Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.
Prezado(a) [Nome do Destinatário], Gostaria de solicitar um reembolso referente à [descrição da transação], realizada em [data da transação]. O valor total pago foi de [valor total pago]. Infelizmente, [explicar o motivo do reembolso, como cancelamento do serviço, devolução de produto, entre outros].
Eu, [nome do colaborador ou fornecedor], com RG [número de RG] e CPF [número de CPF], na qualidade de [cargo ou função] pela empresa [Nome da empresa] solicito o reembolso de [valor total do reembolso] que foi gasto em [colocar dia, mês e ano]. Em anexo, trago as notas fiscais dos devidos valores.
Nesse sentido, a legislação brasileira é clara ao garantir o direito de ressarcimento ao consumidor em diversas situações. Desde a compra de produtos com defeitos até a contratação de serviços que não foram executados adequadamente, o consumidor tem direito de ser ressarcido de forma integral e sem prejuízo financeiro.
O estorno é um direito do consumidor em casos, como: qualquer erro no valor cobrado, se estiver dentro do prazo de arrependimento de compra online, se ocorrer cancelamento da venda, ou cobrança extras indevidas. Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura.
Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?
O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
Como solicitar o reembolso de consulta médica no seu plano
Após a consulta, o paciente pagará ao médico o valor pela mesma. O paciente receberá imediatamente o recibo que comprova o pagamento da consulta. O paciente (ou a secretária do médico, em alguns casos) enviará ao convênio o recibo da consulta.
Todo consumidor que realizar uma compra feita fora de um estabelecimento comercial (telefone, catálogo, internet, domicílio, etc.) tem o direito de se arrepender da compra em sete dias e desfazer o negócio, sem ter que dar qualquer justificativa.
Um modelo de pedido de reembolso é uma solicitação formal feita pelo colaborador para a empresa. O objetivo deste requerimento é recuperar as despesas realizadas em prol do trabalho. Há diversas situações onde esse documento é útil, veja alguns exemplos a seguir.
O estorno do Cartão de Crédito é aquele procedimento que permite que você cancele uma compra seja por desistência ou por algum erro. Também é possível solicitar o estorno quando foi feita uma cobrança indevida na sua fatura de algo que você não comprou. Veja abaixo como e quando pedir um estorno no cartão de crédito.
Além disso, o reembolso em plano de saúde pode ser solicitado quando não há médico, clínica ou hospital credenciado no local do atendimento, ou quando o acesso a eles não é possível — como no caso em que a instituição se recusa, por algum motivo, a prestar o atendimento necessário ao paciente.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Qual o prazo legal para reembolso? Quando o consumidor adquire um produto sem vê-lo presencialmente em um estabelecimento comercial, ele tem o direito de desistir da sua compra e receber os valores de volta. Mas há um prazo de sete dias contados a partir da chegada do produto para reivindicar esse direito.
em compras pela internet ou telefone, o consumidor tem até 7 dias úteis, contados a partir do recebimento do produto, para desistir da compra e solicitar a devolução do dinheiro. em casos de cancelamento indevido de serviços, o consumidor tem até 30 dias para solicitar o ressarcimento do que foi pago.
É possível cancelar uma compra feita pela internet?
Compras feitas na internet: como cancelar? A Justiça brasileira prevê o direito ao arrependimento. Isso significa que o adquirente de um determinado produto pode solicitar a devolução do mesmo e o estorno do valor pago, no prazo de sete dias a partir do recebimento da mercadoria.
Como funciona o reembolso para compras pagas com cartão de crédito? Após o cancelamento da compra, seu reembolso aparecerá na próxima fatura ou na subsequente. O prazo depende da data de fechamento da sua fatura e da data em que o pedido foi cancelado. Essa regra vale tanto para cartões físicos quanto virtuais.
Um dos principais direitos que a lei prevê a todo funcionário que viaja pela empresa é o pagamento da diária de viagem ou reembolso de despesas. Ou seja, a empresa é responsável por arcar com as despesas necessárias para que o funcionário possa exercer as atividades para as quais foi designado.
É reunir um conjunto de serviços e valores que, se bem integrados e racionalizados, poderão reduzir os custos e aprimorar a qualidade global da organização.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço , sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Qual o prazo de devolução de um produto comprado pela internet?
O QUE SIGNIFICA DIREITO DE ARREPENDIMENTO? Todo consumidor que realizar uma compra feita fora de um estabelecimento comercial (telefone, catálogo, internet, domicílio, etc.) tem o direito de se arrepender da compra em sete dias e desfazer o negócio, sem ter que dar qualquer justificativa.
Para devolver o produto à empresa, o cliente pode levar o item pessoalmente até o estabelecimento ou enviar o produto pelo correio. A própria empresa também pode buscar o item no local indicado pelo consumidor. Caso a empresa não cumpra com seus deveres, o cliente solicita a ajuda do Procon.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), todo e-commerce é obrigado a realizar o estorno se o cliente desistir do produto ou serviço em até sete dias corridos. Em outros casos, como o não recebimento da compra, defeitos ou suspeita de fraude, cada loja pode aplicar suas próprias políticas.
O que fazer quando a empresa não quer fazer o estorno?
Nesse caso, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência e acionar a sua instituição bancária. Esta, por sua vez, faz a comunicação com a bandeira e o meio de pagamento, até a informação chegar ao lojista e o estorno ser realizado.