Propostas como o trabalho com o próprio nome, a construção da árvore genealógica, a comparação de hábitos da rotina entre as famílias são exemplos de como essa "brincadeira" de criação de autoimagem e percepção da alteridade podem se dar de maneira lúdica e significativa para as crianças.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".
Como a criança constrói sua identidade na Educação Infantil?
As identidades na primeira infância são construídas a partir das experiências das crianças como sujeitos em convívio com o outro. Essas experiências desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem da criança e, portanto, na construção de sua subjetividade.
O que a BNCC fala sobre identidade na Educação Infantil?
Pilares da BNCC para Educação Infantil
O Projeto Identidade se insere principalmente no campo “O eu, o outro e o nós”, promovendo atividades que estimulam a criança a conhecer a si mesma e ao outro, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade.
VIDEOAULA - ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE [ COM 1 MATERIAL]
Como explicar para uma criança o que é identidade?
A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. É pensar sobre si, julgar-se a partir dos valores em que se vive como bom ou ruim, melhor ou pior, igual ou diferente, etc.
Qual o objetivo de trabalhar a identidade da criança?
Objetivo: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças.
Como trabalhar identidade e autonomia na Educação Infantil?
Mantenha-os baixos, na altura dos pequenos, e ofereça oportunidades para que eles façam caretas, dancem, comparem imagens e realizem desafios corporais em frente ao espelho. Para os bebês também é possível imprimir cartazes com as fotos dos pequenos e colar no chão – já que eles engatinham – ou nos berços.
Qual a importância da construção da identidade na infância?
Pilar essencial no desenvolvimento de qualquer criança, a construção da identidade tem papel central nas propostas da educação infantil. De acordo com a BNCC, enquanto crescem, as crianças constituem um modo próprio de agir, sentir e pensar na interação com colegas e com adultos.
Em torno dos dois anos de idade, as crianças tornam-se conscientes das diferenças físicas entre meninos e meninas. Antes de seu terceiro aniversário, a maioria das crianças é capaz de rotular-se como garoto ou garota. Aos quatro anos, a maioria das crianças tem um senso estável de sua identidade de gênero.
Reconhecer características pessoais (físicas e culturais), com valorização das semelhanças e diferenças, promovendo atitudes de respeito às individualidades.
Interagir e relacionar-se por meio de fotos. Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas. Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo. Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Atividade: Estimule a criança a olhar atentamente a própria imagem. Solicite que ela toque diferentes partes do corpo. Sugira brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Encoraje-a a imitar os gestos das outras crianças.
Como a educação pode contribuir com a construção da identidade infantil?
Na experiência da educação, este aprendizado acontece por meio de vivências e explorações que contemplam linguagens, brincadeiras, cuidados e interações diversas que permitam que a criança se reconheça como um indivíduo, compreendendo que suas atitudes e ações repercutem no ambiente, o que é essencial para que ela se ...
Qual o papel do professor na construção da identidade na Educação Infantil?
Dessa forma, o professor precisa estar atento para propiciar ao aluno que exponha as suas ideias, que se manifeste, como incentivo à autonomia e à independência – elementos fundamentais para a construção da identidade infantil.
Através dessa jornada, aprendemos a perceber a nós mesmos como indivíduos, descobrindo nossas habilidades e limitações. A construção da identidade da criança começa junto à família e ganha força no ambiente educacional, onde as atividades diárias desempenham um papel fundamental.
A construção da identidade não fica limitada ao período cronológico da adolescência (com final entre 18 ou 20 anos), mas prolonga-se até que o indivíduo consiga, pelo menos, algumas tarefas, como a carreira e a independência econômica.
Como podemos trabalhar a construção de nossa identidade?
O trabalho é importante para a construção da identidade, seja individual ou coletiva. No nível individual, o trabalho contribui para a formação da identidade pessoal, uma vez que as escolhas profissionais, realizações e desafios enfrentados no ambiente de trabalho influenciam diretamente a autoimagem de uma pessoa.
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe as crianças que não se sentem seguras ao serem convidadas a escrever o próprio nome.
Qual a justificativa para trabalhar identidade na Educação Infantil?
Justificativa: Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem.
Nesta faixa etária, explorar a identidade e autonomia é muito importante pois ajuda os bebês a desenvolverem o reconhecimento da própria imagem. O objetivo principal desta atividade é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
Na prática, a identidade infantil é um documento oficial para menores de idade que pode ser obtido nos primeiros meses de vida. Na verdade, pode até mesmo ser conseguido a partir do primeiro dia de vida da criança recém-nascida. Muitos pais, principalmente de primeira viagem, não sabem e nem conhecem o RG infantil.
Qual a importância da identidade e autonomia na educação infantil?
Um olhar reflexivo sobre a construção da identidade e autonomia na educação infantil possibilita a criação e o planejamento de um ambiente propício para a formação de sujeitos autônomos, críticos e com identidade própria.
Estimula o desenvolvimento do diálogo e da linguagem oral. Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos. Constrói com mais autonomia um sentido de autoimagem. Dá a elas noções básicas de existência em coletivo.