A melhor forma de confirmar a cetose é por meio de exame de sangue, em que uma pequena quantidade de sangue é coletada, e enviada para o laboratório para medir a concentração de corpos cetônicos. Normalmente é considerado cetose quando a concentração de corpos cetônicos no sangue é acima de 0,5 mmol/ L.
Após 3-4 dias do início da dieta, os corpos cetônicos já serão detectados na urina, se você fizer corretamente. Se você estiver fazendo tudo direitinho, vai ter seu sua prova cetogênica positiva!
Quando as cetonas estão presentes, o corpo entra em um estado metabólico chamado cetose. Às vezes, as pessoas sentem letargia, boca seca ou mal-estar geral quando começam a dieta – sintomas de cetose apelidados de "ceto gripe". Porém, quando seu corpo se adapta, esses sintomas geralmente se dissipam.
A cetose ocorre quando a falta de carboidratos força o corpo a usar gordura, e não glicose, como fonte primária de energia. Uma pessoa que deseja atingir a cetose deve reduzir o consumo de carboidratos para 50 gramas (g) ou menos por dia. No entanto, o limite exato de carboidratos pode variar de pessoa para pessoa.
O corpo entra em processo de cetose aproximadamente após 12 a 16 horas sem alimentação. É quando o organismo recorre às reservas de tecido adiposo para convertê-las em corpos cetônicos, que se tornarão sua principal fonte de energia.
Apesar de ser mais rápido, a concentração de corpos cetônicos na urina pode variar de acordo com o grau de hidratação da pessoa, podendo fornecer resultados falso-positivos, quando a pessoa está desidratada, ou falso-negativos, quando a pessoa bebe muita água.
Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.
Ao seguir uma dieta cetogênica, você pode colocar seu corpo em cetose e experimentar uma ampla gama de benefícios para a saúde, incluindo perda de peso, clareza mental aprimorada e aumento dos níveis de energia.
O que tira da cetose? Quando você entra em processo de emagrecimento e come fora da dieta, não é motivo de muita preocupação, não se apegue se você está ou não em cetose. O importante é seguir a dieta normalmente, de onde parou. Geralmente 2 dias comendo fora da dieta são capazes de tirar seu corpo da cetose.
Alimentos ricos em gordura fazem com que o fígado trabalhe mais e aumente a liberação de bile, que é responsável por acelerar as fezes. Esse fato pode levar a um quadro de diarreia. Durante a cetose, o corpo produz cetonas. Essas cetonas são liberadas pela expiração e, com isso, alteram principalmente o hálito.
A dieta cetogênica é uma dieta que ajuda o seu corpo a entrar no estado de cetose o que geralmente, leva algo em torno de 2 a 7 dias dependendo do seu organismo, nível de atividade física, e do que você está comendo.
Os principais sintomas de que o organismo se encontra em cetose são: Hálito com sabor metálico ou mau hálito, chamado de halitose; Aumento da vontade de urinar; Aumento da sede; Diminuição da fome; Dor de cabeça; Náusea; Fraqueza.
A única forma de você ter certeza que induziu a cetose nutricional é medindo os corpos cetônicos. Isso é importante principalmente no começo da dieta, assim você garante que está escolhendo as proporções certas de proteínas, carboidratos e gorduras.
Quantas horas de jejum para o corpo entrar em cetose?
O jejum de 16 horas força o corpo a entrar em cetose, o que significa que o corpo começa a queimar gordura para gerar energia, o que também contribui para a perda de peso.
A dieta cetogênica é restritiva e precisa de adaptação para que o organismo ''não a estranhe'' e você consiga evitar o carboidrato. Dessa maneira, é possível induzir o processo de cetose. Assim, a duração mínima dessa etapa deve ser de 2 a 3 semanas, podendo chegar a até 6 meses.
A alimentação cetogênica recomenda a eliminação dos itens ricos em carboidratos e açúcares de adição (pães, farinhas, macarrão, arroz, achocolatados, doces, frutas, mel, açúcares, etc), aumentando o consumo de alimentos que são fontes de proteínas e gorduras (carnes, ovos, abacate, azeite, castanhas e sementes).
Depende de cada paciente. Em geral, depois de 3 a 5 dias a pessoa entra em cetose e começa a perder peso rapidamente, em torno de 300 a 500 gramas por dia. Em 15 dias, o paciente pode ter de 3% a 10% do seu peso reduzido .
Resumindo: Se quiser sair da cetose ou da dieta cetogênica, basta comer um pouco a mais de carboidratos. O ideal não é mudar a alimentação inteira da noite para o dia — em vez disso, adicione aos poucos os alimentos de que sente falta, e vá observando os resultados e como você se sente.
No entanto, alguns deles são mais frequentes no início de uma dieta cetogênica, como: cansaço, tontura, dificuldade de concentração, enjoo e dor de cabeça.
Dessa maneira, a explicação acima denota que a dieta cetogênica é pobre em carboidratos, ou seja, o adepto desse plano deve evitar o consumo de alimentos, como massas, doces, arroz, pães, banana, macarrão, tubérculos e raízes.
Dessa forma o sujeito pode muito bem manter-se em cetose e mesmo assim não emagrecer já que está extrapolando consideravelmente a quantidade de calorias ingeridas.