Tratamento: – lavagem dos cabelos com shampoos e aplicação de loções específicos para pediculose. Em alguns casos pode ser necessária a medicação oral, prescrita por médico dermatologista; – remoção total dos piolhos e lêndeas com pente fino ou manualmente, um por um, pois os medicamentos não matam os ovos do parasita.
Lavar cabeça diariamente evitando deixar os cabelos úmidos e prender os cabelos somente quando estiverem secos. Inspecionar a cabeça diariamente a procura de piolhos e lêndeas. Passar assiduamente o pente fino para retirar piolhos e ninfas (piolhos em desenvolvimento). Não entrar em contato com pessoas infestadas.
Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.
Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.
O aroma da citronela é um dos principais responsáveis por manter o afastamento dos parasitas. Os produtos da linha Arruda e Citronela são hipoalergênicos e dermatologicamente testados..
Getting out all most of lice from brown hair - How to remove lice from her head
O quê piolhos odeiam?
Azeite: como alternativa ao vinagre, pode passar o pente com azeite cuja consistência pegajosa ajudará a capturar as lêndeas e os piolhos facilitando a sua eliminação. Óleo de neem: este óleo é pesticida, espalhando algumas gotas na linha do cabelo permite que você mantenha os piolhos longe.
– lavagem dos cabelos com shampoos e aplicação de loções específicos para pediculose. Em alguns casos pode ser necessária a medicação oral, prescrita por médico dermatologista; – remoção total dos piolhos e lêndeas com pente fino ou manualmente, um por um, pois os medicamentos não matam os ovos do parasita.
O calor do secador e da chapinha, por exemplo, pode até matar os piolhos adultos, mas não tem efeito sobre as lêndeas, que vão eclodir em pouco tempo e reinfestar a cabeça da criança.
Escovas de cabelo, prendedores, lenços, bandanas, capacetes, chapéus e bonés, por exemplo, podem proporcionar a disseminação da doença. A pediculose da cabeça é muito comum em crianças em fase escolar, uma vez que elas costumam ter contato próximo com os colegas, o que facilita o contágio.
Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias. Pode ser utilizada por crianças com peso acima de 15 kg. Associar sulfametoxazol-trimetoprim (10 mg/kg/dia de trimetoprim, 2 vezes ao dia, por 10 dias) ao uso da permetrina 1%, aumentando a eficácia de 72% para 95%.
Piolho se alimenta de sangue, não da sujeira do cabelo. Por que adultos não pegam piolho? Pegam sim, mas o contato entre as cabeças de crianças é maior, facilitando o contágio.
A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.
A infestação de piolhos é uma infestação parasitária da pele, causada por pequenos insetos sem asas. A infestação de piolhos acontece mais frequentemente através do contato pessoal próximo. As pessoas com piolhos geralmente apresentam coceira intensa.
A principal recomendação para evitar a infestação por piolhos é não compartilhar itens de uso pessoal. Em escolas, principalmente creches e de educação infantil, há bastante proximidade e contato físico entre as crianças, já que é comum elas brincarem juntas e compartilharem itens pessoais, como acessórios de cabelo.
A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.
O que é piolho? O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça. O pior, é que quando aparece um na certa muitos outros vêm por aí, pois uma única fêmea pode por até 140 ovos, chamados de lêndeas.
O vinagre aqui tem o papel de amolecer os ovos (ou lêndeas). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se colocar essas escovas de cabelos (e outros objetos contaminados) dentro da água por 10 minutos para matar o piolho. Os tratamentos mais modernos incluem sabonetes, loções e outros tipos de remédios.
Os piolhos que atingem os humanos (Pediculus humanus) são pequenos parasitas não alados (sem asas) que se alimentam de sangue. Por causa da sua preferência por ambientes quentes, escuros e úmidos, eles se instalam nos cabelos e pelos, onde colocam seus ovos, chamados de lêndeas.
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas. 1 copo de vinagre de maçã; 1 copo de água morna.
“Lavar os cabelos com Coca-Cola, sal e outras soluções não tem eficácia comprovada. Usar produtos como querosene e inseticida, além de tudo, torna-se arriscado para a criança”, alerta a pediatra. Andréa lembra que a pediculose não está relacionada à falta de higiene, porque o uso de xampu comum não elimina o problema.
Para acabar com os piolhos, a recomendação da Fiocruz inclui aqueles xampus e loções específicas contra o inseto, mas também o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas.
Algumas boas estratégias para eliminar os piolhos e as lêndeas são lavar o cabelo com chá forte de arruda, aplicar spray de citronela, álcool canforado ou até mesmo óleos essenciais no couro cabeludo.
Outro dos melhores penteados para manter os piolhos longe são as tranças, e o melhor é que existem tranças para todos os gostos e estilos. Pode fazer 1 trança tradicional, são daquelas que começam na nuca e vai até a ponta dos cabelos. Pode ser no meio da cabeça ou na lateral.
O inseto não diferencia idade, raça ou nível socioeconômico. Ou seja, todas as pessoas podem pegar piolho em algum momento. As crianças em idade escolar, no entanto, estão mais propensas por causa do contato mais próximo. As meninas também têm mais chances, pois costumam trocar escovas, pentes e acessórios de cabelo.