Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.
Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço. São exemplos: conto, fábula, romance e novela.
Na apresentação ou introdução, você deverá apresentar as personagens, bem como suas características físicas e psicológicas, e situar o leitor no tempo e no espaço da narrativa. No desenvolvimento, você apresentará os conflitos, ou seja, as diversas situações nas quais as personagens serão envolvidas.
E para conhecermos um pouco mais sobre os diversos tipos de narrativa, devemos saber que elas se subdividem em: Romance, Novela, Conto, Crônica e Fábula.
Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.
Para fazer uma narração, o escritor deve selecionar seus elementos principais: o tipo de narrador, quais, quantos e como serão os personagens e qual será o espaço e o tempo da história. Além disso, todos esses elementos devem estar em volta de um acontecimento ou situação principal.
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
O desenvolvimento é o momento no qual a história realmente acontece e é contada. Podemos dizer que é a parte principal em que se desenrolam os fatos e os temas de redação narrativa. Na conclusão, o autor encerra a história e pode oferecer uma reflexão sobre o tema, em forma de lições aprendidas ou moral da história.
Um texto narrativo é um texto que relata eventos reais ou imaginários nos quais um ou mais personagens são os protagonistas, ocorrendo em um espaço e tempo específicos. Por exemplo: um romance, um filme, uma piada, uma história.
Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.
A introdução do texto narrativo deve compreender a situação inicial da história. É por isso que é possível chamá-la de apresentação. Afinal de contas, é nessa parte em que a pessoa narradora apresenta os elementos narrativos: espaço, tempo, personagens, enredo e pessoa narradora.
Quadros afirma que, para criar uma narrativa com sentido, é preciso entender o público, suas dores e necessidades, e isso requer dedicação e esforço. Além disso, é fundamental ser autêntico e coerente com o que se está falando, para que a mensagem transmitida faça sentido e seja percebida como verdadeira.
A descrição narrativa consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural (por exemplo, a língua portuguesa), os passos que devem ser seguidos para a resolução do problema. Vantagem: não é necessário aprender nenhum conceito novo, pois a língua natural, o português, já é conhecida.
A narrativa começa com a introdução, que é seguida pelo desenvolvimento e o clímax. Finalmente, a história termina com uma conclusão ou desfecho, que coloca um ponto final nas aventuras do personagem e nas expectativas do leitor.
A introdução deve prender o leitor, então uma boa ideia é começar o seu texto com uma frase impactante, que desperte interesse para o que virá a seguir. É um local para se apostar na objetividade, ou seja, as frases devem ser curtas e não podem cansar o leitor.
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.
Pode ser em primeira pessoa ou em terceira pessoa. O foco narrativo em primeira pessoa ocorre quando o narrador participa da história, sendo um dos personagens dela. O foco narrativo em terceira pessoa ocorre quando o narrador não participa da história, sendo uma voz externa.
O foco narrativo é a perspectiva daquele que narra uma história, seja ela um conto, uma novela ou um romance. Isso porque o narrador conta uma história a partir de seu ponto de vista. Por exemplo, o narrador pode ser um personagem da história e, portanto, ter um conhecimento limitado dos fatos.