Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.
O primeiro exame normalmente indicado para as mulheres é a avaliação da reserva ovariana, que permite identificar a quantidade de folículos antrais, que ainda amadurecerão para liberar o óvulo. Já o espermograma é o exame utilizado para avaliar a fertilidade masculina.
Quantos dias após a menstruação é o período fértil?
Por exemplo, se o primeiro dia da menstruação de uma mulher foi dia 1º de janeiro, este foi o início do seu ciclo, e no 14ª dia ela estará ovulando, ou seja, no dia 14 de janeiro. Acrescentando três dias antes e depois dessa data, teremos que o seu período fértil ocorrerá nos dias: 11,12,13,14,15,16 e 17 de janeiro.
Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil são: secreção vaginal mais fina, leve aumento na temperatura basal, leve dor no baixo ventre e/ou pelve e aumento da libido.
Secreção vaginal com consistência de clara de ovo.
Essa secreção sem odor ocorre durante todo o ciclo, mas fica mais fina durante o período fértil. No teste de toque do muco usando o polegar e o indicador, ele tende a se estender até 8 cm. Depois de passada a ovulação, fica mais grosso e “estica” menos.
Vários exames são solicitados para verificar se há alterações no sistema reprodutor. Para a mulher, os principais são ultrassonografia pélvica, histerossalpingografia e avaliação da reserva ovariana. Para o homem, a ferramenta solicitada inicialmente é o espermograma.
🌸 Aumento da libido e do apetite; 🌸 Dor pélvica, semelhante a uma cólica; 🌸 Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.
A dor de ovulação pode parecer um pouco com as cólicas. As dores ovulares aparecem entre os dias 7 e 24 do seu ciclo menstrual e geralmente desaparece em 3 a 12 horas, mas pode durar até 48 horas (1). Algumas pessoas se sentem desconfortáveis por alguns minutos e outras por um ou dois dias (1).
Qual a diferença entre o período fértil e ovulação?
Quando atingem o tamanho ideal, que ocorre com a chegada do período fértil, os folículos são coletados e os óvulos extraídos para realizar a fecundação. A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar.
Dentro dele, o período menstrual acontece geralmente de três a oito dias. Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.
É possível engravidar sem estar no período fértil?
Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer. Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado.
Tem mais chance de engravidar antes ou depois da menstruação?
Qual o melhor dia para engravidar depois da menstruação? O momento de maior fertilidade vai do dia que antecede a ovulação até a ovulação, dia em que é liberado o óvulo. Dessa forma a maior probabilidade de engravidar ocorre por volta de 13 a 14 dias após o início da menstruação.
Geralmente, o período fértil ocorre no meio do ciclo menstrual, entre dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação. Geralmente, dura aproximadamente cinco dias. Por isso, o dia exato pode variar, uma vez que diversos fatores podem alterar a data prevista para a menstruação.
Como saber se está no período fértil sem estar menstruando?
O período fértil pode ser identificado através de alguns sinais e sintomas, como secreção vaginal transparente, aparecimento de espinhas, aumento da temperatura corporal, dor na parte de baixo do abdômen, alterações emocionais e aumento do apetite, por exemplo.
Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.
Essa secreção tem características bem especificas. Além da aparência de clara de ovo, ela também é pegajosa. E se você tocar ela com os dedos ela formará um fio. Essa secreção pode durar até quatro dias e indica o melhor período para que ocorra a fecundação.
Quantos dias após a menstruação ocorre a ovulação?
Geralmente, a ovulação (libertação do óvulo) ocorre 14 dias após o início de um novo ciclo menstrual. Considere, por exemplo, que o primeiro dia da menstruação é 28 de fevereiro. Pensando que a mulher possui um ciclo regular de 28 dias, o dia fértil será em 14 de março.
Avaliação da ovulação: mulheres com ciclos regulares normalmente ovulam. Quando a menstruação é irregular e ocorrem atrasos, pode ser um indício de anovulação. Em tratamentos para infertilidade, a ovulação é acompanhada por meio de ultrassonografia transvaginal onde o diagnóstico é muito mais preciso.
É realizado através da introdução do dedo indicador dentro da vagina e retirada de uma quantidade de muco, posteriormente esse muco é esfregado ao polegar, e se caso sua cor for transparente e sua consistência mais fluída, refere-se ao momento pré ovulação.
Durante o período fértil, o colo do útero tende a ficar mais alto, mais macio e com a abertura maior. Essa mudança acontece para facilitar a fecundação. Ele também fica mais úmido, devido à produção do muco cervical. Esse muco, que lembra uma clara de ovo, ajuda na sobrevivência e na locomoção dos espermatozoides.
O primeiro passo para saber se está ovulando é conhecer a regularidade do próprio ciclo menstrual. A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. A ovulação ocorre, em média, 14 dias antes da próxima menstruação. Se a mulher tem o ciclo regular de 28 dias, ela ovula no 14° dia.
Em mulheres com ciclo menstrual regular, a ovulação ocorre 14 dias depois do início da menstruação. Conforme a ovulação se aproxima, o corpo aumenta a produção de estrogênio. Isso causa o espessamento do revestimento do útero, o que ajuda a criar um ambiente apropriado para o espermatozoide.