Você deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de seu estado e informar a intenção de realizar o pagamento. Em alguns casos, é possível obter desconto sobre a multa e o juros aplicado.
Os principais benefícios previstos para regularização no Acordo são: Descontos de até 100% em juros de mora e de até 50% nas multas; Parcelamento em até 145 vezes para pessoas físicas; Parcelamento em até 120 vezes para pessoas jurídicas.
Para quitar as prestações, é possível fazer o processo pelo site do Detran ou ir à Secretaria da Fazenda do seu estado para negociar a dívida. Pague o débito em um banco, posto de atendimento da Secretaria da Fazenda ou em uma casa lotérica.
A isenção do IPVA está prevista em condições pré-determinadas, como profissão, ano do carro e PCD (Pessoa com Deficiência). Definir quem tem isenção do IPVA não é tão fácil quanto parece, isso porque as condições podem mudar de estado para estado. Por isso, é preciso conhecer os diferentes casos e as particularidades.
[🚨URGENTE🚨] DESCONTO NO IPVA Como aderir ao programa Dívida Zero.
Como conseguir desconto IPVA 2024?
Para obter o desconto, é preciso ficar atento à data de vencimento da parcela única, que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Quem tem placa com final 1 ou 2, por exemplo, tem até o dia 9 de abril para quitar o IPVA à vista e obter o desconto.
Se a Execução Fiscal é relativa a débitos de IPVA, será necessário emitir, para cada CDA, uma gare de IPVA (código de receita 037-1) e um Dare de honorários advocatícios (código de receita 811-4). Os dois documentos deverão ser recolhidos juntos para que o Sistema da Dívida Ativa faça o abatimento dos valores pagos.
O período para que a dívida ativa do IPVA prescreva é de cinco anos. Depois desse prazo, o governo não pode mais fazer cobranças judiciais. É importante saber que a dívida não será prescrita automaticamente e que, se for protestada em cartório, a prescrição ocorre a partir de cinco anos da data do protesto.
Quanto tempo posso andar com o IPVA vencido? Não há uma legislação que proíba a circulação do veículo com o IPVA que não foi pago, é possível andar com o IPVA vencido até a data de vencimento do licenciamento do veículo.
Pode andar com IPVA atrasado Mas licenciamento em dia?
Sim, é permitido dirigir o veículo mesmo com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado. Legalmente, porém, a circulação de um veículo só é permitida até a data final de vencimento do licenciamento. Ou seja, o motorista pode até rodar com o IPVA atrasado por um tempo, que tende a ser curto.
O que acontece se for pego na blitz com IPVA atrasado?
Na prática, isso significa que se o IPVA virar dívida ativa, o dono do veículo fica com o nome sujo e poderá até mesmo ter os bens penhorados para que a dívida seja quitada. O não pagamento do IPVA, de licenciamento e de multas, inclusive as mais frequentes multas por excesso de velocidade, pode sujar o seu nome.
Como é feito o cálculo para pagar IPVA em atraso ? Há multa diária de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa SELIC, de no mínimo 1% ao mês, incidente sobre o valor do imposto acrescido da multa.
No site, deve clicar em “Consultar débitos”. O sistema retornará com as dívidas referentes ao veículo que poderão ser parceladas. Ao escolher a opção “Parcelamento”, o sistema enviará o contribuinte para outra página onde ele poderá escolher as condições de pagamento.
A movimentação da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser feita para amortização ou quitação de dívidas tributárias, como IPVA, IPTU e Imposto de Renda.
Como pagar o IPVA atrasado? Se você está com o IPVA atrasado e quer regularizar a situação, deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou do Detran. Nos dois casos, será preciso emitir uma guia de pagamento. Ela já virá com multas e juros que devem ser aplicados e uma nova data de pagamento.
Para pagar IPVA vencido e inscrito na dívida ativa, acesse www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Em Consultas, digite o Renavam do veículo ou o número de seu CPF/CNPJ. Siga as instruções da tela, selecionando o débito inscrito a ser quitado e clicando em IPVA > Liquidar. Confirme que o pagamento será integral.
Como parcelar IPVA atrasado? O IPVA atrasado também pode ser pago pela Carteira Digital Serasa em parceria com a Zapay. E melhor: é possível parcelar o imposto em até 12 vezes no cartão de crédito! Para saber se você possui um IPVA em aberto, basta consultar os débitos veiculares na Carteira Digital Serasa agora mesmo.
Caso você esteja com o IPVA atrasado, saiba que é possível parcelar e pagar o valor devido no boleto, facilitando a regularização da sua situação financeira.
Isenção de IPVA 2024, como vai funcionar? Conforme antecipamos, a isenção do IPVA acontece em casos em que o condutor do veículo é Pessoa com Deficiência (PCD), ou então quando o veículo tem um determinado tempo de uso.
Basta acessar o site e digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que está impresso no certificado de propriedade do veículo. A informação também poderá ser confirmada pela Central de Atendimento do IPVA, da Fazenda, pelo telefone (011)3243-3977.
O não pagamento do IPVA gera dívida ativa a partir do momento em que o CPF do devedor é inscrito na base de dados do governo, negativando seu nome. Não existe um prazo para isso acontecer, porque depende dos processos internos de cada estado. Em geral, espera-se 30 dias após o vencimento do IPVA.
É possível obter desconto no pagamento de IPVA na dívida ativa?
A iniciativa permite que, além de pessoas físicas, empresas de micro e pequeno porte atingidas pelo efeito da pandemia em 2020 tenham desconto no pagamento de suas dívidas de até 40% nos juros e nas multas de ICMS e IPVA.
Como conseguir desconto no pagamento de IPVA atrasado?
Como pagar IPVA atrasado com desconto? Você deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de seu estado e informar a intenção de realizar o pagamento. Em alguns casos, é possível obter desconto sobre a multa e o juros aplicado.
O REGULARIZE é o portal digital de serviços da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A pessoa física tem duas opções: fazer o cadastro no REGULARIZE ou acessar diretamente por meio da conta gov.br (login único do Governo). Já para pessoa jurídica a única opção é fazer o cadastro no REGULARIZE.
É possível efetuar o pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.