Como por exemplo é redundante?
Em geral, as pessoas não se dão conta de que "como" e "por exemplo" , nesse tipo de construção, têm a mesma função, qual seja a de anunciar o exemplo. Assim, o uso dos dois elementos seguidamente constitui redundância.O que é redundância de exemplo?
Ocorre quando se repetem duas palavras com o mesmo sentido. No pleonasmo gramatical há a repetição de vocábulos, como as preposições e outras partículas textuais. "A minha amiga eu a vi no supermercado."É errado usar como por exemplo?
Posso usar as duas formas juntas? Por conta dessa aparente formalidade do “por exemplo”, podemos encontrar casos de “como, por exemplo,” juntos na mesma frase. Porém, embora não seja gramaticalmente errado, não há necessidade de se usar as duas formas ao mesmo tempo.O que é ser redundante?
A redundância, segundo o dicionário, é a insistência desnecessária nas mesmas ideias; excesso de palavras, de expressões; prolixidade, abundância.Redundância: o que é a redundância? Como funciona?
Como utilizar a expressão "por exemplo"?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Leia mais em Clube do Português, parceiro do Metrópoles. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!Em quais frases há redundância?
Quais os exemplos de redundância? As redundâncias, comumente chamadas de pleonasmos, ocorrem quando adicionamos palavras que são desnecessárias para o sentido da frase. Duas das redundâncias mais comuns e que todo mundo já usou pelo menos uma vez na vida são “Subir para cima” e “Descer para baixo”.Como não ser redundante?
Dicas para evitar a redundância e repetição
- Leitura. Para evitar repetições desnecessárias é fundamental ter um vocabulário mais amplo e conhecer outras formas de construção de frases e parágrafos. ...
- Cuidado com a repetição de palavras. ...
- Seja claro e objetivo. ...
- Cuidado com expressões redundantes. ...
- Menos é mais.
O que é pergunta redundante?
Sempre que falamos de redundância, o foco está naquilo que é feito em excesso, em algo que pode ser repetitivo. A ação de incluir mais informações do que o necessário no texto ou até mesmo na fala é algo que faz parte do cotidiano, mas é importante saber que a forma não é compatível com a língua portuguesa.O que é redundância exemplo?
Os termos como e por exemplo têm o mesmo significado em frases exemplificativas. Usar os dois é redundância. Escolha um e dispense o outro. O que o governo precisa é combater as causas da inflação, como,por exemplo, os gastos correntes.Como por exemplo é entre vírgulas?
Coloca-se vírgula para separar palavras e locuções explicativas, retificativas e continuativas, como “ou então”, “isto é”, “ou seja”, “além disso”, “por assim dizer”, “aliás”, “a propósito”, “por exemplo”, etc.Como por exemplo na frase?
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.Onde usar por exemplo?
Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo. Até a próxima.O que é expressão exemplo?
1. Acto ou efeito de exprimir ou de se exprimir. 2. Maneira de exprimir ou de se exprimir através da escrita ou da fala (ex.: avaliação da expressão oral; liberdade de expressão; deu livre expressão ao seu pensamento).Quando se usa a exemplo?
A locução «a exemplo de» significa “imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de” (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).O que usar ao invés de "por exemplo"?
Não se deve falar, por exemplo: “Viajei para São Paulo ao invés de Curitiba” . O certo é: “Viajei para São Paulo em vez de Curitiba”. Se você ficou na dúvida, prefira usar “em vez de”, já que essa locução também inclui o sentido de “ao contrário de” e, portanto, também significa “ao invés de”.Quais são os 18 conectivos?
Os principais conectivos são: e, ou, mas, se, portanto, porque, logo, embora, no entanto, principalmente, logo depois, então, enfim, afinal, da mesma forma, além disso, ainda mais, talvez, provavelmente, com certeza, de repente, por exemplo, aliás, para que, perto de, próximo, por isso, em razão de, pelo contrário, ...Como evitar redundância?
Dicas para evitar a redundância na escrita
- Seja objetivo: certifique-se de que cada palavra e frase que você usa contribui para o significado da sua mensagem. ...
- Evite repetição de palavras: use sinônimos e variações de vocabulário para evitar a repetição desnecessária de palavras na mesma frase ou parágrafo.