Observar a arcada dentária é um método eficiente. Pois, pelo desgaste dos dentes, indica a idade, a partir da mastigação de ração. Isso significa que quanto menos desgastado e mais conservado, mais novo é o animal. Os dentes incisivos são os que determinam a idade do animal.
É possível descobrir a idade dos bovinos através da arcada dentária, analisando os tipos de dentes, tamanho, localizações, período de troca dos de leite em definitivos, desgastes naturais e perdas.
A idade aproximada dos bovinos é determinada pelas mudanças observadas nos dentes incisivos: surgimento, desgaste e queda. A idade da desmama, 7–9 meses, é caracterizada pelo rasamento (desgaste) dos 8 incisivos que surgiram até o 6º mês de vida.
O tempo de gestação em bovinos varia de 280 a 300 dias, sendo o maior período observado em gados mestiços de raças zebuínas. Para a intensificação nos cuidados, é ideal que sejam formados lotes de vacas em final de gestação, o lote de transição pré-parto, onde se encontram animais de 90 a 30 dias antes do parto.
Enquanto o gado brasileiro é abatido com idade entre 14 e 18 meses, a vaca precisa viver três anos, no mínimo, para ser considerada velha —e comendo muito, para engordar.
Embora a vaca leiteira tenha uma expectativa de vida de cerca de 20 anos, isso raramente é observado sob condições comerciais modernas. No Canadá, por exemplo, a idade média que as vacas Holandesas morrem por causas naturais é de 9,1 anos.
Normalmente, a expectativa de vida de uma vaca varia de 15 a 25 anos, dependendo dos cuidados e das condições em que ela vive. Várias questões como a nutrição, o manejo adequado e a saúde desempenham um papel importante na determinação da longevidade de uma vaca.
A expectativa de duração da vida natural dos bovinos leiteiros é de aproximadamente vinte anos. No entanto, as melhorias no conforto da vaca, reprodução e seleção genética para aumento da produtividade nas últimas décadas não proporcionaram maior longevidade produtiva dos bovinos leiteiros.
Os animais mais jovens são classificados como dente de leite (DL) ou zero dentes (permanentes), 2 dentes, ou seja a primeira pinça já rompeu a gengiva, sendo animais mais velhos, e sucessivamente como 4 dentes, 6 dentes e 8 dentes ou boca cheia, quanto todos dentes incisivos permanentes romperam a gengiva e ficam ...
Já GETTY (1981) afirmou que em bovinos todos os dentes incisivos estão em desgaste após os 5 anos de idade, sendo que dos 5 aos 10 anos, os dentes incisivos apresentam o chamado nivelamento, com progressão dos médios para os laterais.
Enquanto nos Estados Unidos e países europeus o gado de corte já está pronto para o abate com menos de 2 anos de idade, no Brasil os animais são abatidos, em média, com 3,5 anos para atingir o peso exigido pelos frigoríficos [de 240 quilos (kg) a 330 kg].
O 1º ano de vida de um cão de tamanho médio equivale a 15 anos humanos; O 2º ano para um cão equivale (em média) a cerca de 9 anos para um humano; E depois disso, cada ano humano seria aproximadamente 5 anos para um cachorro.
A idade preconizada para descarte de vacas no Brasil Central é de 10 anos, em função da diminuição progressiva da produção de leite, fazendo com que a matriz desmame bezerros cada vez mais leves.
O ideal para os veterinários que trabalham com gado de leite é que as vacas deem à luz uma vez por ano (a gestação leva nove meses) e tenham lactação de 10 meses, informa a professora. Ou seja, as gestações podem, sim, ser muito frequentes.
Dessa forma, a idade à primeira inseminação tem relação com o peso do animal. Assim, a recomendação para vacas de raças grandes é que a cobrição seja feita aos 15 meses, quando o animal deve ter cerca de 340 quilos, com o parto ocorrendo aos 24 meses, quando o animal deve ter cerca de 550 quilos.
Pelo microscópio os embriões são contados e classificados para saber quais estão viáveis para a transferência. Em média, uma vaca produz 12 embriões em boas condições para serem transferidos.
Mutilações dolorosas. À medida que as vacas ficam mais velhas, elas passam por uma série de mutilações dolorosas: Marcação: os trabalhadores aquecem barras de ferro em fogueiras e queimam a pele das vacas jovens. Essas feridas não tratadas são propícias para o surgimento de infecções.
A longevidade da vaca é influenciada por diversos fatores, incluindo a idade ao primeiro serviço, facilidade de parto, habilidade materna, produção de leite, porte, capacidade de armazenar gordura corporal, capacidade de suportar condições climáticas extremas, firmeza do úbere, solidez do esqueleto, ausência de ...
A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves. Considerando-se 4 anos como a idade média ao primeiro parto, e o descarte aos 10 anos de idade, a vaca deixa, em média, de 4 a 5 bezerros.