E70 e E75. E75 é a mistura de 75% de etanol e 25% de gasolina. Nos Estados Unidos e na Europa é chamado de E85 de inverno, já que a mistura é utilizada em substituição do combustível E85 para evitar problemas no arranque com clima frío, mas ele é vendido como se for E85.
A proporção correta de gasolina e etanol varia de acordo com o modelo do carro e com as especificações do fabricante. Em geral, a mistura mais comum é a de 70% de gasolina e 30% de etanol, conhecida como E30.
O combustível flexível E85 é uma alternativa mais barata à gasolina comum. É feito a partir de uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina e pode ser usado em qualquer veículo projetado para rodar com E85 (pré-instalado pela fábrica ou convertido por nossa solução).
TUDO SOBRE MISTURA DE ETANOL E GASOLINA!! E85,E70,E40 ETC (PARTE 01)
O que é combustível E100?
E100 é o etanol puro, ainda que realmente é etanol hidratado, com até 4,9% de água. Esta mistura é utilizada somente no Brasil pelos veículos que operam com álcool puro, e também é utilizada pelos veículos flex, puro ou misturado com gasolina E20-E27.
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um.
Seja para etanol ou gasolina, os aditivos trazem benefícios efetivos, como o de prolongar a vida útil do motor, promover a economia de combustível e aumentar o desempenho do veículo.
A explicação técnica é que, com o etanol, o módulo determina uma curva de avanço mais acentuada, o que exige um esforço maior do conjunto mecânico e consequentemente, adiciona uns cavalos a mais. Mas a maioria das pessoas também sabem que essa potência a mais é acompanhada de um consumo maior do combustível.
O E85 é um combustível alternativo composto de 85% etanol e 15% gasolina. Ouça o texto abaixo! O etanol é um combustível renovável produzido a partir da fermentação de determinadas plantas, sobretudo do milho e da cana-de-açúcar.
O que acontece se colocar álcool num carro que não é flex?
O etanol combustível encontrado nos postos tem até 5% de água em sua composição. Essa água (inexistente na gasolina, que usa álcool anidro na mistura) irá provocar corrosão e danos em todas as partes do carro que entram em contato com o combustível.
O que acontece se colocar muito aditivo no combustível?
"A aditivação por conta é um dos piores erros possíveis. A gasolina aditivada é colocada na distribuidora e ela controla a quantidade de detergente e dispersantes, mas não vai trazer prejuízo às outras características do combustível. Se você colocar muito, vai prejudicar a energia daquele combustível.
E a resposta é não. Segundo o engenheiro Boris Feldman, não faz sentido aditivar o etanol, pois ele praticamente não forma resíduos carboníferos na câmara de combustão. A explicação é simples: "o que forma o depósito no motor é o carbono presente no combustível.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.
A mistura ideal, ou quimicamente correta, é aquela que após ocorrida a queima, todas as partes de combustível e ar foram utilizadas, não havendo sobra.
Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações. Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.
O que fazer para o carro reconhecer o combustível?
Você pode ainda localizar o corpo de borboleta sob o capô, desplugar o conector, dar partida no carro e plugá-lo novamente. Isso serve para “resetar” o sistema e fazer com que a injeção eletrônica reconheça o novo combustível. Se nada funcionar, é necessário chamar um mecânico munido de um equipamento chamado scanner.
Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.