O dono do bichinho deve acessar o sistema Sisbicho, desenvolvido pela Prefeitura, e registrá-lo. O cadastro armazena informações do tutor como nome, CPF e endereço, além de dados do animal. Constarão ali nome, foto, espécie, raça, cor e idade. Ao final do processo, será gerado um chip vinculado aos pets.
Os cães e gatos podem ser levados a uma das unidades municipais de Medicana Veterinária da Vigilância Sanitária para a chipagem, sem necessidade de senha para atendimento.
É possível solicitar o Registro Geral do Animal de forma on-line através do Portal SP156. Para isso, basta acessar este link, preencher o formulário e encaminhar, pelo próprio sistema, os documentos necessários. Depois dessa etapa é só aguardar que a carteirinha será enviada por e-mail.
R: Em nosso website, temos o link direto com a ABRACHIP, aonde todo e qualquer proprietário poderá assim então se cadastrar e registrar seus animais. Vale a menção de que também existem outras plataformas e banco de dados para registro no mundo todo.
A solicitação pode ser feita online por meio do Portal SP156. Se for feita de forma presencial, é necessário agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais. Mais informações pelo telefone 156.
Como me cadastro no cadastro Nacional de animais Domésticos?
O cadastro poderá ser feito online, em plataformas autorizadas, ou presencialmente, em clínicas veterinárias e centros especializados. Para emitir a identidade online, o tutor terá que acessar o sistema usando a conta gov.br.
Registrar e cadastrar seus animais no sistema RG Pet não tem custo algum. O único custo será a aquisição da medalha ou nano e microchips caso o dono queira aumentar a segurança e ter localização em tempo real do animal.
Os dados do pet e tutor ficam armazenados em um banco de dados do fabricante do microchip. Ainda não há um banco de dados universal, embora a Abrachip tenha a proposta de unificar todos os registros em um único lugar – que devem ser cadastrados em seu site oficial.
Cadastro. Tão importante quanto o microchip, é cadastrar o pet na plataforma animalltag.net e sempre manter as informações atualizadas. O registro é gratuito.
“Salvo nos casos em que o procedimento for custeado pelo governo federal, a microchipagem não será obrigatória. No entanto, é recomendada como forma de aumentar a segurança e o controle dos animais”, esclareceu o MMA.
O Registro Geral Animal (RGA) funciona como uma carteira de identidade para bichos de estimação. Na cidade de São Paulo, ele é obrigatório por Lei para cães e gatos.
🔹O cadastro é feito pelo sistema gov.br. Insira informações como idade, raça, histórico de vacinas e doenças do seu pet. 🔹Será gerada uma carteirinha com foto, QR Code e dados do tutor, que pode ser presa na coleira. 🔹Tudo gratuito e disponível também por ONGs e prefeituras.
O cadastro pode ser realizado por meio eletrônico, via Portal 156. No portal 156, os estabelecimentos tem a opção de realizar a inscrição no CMCA, fazer a alteração do cadastro, ou solicitar o cancelamento do cadastro.
O microchip de cachorro ou gato custa de R$150 a R$250. Mas com a Petlove Saúde, a microchipagem do seu pet é de graça! É uma forma moderna, eficaz e segura de identificar o seu peludo e, ao mesmo tempo, ter o histórico dele.
Para o caso de usuários que desejam entrar em seu perfil, utilizando um login de acesso já criado: - digitar seu CPF e senha na área da tela “Acessar com sua Identidade Carioca”. Se houver problema, poderá preencher o formulário na página de login da Identidade Carioca no campo Precisa de ajuda?
Para credenciamento de Pessoa Física é preciso apresentar: Carteira Profissional do Conselho de Classe - CRMV (para Busca no Sistema); Endereço eletrônico (e-mail); Telefone de contato (celular e telefone – se tiver) e CEP e número do logradouro e apartamento, se houver (para Busca no Sistema);
A implantação do microchip deve ser feita sempre por um Médico Veterinário. Esse mesmo profissional fará o registro e também o cadastro no Abrachip, que é um banco de dados acessado “on line” via internet.
Substitui as coleiras de identificação que podem ser perdidas facilmente, diferentemente do chip, que não pode ser perdido; Tem durabilidade de aproximadamente 100 anos; Não há manutenções; É de fácil instalação.
O que devo fazer? Deve dirigir-se a um Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) acompanhado do seu animal para que o médico veterinário efetue a leitura do microchip/transponder e verifique se o número é lido.
O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento em breve para que os tutores possam registrar seus bichos de estimação e emitir, gratuitamente, o RG Animal.
O especialista introduz a cápsula na altura da nuca do animal (local de fácil leitura) e o empurra através da pele com o injetor. Não é aplicado nenhum tipo de anestesia. A implantação funciona como a aplicação de vacinas. O microchip é implantado uma única vez na vida e fica dentro do corpo do animal para sempre.
“O microchip não faz o serviço de rastreamento, mas caso o animal se perca, quem encontrar pode facilmente localizar o tutor após a leitura do chip. Geralmente as clínicas veterinárias fazem a leitura.
A partir de 2025, cães e gatos terão um documento único e nacional com a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, sancionado pelo Governo Federal. O registro será gratuito e realizado pela plataforma Gov.br, onde tutores fornecerão dados pessoais e informações sobre os pets.