Como retirar o dinheiro do FGTS que ficou bloqueado?
Se o seu FGTS for bloqueado, você deve:
Entender o motivo pelo qual o bloqueio foi feito. A informação fica indicada no seu extrato. Se dúvidas permanecerem, entre em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal; Regularize a situação: para o desbloqueio, tudo depende da causa.
Na maioria delas, o bloqueio é feito por conta de alguma pendência financeira ou débito não pago, fazendo com que o benefício seja liberado mediante resolução de cada encargo. A Caixa também informa que, caso uma pessoa tenha mais de uma conta vinculada ao FGTS, o bloqueio poderá constar em todas elas.
Quanto tempo o saldo do FGTS fica bloqueado depois do empréstimo?
Sim, após a contratação, parte do saldo do seu FGTS fica bloqueado como garantia do pagamento do empréstimo. Esse valor fica bloqueado até o final do pagamento do empréstimo e é desbloqueado em até 10 dias depois que o contrato é finalizado.
O símbolo de um cadeado ao consultar o FGTS representa que o valor do Fundo está bloqueado, ou seja, que não é possível movimentar o dinheiro que está disponível na conta.
COMO SACAR TODO FGTS 2024 PELO APLICATIVO - COMO SACAR TODO FGTS ANTECIPADO? ATUALIZADO
Quando o governo vai liberar o FGTS retido 2024?
Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos poucos começam a ter acesso à cota de 2024. As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador. Os cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque a partir desta terça-feira (2).
Quanto tempo o FGTS fica bloqueado depois de pedir demissão?
Isso significa que, se você pedir demissão, o saldo do FGTS ficará retido na conta do Fundo de Garantia até que você se enquadre em uma das situações em que é permitido o saque. A empresa tem o prazo de até 10 dias corridos para realizar o depósito.
Como faço para quitar o empréstimo do saque aniversário?
Você deve entrar em contato com a instituição financeira onde contratou o empréstimo para solicitar a quitação. O pagamento deverá ser feito com recursos próprios, ou seja, com um dinheiro a parte do FGTS.
Quando quitar o empréstimo do FGTS o que acontece?
Será gerado um boleto com o valor da sua antecipação ou quitação do contrato, com o vencimento para o mesmo dia. Após o pagamento do boleto, o saldo do seu FGTS será desbloqueado em até 10 dias úteis, depois da compensação do pagamento. Você pode acompanhar o desbloqueio do seu saldo direto no app FGTS.
Se mesmo com o passo a passo você não conseguiu acessar o aplicativo, faça contato com a CAIXA pelos números 4004 0104 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (Demais regiões). Atenção: nunca forneça sua senha para ninguém, nem por telefone, e-mail ou qualquer outro canal.
Se você é correntista da CAIXA, também pode efetuar o desbloqueio diretamente no Internet Banking CAIXA no seu computador ou no aplicativo CAIXA no seu celular. Este desbloqueio também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento Cartões CAIXA.
Quem fez o empréstimo do FGTS tem direito ao saque aniversário?
Assim, quem faz Empréstimo do FGTS só tem direito de acessar o Saque-Aniversário anual após a quitação do crédito, pois as parcelas serão descontadas para pagamento do empréstimo ao banco.
Quanto tempo demora para atualizar o saldo do FGTS?
O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis. O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.
Por que o meu saldo FGTS foi bloqueado? O saldo do FGTS pode ser bloqueado por diversos motivos, entre eles, os empréstimos que usam o FGTS como garantia, a modalidade do saque-aniversário, os bloqueios judiciais — geralmente devido a disputas legais — ou possíveis irregularidades nos dados cadastrais do trabalhador.
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma Agência CAIXA.
Quem optou pelo saque aniversário pode sacar o FGTS em caso de demissão?
Se a demissão acontecer no período de vigência do saque-aniversário, o trabalhador receberá a multa rescisória, mas o saldo residual ficará retido na conta do FGTS, o que só poderá ser sacado nos saques-aniversários futuros.
Quanto tempo leva para desbloquear o saldo do FGTS?
Após a antecipação do pagamento, quanto tempo leva para desbloquear o meu saldo FGTS? No caso de pagamento antecipado do saque FGTS antes da data do vencimento, o saldo utilizado como garantia será desbloqueado em até 7 dias úteis. Você poderá acompanhar o desbloqueio no app oficial do FGTS.
Quem antecipou saque aniversário e ficou com o valor bloqueado não pode receber?
Se você antecipou o Saque-Aniversário, o valor das parcelas antecipadas fica bloqueado até a quitação do contrato. Para liberar o saldo, uma opção é antecipar o pagamento das parcelas.
É possível antecipar os créditos de até 7 (sete) parcelas anuais do Saque Aniversário do FGTS, sendo celebrado um contrato para cada período antecipado.
Como faço para cancelar o empréstimo saque aniversário?
Posso cancelar a antecipação do Saque-aniversário FGTS após a contratação? Sim, você pode fazer o cancelamento até 7 dias após a contratação por meio de nossos canais de atendimento. Passado esse período, não será mais possível cancelar, apenas liquidar antecipadamente seu contrato.
Se você contratou através do APP do PAN, vá ao menu “Empréstimos”, localize seu contrato FGTS. É só clicar nele, seguir com a opção de “Quitar empréstimo”, gerar o boleto e fazer o pagamento. Ou então pelos telefones 4002-1687 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 775 8686 (Demais Localidades).
Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e baixe o aplicativo FGTS; Faça login com seus dados de cadastro ou crie uma conta, caso seja seu primeiro acesso; Na tela principal, escolha a opção “Consulta de saldo” para verificar o seu saldo total e quaisquer bloqueios existentes.
Por meio do saque extraordinário do FGTS, como o nome sugere, os trabalhadores têm direito a sacar uma parte do Fundo em situações extraordinárias. Por exemplo, em 2022, em decorrência das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus, o Governo Federal autorizou o saque de até R$ 1 mil por trabalhador.