A força experimentada como empuxo para cima que atua em sentido oposto à força da gravidade é chamada de flutuação1. Já a flutuabilidade é caracterizada pela permanência de um corpo na superfície de um líquido.
Em física, a flutuação consiste no estado de equilíbrio no qual um corpo se encontra em repouso ou está suspenso na superfície de um fluido (líquido ou gás).
Por ação da gravidade e por influência da força peso, as partículas sólidas, mais densas, depositam-se (sedimentam-se) no fundo do líquido, assim propiciando a separação das fases. Já na flotação as partículas não vão ao fundo, mas sim são carregadas para a superfície.
O corpo flutuará quando a força do empuxo atuando sobre ele for superior à força peso. O corpo ficará em equilíbrio quando a força empuxo atuando sobre ele for igual à força peso. O corpo afundará quando a força empuxo atuando sobre ele for menor que a força peso.
Fazer o bebê flutuar na água também é uma boa ideia de como ensiná-los a nadar. Para isso, coloque uma mão no peito do pequeno e outra sob as pernas. Segure-o horizontalmente com a barriga tocando a água. Remova gradualmente a mão para deixá-lo flutuando.
Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia.
2. Flutuação: É o equilíbrio do corpo sem colocar os pés no chão ou no fundo. É muito importante saber flutuar porque isso pode impedir Page 2 afogamentos, além de ser uma parte fundamental de alguns nados, jogos e brincadeiras aquáticas.
Se a densidade do líquido for menor que a densidade do objeto (dL< dc), o corpo vai afundar no líquido. Implicitamente, o empuxo é menor que o peso (E< P); 2. Se a densidade do líquido for maior que a densidade do objeto (dL> dc), o corpo vai flutuar no líquido.
A densidade do tecido adiposo (gordura) é menor do que a densidade da água e dos outros tecidos que compõem o organismo; portanto, uma maior porcentagem de gordura implica menor densidade média, o que favorece o boiar.
A Flotação é a designação relacionada ao processo de separação de misturas de elementos que não se dissolvem entre si, ou seja, a flotação só pode ser aplicada em misturas heterogêneas, seja entre sólidos ou sólidos e líquidos, desde que sejam substâncias imiscíveis.
Flutuação é uma atividade na qual o turista utiliza uma roupa de neoprene, um colete salva-vidas e também snorkel, máscara e papete. Com esse equipamento, o turista consegue observar diretamente os peixes e plantas em diversos locais de Bonito (falamos mais aqui).
Os tipos de flotação são: flotação direta, flotação reversa e flotação por espumas. A flotação envolve a adição de agentes químicos à mistura de minerais para formar uma espuma na superfície. Os minerais hidrofóbicos aderem às bolhas de ar na espuma e são separados dos minerais hidrofílicos que permanecem na solução.
Que um objeto que afunda num líquido pode vir a flutuar nesse mesmo líquido variando sua forma. Que a flutuabilidade dos corpos não depende da profundidade do líquido. Que a água exerce uma força (empuxo) de baixo para cima que tende a impedir que o corpo afunde no líquido.
A relação do peso do objeto com o peso da água deslocada é o que determina se o objeto flutua; embora o tamanho e a forma do objeto tenham um efeito, eles não são o principal motivo pelo qual um objeto flutua ou afunda. Se um objeto desloca mais água que o seu peso, flutuará.
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.
Flutuação é a ação e o efeito de flutuar (manter-se à tona/superfície de um líquido ou de um gás, estar no ambiente influindo no ânimo, boiar). O termo é usado para fazer referência à ação do corpo da pessoa que está a nadar.
A flutuação acelera o tempo de recuperação das lesões, reduz a acumulação de ácido láctico, elimina rapidamente a fadiga, ajuda a reduzir a dor e a inflamação, reduz os níveis de cortisol, relaxa a mente, melhora a concentração / foco, melhora a circulação de oxigénio.
A força de flutuação é uma força vertical de baixo para cima que um fluido exerce sobre um corpo imerso, que é causada pelo aumento de pressão no fluido com a profundidade.
O equilíbrio ocorre quando a intensidade do empuxo se torna igual à intensidade do peso do corpo. Portanto, o corpo fica em equilíbrio, flutuando, parcialmente imerso. Por isso, a condição de flutuação de um corpo é que sua densidade seja menor que a do fluido em que ele foi colocado.
O corpo humano, quando se encontra com vida, tem uma flutuabilidade neutra. Isto é, quando respiramos, enchemos os pulmões de ar, o que nos permite flutuar. Se expulsamos todo este ar, veremos que afundamos na água.
A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. Essa força chama-se empuxo. Sempre que algo mergulha no líquido, ele o empurra para cima no sentido contrário da força da gravidade (que atrai tudo em direção ao centro da Terra).
Simples. O motivo é o mesmo. A água do mar, por conter elevada quantidade de sal, é mais densa que a água que chamamos de doce. Quando misturamos duas substâncias, a de maior densidade sempre fica no fundo – você já deve ter reparado que o óleo sempre bóia na água e que um prego de ferro sempre afunda.