A palavra nora, como «esposa do filho, relativamente aos pais deste», vem «do lat[im] vulg[ar] nura-, por nuru-»; o termo nora, como «engenho de tirar água», deriva «do ár[abe] anora, por anna'urâ». O termo genro, que quer dizer «marido em relação aos pais da esposa», deriva «do lat[im] genĕru-, por genĕre-, "genro"».
Enquanto pai (do marido ou da mulher), o plural pronuncia-se com vogal fechada: sogros /ô/. Enquanto casal (o sogro e a sogra), o plural pronuncia-se com vogal aberta: sogros /ó/. O seu sogro é um burguês da velha escola, civilizado, refinado, treinado nas elegantes ambiguidades de uma tradição antiga.
Sogra, você é uma pessoa muito especial e eu sou muito grata por tê-la em minha vida. Feliz Dia da Sogra! Sogra, você é um exemplo de mãe, de mulher e de ser humano. Obrigada por tudo o que você faz por mim.
Assim, não existe ex-sogro ou ex-sogra, expressões comuns nas conversas informais. O parentesco por afinidade entre cunhados acaba com a dissolução do casamento ou união estável, estando, os mesmos, aptos para o casamento após esse fato.
As sogras são para sempre! Quanto ao dever de prestar alimentos, o Superior Tribunal de Justiça decidiu no Recurso Especial 958.513/SP que se os pais não contribuírem de maneira satisfatória, os avós (sogros e sogras) podem ser acionados na Justiça para satisfazer o dever legal de amparar os alimentados.