Não dá para bloquear o seu crescimento. Existe um potencial genético, e provavelmente você vai atingir a sua estatura final baseada nesse seu potencial genético.
Não existe nada que possa ser feito para que uma pessoa pare de crescer. A estatura está diretamente relacionada com a genética, ou seja, pais altos geram filhos altos. Portanto, não há nenhum tipo de remédio, cirurgia ou qualquer outra forma de intervenção para interromper o crescimento.
Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.
Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.
Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica. E para identificar possíveis causas, é necessário investigar o histórico familiar e outros aspectos do desenvolvimento do paciente.
A pessoa normalmente cresce até o final da puberdade, sendo que os homens crescem, em média, até os 18 anos e, as mulheres, até por volta dos 15 anos. Na maioria das meninas, a puberdade se inicia entre os 8 e 13 anos, já nos meninos, entre os 9 e 14 anos, e dura entre 2 a 5 anos.
A hiperprodução do hormônio do crescimento provoca crescimento excessivo. Em crianças, esse quadro clínico é chamado de gigantismo. Em adultos, é chamado de acromegalia. O hormônio do crescimento excessivo é quase sempre provocado por um tumor da hipófise não canceroso (benigno).
A forma mais fiável para se saber se a fase de crescimento já terminou é fazendo um exame de idade óssea, que consiste em realizar uma radiografia das mãos e dos punhos. Esse exame pode ser pedido a um pediatra, no caso das crianças, ou um hebiatra, no caso de adolescentes.
Para que a gente cresça e se desenvolva , substâncias chamadas de hormônios são produzidas pelo nosso próprio corpo. Existe um hormônio, por exemplo, chamado de hormônio do crescimento, que como o próprio nome diz, vai influenciar para que a gente cresça de tamanho.
A atividade física também pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento de acordo com sua intensidade, presença de fatores estressantes como competições e lesões, gasto energético, idade e estado nutricional(37,38).
A causa mais comum de baixa estatura é a idiopática, ou seja, a falta isolada do hormônio de crescimento, geralmente sem motivo definido. Mas várias doenças também podem afetar o crescimento, como os tumores de crânio, radioterapia na cabeça, infecções, doenças inflamatórias e distúrbios genéticos.
Ninguém escapa de perder um pouco da estatura, mas é possível evitar que ela seja significativa. Para isso, é fundamental ter hábitos saudáveis no decorrer da vida, como não fumar, não exagerar no álcool, evitar o diabetes e praticar atividades físicas regularmente, sobretudo exercícios aeróbicos e de reforço muscular.
Não tem o que tomar para você parar de crescer, isso não existe. Não dá para bloquear o seu crescimento. Existe um potencial genético, e provavelmente você vai atingir a sua estatura final baseada nesse seu potencial genético.
Basta somar as alturas do pai e da mãe, dividir por 2 e, se for menina, subtrair 6,5 e, se for menino, somar 6,5 cm. Ou pode ser ainda mais simples: multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade.
A altura tem sido um fator associado a várias condições comuns, desde doenças cardíacas até câncer. Mas os cientistas têm se esforçado para determinar se ser alto ou baixo é o que coloca as pessoas em risco, ou se os fatores que afetam a altura, como nutrição e status socioeconômico, são realmente os culpados.
Na maioria das pessoas, o hormônio do crescimento é produzido naturalmente pela glândula pituitária no cérebro. Como o nome indica, o hormônio do crescimento é responsável por nos fazer crescer.
Dentre as causas de baixa estatura, temos: Causas não endócrinas: inúmeras doenças crônicas (desnutrição proteico-calórica, doença celíaca, fibrose cística, doenças reumatológicas, síndrome nefrótica, cardiopatias, infecções de repetição, dentre outras) e seus tratamentos, incluindo o uso crônico de corticoide.
O crescimento do pelo depende do equilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos. Os hormônios masculinos estimulam o crescimento de pelos grossos e escuros. As mulheres normalmente produzem pequenas quantidades de hormônios masculinos, assim como os homens produzem pequenas quantidades de hormônios femininos.
A depilação a laser é, sem dúvidas, a melhor opção para quem deseja se livrar de vez dos pelos e ter uma pele sempre lisinha. Esse método age diretamente no folículo, destruindo a matriz do pelo e impedindo o crescimento. Esse tipo de depilação é uma das mais eficazes, chegando a durar até 4 anos.
Faça depilação com cera para remover pelos e diminuir o crescimento deles. A depilação com cera pode ser bem dolorosa, mas funciona muito bem tanto para eliminar pelos que já cresceram como para retardar o crescimento.