Para solicitar a indenização, a CAIXA disponibiliza o App DPVAT CAIXA, com jornada 100% digital e inteiramente gratuita, disponível nas lojas de aplicativo App Store e Play Store, ou, ainda, uma das 4.200 Agências da CAIXA espalhadas pelo País, onde as indenizações também podem ser solicitadas.
Documento de Identificação e CPF da vítima, do beneficiário e do eventual procurador e representante legal (cópia simples). Boletim de Ocorrência (B.O.) emitido por órgão competente, que permita completa identificação dos envolvidos, dos fatos e das autoridades policiais emitentes (cópia simples).
As indenizações oferecidas pelo seguro DPVAT podem variar de acordo com os três tipos de coberturas que abrangem o seguro: Por morte: os beneficiários legais podem receber em torno de R$ 13.500. Por invalidez permanente: as vítimas podem receber até R$ 13.500.
Há duas formas de dar entrada no seguro DPVAT. A primeira é ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal com a documentação solicitada, pois é o banco o responsável pelo pagamento das indenizações. A segunda maneira é por meio do aplicativo DPVAT Caixa.
baixe o app DPVAT Caixa, disponível nas lojas App Store e Google Play ;
no primeiro acesso é preciso fazer um cadastro, informando CPF e criando uma senha - modelo já utilizado pela Caixa para pagamento de benefícios sociais;
dentro do aplicativo, clique em Quero solicitar minha indenização DPVAT;
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Como solicitar o DPVAT 2024?
Como Solicitar o DPVAT em 2024
O processo para solicitar a indenização do DPVAT é gratuito. Basta reunir a documentação necessária e encaminhá-la a uma seguradora credenciada ou ao Consórcio DPVAT. É importante lembrar que a vítima tem até três anos para fazer o pedido, a contar da data do acidente.
Quanto tempo demora para receber o DPVAT depois da perícia?
Caso você tenha que passar por perícia médica, o prazo de 30 dias é contado a partir da data da realização da perícia. Se aprovado o pedido, o valor da indenização é creditado na sua Conta Poupança Social Digital CAIXA em até 5 (cinco) dias úteis, desde que não haja algum bloqueio na conta.
Não é necessário contratar um advogado para dar entrada no seguro DPVAT. O processo de solicitação do DPVAT é projetado para ser acessível aos segurados, e muitas pessoas podem fazer uma solicitação por conta própria. No entanto, há casos em que a assistência de um advogado especializado pode ser benéfica.
O valor que deve ser pago anualmente pelos proprietários de carros e motos deve ficar em torno de R$ 50 a R$ 60, segundo cálculos da área econômica do governo. O valor foi informado pelo líder do Governo no Senado e relator do projeto de lei, Jaques Wagner (PT-BA), durante a tramitação no Congresso.
Quanto o DPVAT paga em caso de fratura? De acordo com as regras do antigo DPVAT, se uma vítima sofrer uma fratura ou qualquer outra lesão devido a um acidente de trânsito, ela pode receber até R$2.700 de cobertura para as despesas médicas. Se a fratura causar invalidez permanente, a indenização é de até R$13.500.
O valor do seguro DPVAT pode variar anualmente e é estabelecido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Em 2021, os valores do DPVAT são os seguintes: Para carros particulares: R$ 5,23. Para motocicletas e similares: R$ 12,30.
O DPVAT não cobre danos materiais a veículos, propriedades ou qualquer outro tipo de bem. Isso inclui: Reparos de Veículos: Custos de reparação do veículo envolvido no acidente. Danos a Propriedades: Danos causados a propriedades públicas ou privadas, como postes, muros ou edificações.
Quanto tempo depois do acidente posso dar entrada no DPVAT?
Para solicitar a indenização, a vítima ou beneficiário tem até três anos para dar entrada no pedido, a partir da data do acidente. Isso deve ser feito em um dos pontos relacionados no site do DPVAT.
Precisa de advogado? Para dar entrada no seguro DPVAT, é possível que a vítima ou familiares iniciem o processo pelos canais digitais, sem precisar de advogado. Isso porque o registro legal e eventuais pedidos podem ser realizado pelos próprios envolvidos, sendo um direito das vítimas.
Para solicitar a indenização por fratura através do DPVAT, os seguintes passos são geralmente necessários: Atendimento Médico: Procure atendimento médico imediato para diagnóstico e tratamento da fratura. É fundamental manter todos os registros médicos, incluindo exames, relatórios e receitas.
Para dar entrada nos pedidos de indenização de acidentes ocorridos a partir de 01/01/2021: A Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela análise do pedido e pagamento da indenização do Seguro DPVAT. Esta deve ser solicitada pelo App DPVAT CAIXA ou, alternativamente, nas agências da Caixa em todo o país.
Há ainda a possibilidade de ligar para a Central DPVAT: 0800-0221204 (ligações gratuitas) ou pelo WhatsApp (021)967813444. Para sinistros ocorridos a partir de 01/01/2021, a vítima ou beneficiário pode dar entrada no seguro DPVAT sozinho. Para isso, deve acessar o site da Caixa Econômica Federal.
Quais os documentos necessários para receber seguro DPVAT?
RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, CNH e CPF da vítima. Comprovante de residência dos beneficiários. Faturas, recibos originais e notas fiscais para comprovar despesas médicas com honorários, medicamentos, materiais médicos, acompanhamentos de requisições médicas.
A documentação para receber o seguro DPVAT deve ser encaminhada presencialmente em um dos oito mil pontos oficiais de atendimento distribuídos pelo Brasil pela Seguradora Líder, responsável pela concessão das indenizações do DPVAT.
O Seguro existe desde 1974 e é direito de qualquer pessoa que se envolva em algum tipo de acidente de trânsito. A indenização pode ser pedida diretamente, sem precisar de intermediários. A Caixa presta atendimento aos pedidos de indenização relativos a acidentes ocorridos a partir de 01/01/2021.
As perícias são realizadas em mutirões de conciliação, por meio de formulário formatado. Em média, cada avaliação pericial é feita em cerca de 10 minutos, permitindo ao profissional realizar várias perícias em uma tarde de trabalho.
Como funciona o seguro DPVAT para acidentados em 2024?
Para solicitar o seguro, a vítima precisa apresentar o pedido com uma prova simples do acidente e do dano causado pelo evento. Em caso de morte, é preciso apresentar certidão da autópsia emitida pelo Instituto Médico Legal (IML), caso não seja comprovada a conexão da morte com o acidente apenas com a certidão de óbito.