nasceu de fato? Sabemos que fazia frio na data, porém o nascimento de Messias era uma festa irrelevante em todo o período inicial do cristianismo. Celebrava-se a Páscoa com fervor, não o Natal.
Nesta época faz muito frio. Por isso, os pastores tinham que ter seus rebanhos recolhidos e abrigados e não soltos nos campos. O nosso mês de dezembro corresponde ao nono mês do calendário hebraico, chamado de “quisleu”.
A própria Bíblia cita a forma como se previa o tempo na época de Jesus: “Vai chover, porque o céu está vermelho-escuro”. (Mateus, capítulo 16, versículos 2 e 3). Pois era justamente assim que as previsões eram feitas antigamente: a olho nu e sem nenhum rigor científico.
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
Alguns têm escrito que o ouro simboliza a fé, o incenso simboliza a santidade e a mirra simboliza a paixão. Para outros, os três dons coincidem com as três virtudes teologais: ouro é caridade, fé no incenso, livre arbítrio mirra.
Quem foi o profeta que profetizou o nascimento de Jesus?
Isaías, um grande profeta do Velho Testamento, anunciou o nascimento iminente do Messias. “O mesmo Senhor vos dará um sinal”, ele declarou. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
Porque Jesus era chamado de Nazareno embora tenha nascido em Belém?
Quando alguém se refere a Jesus como "Jesus, o nazareno", o entendimento mais comum é que essa referência indica o local onde ele foi criado depois que sua família retornou do Egito, ou seja, a cidade de Nazaré, na Galileia, no norte do que hoje é o Estado de Israel.
Quando a alma natural se encontra vazia e desaparece, e a nova alma nasce, nela irradia a estrela de Belém: a estrela de cinco pontas brilha a partir do microcosmo através da personalidade.
Quando os sábios foram a Herodes com a notícia de que o rei dos judeus havia nascido, ele planejou matar todas as crianças para eliminar a ameaça ao seu trono. Em seguida, o Evangelho conta como Maria, José e o menino Jesus fogem para o Egito, escapando da tentativa de Herodes de matar todas as crianças.