O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes. O hiato é o encontro entre vogais pertencentes a sílabas diferentes. Além dele, outros tipos de encontros vocálicos são o ditongo e o tritongo. No ditongo, as duas vogais que se encontram permanecem na mesma sílaba.
Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.
O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.
O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);
O ditongo é o encontro entre duas vogais em uma mesma sílaba, e pode ser classificado como ditongo crescente e decrescente. O tritongo é o encontro entre três vogais em uma mesma sílaba. O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.
Os alunos costumam confundir as palavras que possuem hiato ou ditongo, pois ambos possuem encontros vocálicos. A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação.
Dessa forma, a justificativa para a separação da primeira palavra deve-se à característica silábica que as vogais “a” e “i” possuem, ou seja, ambas são bases das sílabas que compõem.
Para identificar um hiato, observe se duas vogais estão lado a lado na palavra. Em seguida, veja se elas pertencem a sílabas diferentes, ou seja, se cada vogal é pronunciada de maneira individual. Se isso ocorrer, há um hiato.
Hiato é um encontro vocálico. Ele ocorre quando duas vogais ficam uma ao lado da outra em uma palavra, mas pertencem a sílabas diferentes. Veja alguns exemplos: Ba-ú
O tritongo é um encontro vocálico e consiste na união entre uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, nessa ordem. Por exemplo, o termo “averiguei” apresenta o tritongo “-uei”, composto pela semivogal “u”, a vogal “e” e a semivogal “i”. Note também que o tritongo não pode ser separado: “a-ve-ri-guei”.
Duas vogais consecutivas que não formam ditongo constituem um hiato – a sequência a-i de rainha ou ainda – e, como tal, pertencem a sílabas diferentes – "ra. i. nha", "a. in.
O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".
As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.