O nome ferro é derivado do latim ferrum, é um metal maleável, tenaz, de coloração branco-acizentada apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético à temperatura ambiente, assim como o Níquel e o Cobalto. É duro e resistente, mas ao mesmo tempo é maleável e dúctil.
1. [ Química ] Elemento químico (símbolo: Fe), de número atómico 26, que corresponde a um corpo simples, metal dúctil, maleável e muito tenaz, de cor cinzenta azulada e muito útil na indústria e nas artes. 2. Artefacto feito desse material ou uma liga desse material.
“O ferro é indispensável para funções biológicas, como síntese de DNA, proliferação e reparo celular, para a produção de energia e transporte de oxigênio pelas hemácias para todos os órgãos e tecidos”, afirmou Sílvia Pereira.
Os principais minérios de ferro são a hematita, a goethita e a magnetita. O ferro metálico pode ser obtido por meio de reações de oxirredução com monóxido de carbono. É a principal substância metálica produzida no Brasil. É constituinte de diversos utensílios de uso doméstico e industrial.
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.
ESSE é o METAL mais CARO do MUNDO! Conheça o RÓDIO, o METAL MAIS CARO que o OURO!
Qual é a matéria do ferro?
O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atômica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido.
O ferro não é encontrado puro na natureza. Ele aparece misturado a outros elementos nos chamados minérios de ferro. São alguns exemplos de minérios de ferro a hematita, magnetita, goethita e siderita.
Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.
Onde encontrar o ferro? Para se beneficiar de todas as funções do ferro no organismo, deve-se consumir, principalmente, alimentos como carne vermelha, vísceras como o fígado, cereais integrais, feijão, gema de ovos, frutas secas e folhas verdes ¹,².
O ferro é utilizado em diversos setores da construção civil, desde estruturas de edifícios e pontes até esquadrias, grades, portões e sistemas de proteção contra incêndios. Sua versatilidade permite a criação de ambientes modernos e elegantes, garantindo a segurança e funcionalidade das construções.
O Ferro é um mineral essencial para a formação da hemoglobina, proteina presente nos glóbulos vermelhos e responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do corpo.
O ferro é um mineral vital para a homeostase celular. É essencial para o transporte de oxigênio, para a síntese deDNA e metabolismo energético. É um cofator importante para enzimas da cadeia respiratória mitocondrial e na fixação do nitrogênio.
O nome ferro é derivado do latim ferrum, é um metal maleável, tenaz, de coloração branco-acizentada apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético à temperatura ambiente, assim como o Níquel e o Cobalto. É duro e resistente, mas ao mesmo tempo é maleável e dúctil.
O ferro (Fe) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi ou trivalente, de cor branco-prateada, dúctil e maleável, que se localiza no grupo 8 e período 4 da Tabela Periódica. Possui número atómico 26 e massa atómica 55,845.
O início de sua jornada se dá com os meteoritos, há quatro milênios a.C., pelos sumérios e egípcios. Eles usavam o metal para confeccionar pequenos objetos, principalmente pontas de lanças. Entre o terceiro e o segundo milênio a.C. na Mesopotâmia, o ferro só era utilizado para fins cerimoniais e religiosos.
Os principais minerais que contêm ferro são: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), goethita (FeO/OH) e siderita (FeCO3). As formações ferríferas compostas de hematita e sílica, denominadas itabiritos, se constituem nos maiores depósitos de ferro.
O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edificios, e uma infinidade de outras aplicações.
O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, geralmente, na forma cristalina. Minério é um material natural contendo um conjunto de minerais do qual se pode extrair um ou mais minerais de interesse, de forma economicamente viável.
Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.
Vale destacar que o Brasil possui reservas de 19 bilhões de t, sendo que, considerando também as reservas inferidas, aumen- ta seu potencial para cerca de 50 bilhões de t de minério, estando suas principais reservas localizadas nos Estados de Minas Gerais (64%) e do Pará (33%).