Como falar com a central de análise do INSS?

O atendimento da central funciona através do telefone 135, e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado.
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Onde reclamar da demora da análise do INSS?

Localize a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”. Escolha a opção “Benefício”, faça sua reclamação e anote o número do protocolo. Isso também pode ser feito pelo telefone 135.
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O que fazer quando o INSS não sai da análise?

Caso o INSS demore para dar uma resposta, o segurado pode abrir uma reclamação com a ouvidoria do órgão ou entrar com uma ação judicial.
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Como acelerar o processo de análise do INSS?

O que fazer para agilizar um requerimento em análise?
  1. Reclamação na ouvidoria do INSS;
  2. Pedido administrativo de andamento; e.
  3. Mandado de segurança.
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Qual é o número do ZAP do INSS?

A recomendação é que a pessoa procure os canais oficiais do INSS (aplicativo e site Meu INSS, telefone 135 ou agência de atendimento) e desligue a ligação, caso seja procurado pelo celular. O número do SMS usado pela instituição para entrar em contato com os cidadãos é 280-41.
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CEAB Central de Analise de Benefícios Inss Reconhecimento do Direito Inss o que significa

Onde fica a central de análise do INSS?

ATENDIMENTO PRESENCIAL: (se optar por essa categoria de atendimento, verifique com antecedência no telefone 135 se o funcionamento voltou ao normal em decorrência da pandemia) / endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala A, 1º andar.
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Como falar diretamente com atendente do INSS?

O INSS tem um telefone 0800? Antes era possível ter atendimento telefônico no número 0800 728 0191, mas esse canal foi desativado! Atualmente, o único canal de atendimento telefônico oficial do INSS é o 135, que substitui o 0800.
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Quanto tempo o pedido do INSS pode ficar em análise?

Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença. Ultrapassados os prazos, o benefício deverá ser imediatamente concedido.
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Quanto tempo demora a análise do INSS a Distância 2024?

O que mudou em 2024? “Benefício em análise” é um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.
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O que fazer quando o INSS demora para dar resposta?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
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Quanto tempo demora na fila de análise do INSS?

Quanto tempo uma tarefa transferida de unidade fica em análise? O PEFPS tem como meta analisar os processos em até 45 dias. No entanto, esse prazo pode variar conforme a complexidade do processo e a quantidade de processos na fila. Você pode consultar a situação do seu processo no site ou aplicativo do Meu INSS.
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O que quer dizer central de análise do INSS?

Um processo administrativo do INSS ocorre, em geral, sempre que alguém solicita qualquer benefício previdenciário ou assistencial do órgão. Também chamados de processos previdenciários, estes procedimentos possuem diversas etapas da solicitação do benefício até a resposta do requerimento por parte do órgão.
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Qual o prazo que o INSS tem para analisar um recurso?

O INSS tem um prazo de até 85 dias para analisar um recurso após o seu protocolo.
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O que fazer se o INSS demora para dar resposta?

Para a maioria dos benefícios, o prazo máximo para uma resposta é de 45 dias. Caso esse prazo seja ultrapassado, o segurado deve entrar em contato com o INSS, por telefone ou em uma agência, para obter informações sobre o motivo da demora. É importante anotar o número de protocolo do atendimento.
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Porque o INSS demora tanto para analisar um requerimento?

Mas por que o INSS demora tanto? A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.
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Quanto tempo demora a análise documental do INSS?

Em agosto de 2023, o tempo médio que o segurado tinha de esperar por um atendimento pericial era de 70 dias. Agora, esse tempo caiu para 39 dias. Essa é a média nacional. No entanto, em alguns estados, como Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), esse tempo não chega a dez dias.
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Qual o tempo máximo de análise do INSS?

A chamada Lei dos Processos Administrativos determina que o INSS tem 30 dias para analisar e conceder um benefício, podendo ser renovado por mais 30, caso seja necessário.
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O que fazer depois que o benefício do INSS foi aprovado?

Após a aprovação do seu pedido, o INSS envia a Carta de Concessão pelos Correios em até 30 dias. Caso você não a receba, entre em contato com o instituto e solicite a segunda via do documento. Outra opção é acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
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Quais são os CID que dá direito auxílio-doença?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.
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Qual o prazo de validade de um laudo médico para o INSS?

Não há qualquer definição na Lei sobre o tempo de validade do laudo médico. Mas, na prática, os peritos médicos do INSS acabam negando o benefício quando o laudo e/ou documentos médicos não são atuais.
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Quanto tempo pode durar um processo contra o INSS?

Prazo para razões finais (do Advogado e do INSS) em torno de 45 dias; Prazo para sentença (decisão) em torno de 3 a 5 meses com margem para maior o prazo. O processo judiciário pode ainda ter, além das fases já citadas, outras etapas que são consideradas como fase recursal.
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Qual é o valor do benefício por incapacidade temporária?

Já o valor mínimo do benefício por incapacidade temporária segue o valor do salário mínimo. Atualmente o valor mensal do benefício por incapacidade temporária não pode ser menor que R$ 1.424,00 (salário-mínimo em 2024).
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Como falar com o INSS por WhatsApp?

O INSS nunca entra em contato direto com os segurados para solicitar informações e envio de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais. Caso receba algo suspeito, não forneça seus dados e entre em contato imediatamente pelo número 135.
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Como falar com um representante do INSS?

Para entrar em contato pelo telefone é super fácil e preparamos um passo a passo para você conseguir falar com um atendente do INSS e tirar suas dúvidas:
  1. Ligue para o número 135;
  2. Digite seu CPF;
  3. Tecle "0" nas opções do atendente virtual;
  4. Pronto, é só aguardar que um atendente entrará em contato.
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Qual o melhor horário para ligar para 135?

Além disso, o segurado pode conversar com um atendente para obter informações a respeito dos benefícios da Previdência Social. O horário de teleatendimento é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Mas o atendimento eletrônico ocorre 24h por dia, todos os dias da semana.
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