Para encontrar amizades verdadeiras é preciso ser leal No livro de João, Jesus afirma que “não há maior amor do que dar a vida pelo amigo” (Jo 15, 13). Portanto, a lealdade e a sinceridade são valores inegociáveis em uma amizade cristã.
A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros.
Abençoe e fortalece o convívio principalmente com meus familiares. Peço-te que tua paz reine em cada relacionamento, em especial, nos relacionamentos mais difíceis. Peço-te que haja em minha vida, amigos confiáveis, bondosos e fiéis. Que o amor, a paz e o perdão, fluam livremente entre nós.
A Bíblia diz; “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído” (Provérbios 13: 20). * Devemos escolher bem os nossos amigos.
Jo 15,15). Para Jesus Cristo o verdadeiro amigo é aquele que é capaz de dar a sua vida pelo outro: “não há maior amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13).
Amigos que te aproximam de Deus (estudo bíblico) | # 209
Como orar por amizades?
“Querido Deus, tu me amaste tanto e me ajudaste em cada momento de necessidade que eu enfrentei. Quero agradecer-te em primeiro lugar por seres sempre o meu maior apoio, aquele que me dá coragem e me mostra que o amor incondicional só existe contigo.
Um amigo verdadeiro não mentiria para você nem tentaria fazê-lo mentir. Um amigo verdadeiro fala gentilmente com você e sobre você.Se ele ferir seus sentimentos, um amigo verdadeiro se desculpará e não fará isso de novo. Um amigo verdadeiro vai ouvi-lo. Ele se importa com o que tem a dizer!
Uma dica simples, diz Leaver, é fazer perguntas e escutar ativamente. Isso não quer dizer que você deve sair por aí interrogando pessoas, mas demonstrar interesse genuíno pelo outro. Fazer perguntas e ouvir as respostas pode levar você a um longo caminho no sentido de estabelecer conexões mais significativas.
Parafraseando um pouco o Apóstolo Paulo, a “ [amizade] é sofredora e é benigna. [A amizade] não é invejosa, não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal. [A amizade] nunca falha”. Como acontece com tudo o que é de valor na vida, é no lar que melhor satisfazemos nossa necessidade de ter amigos.
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo.
O que a Bíblia diz sobre pessoas que não tem amigos?
Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe” (Provérbios 27:9-10).
Jesus disse que somos amigos dele: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando” (João 15: 14). Disse mais que não nos chamaria de servos, mas de amigos. A maior prova de sua amizade, Jesus deu a sua vida por nós e não há nada maior do que isto.
Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão.
Do amigo se espera o afeto, o bom senso e a retidão comportamental. O apoio necessário e decidido nos momentos de dificuldades, a solidariedade que não pode faltar. É preciso cuidado, há os que não passam de aproveitadores.
Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?
Jesus nos ensinou que o olhar de Deus não é o da aparência, mas Deus conhece o homem por dentro. Esse é o olhar da verdadeira amizade, quando reconhece a grandeza do amigo por dentro, a grandeza da alma. Por isso a Sagrada Escritura diz que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro (cf. Ec 6,14).
Pergunte a seus amigos se eles têm um lugar para demonstrar sua devoção ao Salvador e convide-os a ir à igreja com você, especialmente em ocasiões como o Natal e a Páscoa. Se eles não são cristãos, pergunte-lhes se gostariam de saber mais sobre Jesus Cristo e os convide a ir com você a uma reunião de adoração cristã.
Algumas caraterísticas da amizade verdadeira segundo a Bíblia são: Amor – o amor é a chave para qualquer bom relacionamento; a verdadeira amizade é firmada no amor fraternal: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Provérbios 17:17).
“Quem encontra um amigo, encontra um tesouro”, diz a Bíblia, “Um amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor. Amigo fiel é bálsamo vital” (Ecl 6,14-16). A Bíblia apresenta a relação de Deus com as criaturas, impregnada de admirável amizade, desde o início da criação, o homem vivia em íntima amizade com Deus.