Para produzir o extrato de própolis, o apicultor deve realizar a raspagem da colmeia, o que é feito a cada 15 dias e preferencialmente na primavera. Depois, ele é filtrado para retirar as impurezas e macerado com álcool. Após outras etapas produtivas, alcança-se a formulação final, com a concentração desejada.
- Fazer o preparo do extrato de própolis, com 0,5Kg de própolis e 1L de álcool e a cera - Misturar os ingredientes, colocar esta mistura em recipiente fechado durante 20 dias em temperatura ambiente. Para fazer a mistura é necessário um recipiente com a boca larga. - Durante este período, agitar a mistura diariamente.
O própolis pode ser usado diariamente. Geralmente, é indicado consultar um médico ou um profissional de saúde para saber a quantidade e a frequência ideal para o uso de própolis. A forma de uso também pode variar: é comum que seja ingerido puro ou diluído em água ou chá.
Em um becker adicionam-se 500 ml de água desionizada e 100 gramas de própolis bruta triturada em liquidificador. Aguardar 24 horas. Aquece-se a mistura em banho termostatizado com água a 80ºC, por duas horas.
Para adultos é recomendável ingerir de 10 a 20 gotas, diluídas em meio copo de água, suco, chá ou café. Para as crianças de 1 a 12 anos, recomenda-se ingerir de 5 à 10 gotas diluídas em meio copo de água, suco, chá ou café.
Nas primeiras 48 horas de contato, o extrato evitou a proliferação e também aumentou a taxa de apoptose das unidades doentes. Yahima, porém, é cautelosa quanto às conclusões. “A própolis tem potencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.
A própolis verde ganha a cada dia mais fama por destruir bactérias, fungos, vírus, aumentar as defesas e proteger a pele dos pacientes em tratamento de radioterapia, evitando as radiodermites.
Se for comprar pela internet e desconfiar que o produto não seja verdadeiro, não hesite em fazer perguntas precisas aos vendedores; Dê preferência à produtos de empresas reconhecidas no mercado, como a Apis Flora, por exemplo; Verifique se na embalagem do produto há o selo do S.I.F.
Quem tem pressão alta pode tomar extrato de própolis?
A própolis vermelha brasileira apresenta grande teor de compostos fenólicos em sua constituição química, dentre os quais destacam-se as isoflavonas, metabólitos com efeitos benéficos para doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão.
Isso porque a própolis contém bioflavonoides – substâncias que promovem a melhora da função do fígado – que ajudam a desintoxicar o organismo e proteger os tecidos do órgão da ação dos radicais livres, explica a nutricionista Solange Hypolito, da rede Dr Consulta.
Como usar o Própolis? Pingar 1mL (20 gotas) em um copo seco e acrescentar 50mL (1/4 de copo) de água, leite ou chá quente (aproximadamente 60ºC). Adequar até amornar para uso. Pode-se adoçar com mel.
Além disso, as cápsulas oferecem a vantagem de poderem ser ingeridas facilmente, sem a necessidade de lidar com o sabor ou aroma característicos da própolis líquida. Portanto, para aqueles que preferem evitar o sabor forte ou buscam uma forma mais conveniente de consumir própolis, as cápsulas são uma ótima escolha.
Caso queira utilizar a própolis para ajudar a amenizar problemas respiratórios, você pode colocar algumas gotas de extrato de própolis em soro ou água fervida e fazer inalações com o vapor.
Além disso, o própolis possui contra indicação para pessoas que possuem alergia a abelhas ou algum outro componente presente na fórmula do produto. Outros grupos que precisam prestar atenção e apenas utilizar a substância após orientação médica são grávidas e lactantes.
Outro fator que contribui para que o extrato de própolis auxilie no tratamento da gastrite é sua ação antibactericida. A inibição de crescimento de Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, foi observada por alguns estudiosos como Ohsugi et al.
A própolis verde é considerada o tipo mais completo de própolis, contendo mais de 300 substâncias, incluindo resinas, pólens, óleos essenciais e minerais.
Qual a diferença entre o extrato de própolis e o própolis verde?
O que cada um tem de melhor? 🐝 O Própolis Verde diferencia-se pela presença dos compostos fenólicos Artepelin C e Bacarina, bioativos que protegem o corpo contra o ataque de fungos, bactérias e outros microrganismos.
A opção de própolis sem álcool possui as mesmas propriedades, o que o diferencia do própolis com álcool é a absorção no organismo. No casos das pessoas que têm restrição à ingestão de álcool, essa é a melhor opção. O própolis sem álcool diluído em água é ideal para quem tem doenças no fígado, crianças e gestantes.
Quantas gotas de própolis um adulto deve tomar por dia?
A ingestão de própolis recomendada pelos fabricantes geralmente varia entre 15 a 30 gotas por dia. No entanto, é aconselhado sempre consultar um médico ou um profissional de saúde especializado no uso dessa resina antes de fazer uso.
Apesar de não ser produzido pelas abelhas para ser alimento, o própolis tem densa carga nutricional, contendo cobre, manganês, cálcio, ferro, vitaminas C e E, ácidos fenólicos e flavonoides, explica a nutricionista Andressa Troles, do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba.
O Extrato De Própolis Verde Apis Flora é a compra ideal para tratar e prevenir infecções como bronquite, infecções intestinais, resfriados, inchaços e úlceras gástricas.
O efeito do própolis tem se revelado altamente inibitório para determinados gêneros, tais como Streptococcus, Staphylococcus, Bacillus e Mycobacterium, sendo parcialmente efetivo ou inativo em relação a outros gêneros como Pseudomonas, Escherichia, Klebsiella, Proteus e Salmonella (Prado Filho et al., 1962; Grange & ...
O que acontece se eu tomar própolis todos os dias?
O consumo diário via oral do Extrato de Própolis pode ajudar a combater aftas e prevenir que elas surjam com frequência, além de reduzir a inflamação da gengiva, auxiliando nos casos de gengivite, e controlar as cáries.
Conclusões: O uso tópico da própolis verde mostrou ação cicatrizante e anti-inflamatória após lesão corneana induzida por álcali; mantendo o padrão de migração neutrofílica.