Como fazer o eSocial pela primeira vez?

Para realizar o cadastro no eSocial, é preciso validar os dados do empregador, o que é feito informando o CNPJ ou o CPF. Acesse a página de cadastro do eSocial. Com relação aos funcionários da empresa, a validação é feita ao se cadastrar o CPF e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) de cada um deles.
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Como fazer o primeiro cadastro no eSocial?

Como realizar a admissão eSocial: passo a passo
  1. Acesse o site do eSocial;
  2. Utilize o certificado digital para fazer login no sistema;
  3. Clique “Empregado” e em seguida em “Admitir/Cadastrar”;
  4. Faça o preenchimento dos dados do profissional;
  5. Salve após a conclusão do preenchimento;
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Quem cadastra o eSocial?

As Empresas e o Empregador Pessoa Física poderão acessar o eSocial por meio do login do Gov.br, sendo necessário o cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no Portal Gov.br (será exigido o tipo de selo “Certificado Digital”). Ressalte-se que o cadastramento é realizado uma única vez.
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Onde eu consigo tirar o eSocial?

O Portal Gov.br compõe a Plataforma de Cidadania Digital, instituída pelo Decreto nº 8.936, de 2016, onde os serviços públicos prestados pelo Governo federal serão disponibilizados de maneira centralizada.
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Quanto custa para fazer o eSocial?

Qual o custo do eSocial Doméstico para o empregador doméstico? O custo do eSocial para o empregador doméstico é: 8,0% de contribuição patronal previdenciária (INSS do empregador);
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eSocial SST - Passo a Passo

Qual o valor do eSocial para um salário mínimo 2024?

O Decreto 11.864/2023 reajustou o valor do salário mínimo para R$ 1.412,00 (mil quatrocentos e doze reais), a partir de 1º de janeiro de 2024.
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É obrigatório ter eSocial?

Sim, a obrigatoriedade do eSocial vale para todas as empresas. Desde janeiro de 2018, a adoção do sistema é obrigatória para empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões no ano de 2016. A substituição GFIP, FGTS e o SST para essas empresas, entretanto, passam a valer somente em 2019.
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Quais documentos necessários para eSocial?

Cópia do RG. Cópia do CPF. Carteira de trabalho (física ou digital) Número do PIS/Pasep.
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O que é eSocial e como tirar?

O que é? O eSocial é o sistema utilizado pelo empregador para registrar eventos e cumprir obrigações decorrentes de relações de trabalho. O Portal do eSocial dá acesso aos dois módulos web disponíveis: Módulo Simplificado e Módulo Web Geral.
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Como gerar eSocial?

Para emitir o documento, siga estes passos:
  1. Cadastro no sistema. ...
  2. Preenchimento das informações. ...
  3. Validação das informações. ...
  4. Envio das informações. ...
  5. Acompanhamento e correções. ...
  6. Omissão de informações ou atraso no envio. ...
  7. Informações incorretas ou incompletas. ...
  8. Falta de conformidade com as obrigações trabalhistas e previdenciárias.
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Como saber se eu tenho cadastro no eSocial?

Como fazer consulta de qualificação cadastral eSocial?
  1. Acessar o Portal do eSocial;
  2. Clique em “Consulta Qualificação Cadastral on-line”;
  3. Insira os dados dos trabalhadores (nome, data de nascimento, PIS e CPF);
  4. Clique em consultar.
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Onde emitir eSocial?

O DAE deve ser emitido pelo empregador doméstico diretamente do sistema eSocial. O eSocial para o empregador doméstico é uma solução web para prestação de informação simplificada e online, por meio do endereço www.gov.br/esocial ou através do App para dispositivos móveis (celulares e tablets).
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Como fazer admissão no eSocial?

Acesse: Central eSocial aba Agendados para envio, localize o S-2200 do funcionário cadastrado e clique em: "Opções - Enviar agora". Para acompanhar o retorno deste envio, acesse a aba Andamento dos eventos e aguarde o retorno do portal eSocial.
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Qual o prazo para iniciar o cadastramento no eSocial?

O envio do evento de admissão no eSocial precisa ser feito até 24 horas antes do início das atividades do trabalhador. Esse prazo vale para o evento S-2200, que é o registro de novos colaboradores.
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Quem pode ser registrado pelo eSocial?

A admissão no eSocial é uma obrigação legal para todas as empresas e empregadores domésticos. Realizar o registro das informações no sistema traz diversas vantagens, como a redução da burocracia e melhoria na gestão dos dados.
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Como emitir dados cadastrais no eSocial?

Como acessar a plataforma do eSocial

Para realizar a qualificação cadastral, acesse o portal do eSocial. Ao entrar, role até o final da página e encontre duas opções: Qualificação cadastral online: para consulta individual de colaboradores, permitindo até 10 pesquisas por vez.
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Quem tem que declarar eSocial?

Formalizada a relação, a legislação ainda obriga o empregador a realizar o recolhimento de imposto por meio do eSocial, onde é emitido o DAE (Documento de Arrecadação do eSocial). Esse documento será fundamental para a declaração completa do imposto de renda, evitando a malha fina e demais penalidades.
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O que devo enviar para o eSocial?

As obrigações referentes ao eSocial em 2023 para as empresas obrigadas incluem, resumidamente: Envio de eventos periódicos: as empresas devem enviar regularmente informações sobre remuneração, contribuições previdenciárias, FGTS e outras informações trabalhistas por meio de eventos periódicos.
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Onde tirar o comprovante do eSocial?

O primeiro passo para ter acesso ao seu recibo do eSocial é entrar no site para acesso geral por meio do link https://login.esocial.gov.br/login.aspx. Note que você terá duas opções: Módulo Simplificado e Módulo Web Geral. O Simplificado é para MEI, segurados especiais e empregadores domésticos.
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Quem tem que preencher o eSocial?

Isso significa que trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício terão suas informações registradas no eSocial.
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Qual documento substitui o eSocial?

CTPS Digital substitui a de papel para os vínculos de empregadores já obrigados ao eSocial.
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Para que as empresas pedem o eSocial?

O eSocial é uma plataforma que foi criada pelo governo federal em novembro de 2018, e serve para facilitar e minimizar a burocracia das empresas ao reportarem informações sobre seus funcionários. Em outras palavras, é o sistema de escrituração digital (das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas).
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O que acontece se não fizer o eSocial?

Trabalhadores sem registro

Caso a organização não registre o funcionário e não informe o eSocial, pode receber uma multa de até R$ 800 por colaborador. Em caso de reincidência, o valor da multa eSocial pode chegar a R$ 6 mil.
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Onde faz o eSocial?

A legislação que rege o projeto eSocial e outros documentos de orientação podem ser obtidos na área de downloads do site, na pasta FGTS – eSocial.
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Quem é MEI precisa enviar eSocial?

Apenas os MEI que possuem empregado ou que contrataram trabalhador sem vínculo deverão prestar estas informações ao eSocial. Se o microempreendedor não se enquadra nessas condições, não precisará informar dados neste sistema.
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