Por exemplo, veja como o número 101 seria representado com dezenas e unidades: É por isso que usamos a centena, o que equivale a 10 dezenas ou, o que é o mesmo, 100 unidades: Abreviamos “centena” com a letra “c”.
Um dos principais aspectos desse sistema é que: de cada 10 unidades, formamos 1 dezena (10); de cada 10 dezenas, formamos 1 centena (100); e de cada 10 centenas, formamos 1 unidade de milhar (1.000), ou seja, toda vez que o algarismo 0 é acrescentado, devemos multiplicar a ordem por 10.
Se temos números com três (3) algarismos o chamamos de CENTENA, logo todos os números de 100 a 999 são centenas. Se temos números com quatro (4) algarismos o chamamos de MILHAR, logo todos os números de 1000 a 9999 são milhares.
O professor explica que a centena exata é o número que termina com dois zeros, e que os outros números não são centenas exatas. Essa atividade permite que os alunos pratiquem a identificação de números com centenas exatas de uma maneira lúdica e desafiadora.
Uma das principais características desse sistema é que, a cada 10 unidades, formamos 1 dezena (10 unidades); a cada 10 dezenas, formamos 1 centena (100 unidades); a cada 10 centenas, formamos 1 unidade de milhar (1.000 unidades). Sempre que o algarismo 0 é acrescentado, devemos multiplicar a ordem por 10.
EM 100 REAIS (UMA CENTENA) TEMOS 10 DEZENAS AO TODO. EM 10 REAIS (UMA DEZENA) TEMOS 10 UNIDADES AO TODO. EM 200 REAIS (DUAS CENTENAS) TEMOS 20 DEZENAS AO TODO.
Para formar uma centena, são necessárias 100 unidades. Para formar uma dezena, são necessárias 10 unidades. Basta dividirmos 100 por 10 para descobrirmos quantas dezenas são necessárias para formar uma centena. Com a divisão, podemos concluir que são necessárias 10 dezenas para formar uma centena.