A fabricação do repelente natural caseiro se deu em forma de loção, seu preparo seguiu os seguinte passos: Tintura 200g da planta seca, 1 litro de álcool comum( para uso externo) a 70%,1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro,1 frasco escuro para acondicionar,1 funil.
Para preparar é preciso apenas cortar a planta em pedaços e colocar com o álcool em um recipiente. Depois de deixar em guardado por sete dias, agitando um pouco todos os dias, protegendo o recipiente com papel-alumínio. Passada a semana, basta distribuir o líquido nos vidros menores e colocar os palitos.
Modo de preparo: 1º) Corte a citronela em pedaços pequenos e coloque no recipiente de vidro com o álcool; 2º) Cubra o recipiente com papel-alumínio e deixe descansar por sete dias.
Como fazer citronela para espantar pernilongos e borrachudos?
Para fazer em casa
Distribua esses recipientes pelos ambientes da casa, como salas e quartos. Os pedaços das folhas espalham a essência pelo local. Deixe macerar 200g de folhas secas e rasuradas de citro- nela em 1L de álcool com concentração de 70% durante 10 dias em um frasco tampado e escuro.
A citronela é conhecida pelo seu uso na fabricação de promáticos. Chamada no Brasil também de capim-eucalipto, capim-citronela e cidró-do-paraguai, a planta possui também uma importante função: repele insetos de forma natural, entre eles, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya.
Citronela, oque é e como preparar seu álcool em duas versões
Como posso fazer uma vela de citronela?
Primeiro, posicione o pavio no centro da forma, passando pelo furo no fundo. Depois, complete com a parafina derretida já misturada ao óleo de citronela. Usando a forma de silicone, você não vai precisar usar o prendedor de pavio. Espere a vela secar, e depois, corte o que sobrou do pavio.
Pode ajudar no alívio de músculos fadigados. Composição: Álcool 70° e Óleo Essencial de Citronela. Precauções: Produto inflamável. Mantenha em local arejado, protegido da luz e do calor.
"Uma alternativa é a citronela, uma planta aromática que bloqueia a sensibilidade olfativa do pernilongo, ou seja, que age também como repelente, e que pode ser utilizada de diferentes maneiras", diz o biólogo.
A fabricação do repelente natural caseiro se deu em forma de loção, seu preparo seguiu os seguinte passos: Tintura 200g da planta seca, 1 litro de álcool comum( para uso externo) a 70%,1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro,1 frasco escuro para acondicionar,1 funil.
O uso de cravo-da-índia como repelente tem origens antigas, sendo muito comum em várias culturas tropicais devido ao seu aroma característico, que incomoda insetos, principalmente mosquitos. Combinado com o álcool, o cravo potencializa seus compostos repelentes, tornando-se uma opção prática e segura para o dia a dia.
Como posso fazer um repelente caseiro para pernilongo?
Misture 100 g de cravo-da-índia com 100 ml de álcool e deixe descansar por 4 dias. Depois, coe, coloque o repelente em um borrifador e use-o em todos os cômodos da casa. Se preferir, passe a mistura no piso, com o auxílio de um pano de chão.
½ xícara de água. ½ xícara de álcool de cereais ou álcool 70% 50 a 60 gotas de óleo essencial de citronela. 30 gotas de óleo essencial de eucalipto limão (opcional para reforçar a eficácia)
Para fazer o difusor caseiro, é preciso colher as folhas frescas, cortar em tamanhos de 2 cm e colocar o máximo que couber dentro de um pote escuro de boca larga. Caso não seja escuro, o recipiente pode ser encapado com papel alumínio.
“A lavanda solta um odor que é desagradável para o mosquito e o repele, além do mais, ela atrai predadores do mosquito Aedes, como exemplo, as libélulas”, explica, acrescentando que a citronela não é tóxica e deixa um cheiro que agrada os humanos e é insuportável para os insetos.
Para o preparo do aromatizador caseiro com ação repelente é necessário um frasco de vidro com tampa, folhas frescas picadas de citronela (um punhado) e álcool 70º GL. O álcool e as folhas picadas devem ser colocados dentro do frasco de vidro e então o frasco deve ser tampado.
Pode ser consumido na forma de chá. Umas três folhas picadas para meio litro de água. Ferver a água e adicionar as folhas picadas, deixar ferver por 3 minutos, desligar e deixar abafada por uns 10-15 minutos. As folhas podem ser maceradas e esfregadas diretamente na pele como repelente.
Para a composição do repelente utiliza-se 150ml de óleo corporal, 150ml do extrato obtido da citronela, 350ml de álcool e 350 de água destilada ou mineral e 10g de cravo da índia, depois coloca no borrifador e o produto pode ser utilizado como repelente natural.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
Segundo o Tua Saúde – portal de informações de saúde do Grupo Rede D'Or -, o consumo da citronela na forma de chá pode ter um efeito irritativo, desta forma seu uso não é recomendado para consumo por via oral, além de não estar na lista de plantas medicinais e fitoterápicos regulamentados pela ANVISA.