O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.
O Past Participle é uma forma verbal. Em português, ele é chamado de particípio passado e é marcado pelas terminações -ado e -ido nos verbos, por exemplo: falado, lido, andado, pedido. Na língua inglesa, esse formato aparece em algumas estruturas verbais, na voz passiva e quando adjetivamos um substantivo.
Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".
Por particípio passado, entende-se a construção em que usamos a terminação IDO ou ADO. Essa forma verbal expressa uma ação concluída e tem a função de transformar o verbo em um substantivo ou adjetivo.
Como FALAR os 55 Verbos IRREGULARES mais importantes
Qual a regra para usar o particípio que tem duas formas?
Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Atualmente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego,tinha pago ou tinha pagado.
Quando for particípio regular, será identificado por meio das terminações -ado (1ª conjugação) e -ido (2ª e 3ª conjugações); quando for particípio irregular, fenômeno que acontece com alguns verbos, essas terminações não existirão.
A principal diferença entre o past simple e o past participle é que o passado simples é um tempo verbal, enquanto o particípio passado é uma forma verbal que compõe outros tempos, como o past perfect e present perfect.
Quando duas ações ocorrem ao mesmo tempo e são realizadas pelo mesmo sujeito (pessoa ou coisa), podemos utilizar um "present participle" para descrever uma delas.
E você sabia que tanto o verbo come como o verbo go têm dois particípios passados diferentes cada um? Além do particípio come, o verbo come também possui o particípio been, e além de gone, o go também tem o particípio been. Existe uma importantíssima diferença de significado entre os dois particípios em cada caso.
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.
Entende-se por past participle a forma verbal que compõe tempos verbais, tais como os tempos perfeitos e a voz passiva, e também que assume a função de adjetivo nas orações. Observe alguns exemplos: A broken vase = Um vaso quebrado. Don't forget that you're a loved kid!
O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado). Eles tinham dançado muito na festa.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
Particípio... Sim, uma das formas nominais terminadas em “ADO” e “IDO” e que expressa um sentido, uma ideia de uma ação já transcorrida. Dessa forma, lido, ouvido, falado, escutado, estudado, corrido, enfim...
Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se,..).
No Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), de Rebelo Gonçalves, ao verbo ser (s. v. ser) atribui-se o particípio passado sido, descrito como «invariável, só usável nos tempos compostos». O verbo ser, sendo um verbo copulativo, não tem particípio passado passivo.
Usa-se o particípio regular (finalizado em -ado, -ido) com os verbos "ter" e "haver": "O prefeito tem suspendido vários projetos úteis." "Eles haviam suspendido a reforma."
O particípio corresponde a forma nominal de uma ação terminada e divide-se em particípio regular e particípio irregular. As terminações do particípio regular são –ado e –ido e são formas nominais da 1ª, 2ª e 3ª conjugação verbal. Veja os exemplos abaixo: Exemplo 20: Brenda tinha fritado ovos para o almoço.
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.