Como fazer um acordo com a empresa estando grávida?

Identifique seus objetivos: Antes de iniciar uma conversa com a empresa, é importante que a gestante defina seus objetivos e necessidades específicas. Pode ser que você queira solicitar ajustes nas condições de trabalho, flexibilidade de horários ou mesmo discutir a possibilidade de um acordo financeiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou grávida e quero fazer um acordo com a empresa.?

Toda gestante tem o direito à estabilidade provisória, que inicia desde a confirmação da gravidez até o 5º mês após o parto. Mas fique atenta: para garantir esse direito, a trabalhadora precisa comunicar a empresa sobre a sua gestação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em engeladvogados.com.br

Pode ser feito acordo trabalhista com gestante?

Quanto à rescisão por acordo, nos moldes do art. 484-A da CLT, a jurisprudência tem admitido a sua aplicação aos contratos de gestantes, sem a participação do ente sindical.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlf.adv.br

Estou grávida e quero sair da empresa. O que fazer?

Sim, a empregada gestante pode pedir demissão durante o período de estabilidade provisória. No entanto, para que essa demissão tenha validade legal, é necessário que seja feita por livre e espontânea vontade, sem qualquer tipo de vício de consentimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou grávida e não quero voltar a trabalhar. O que fazer?

Consulte um profissional: Procure orientação de um advogado especializado em direito do trabalho ou um consultor financeiro, se necessário. Esses profissionais podem ajudar a esclarecer seus direitos e fornecer orientações personalizadas com base em sua situação específica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Empregada gestante pode fazer acordo com a empresa???

Como conseguir ser afastada do trabalho na gravidez?

A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e salário. Ela deve notificar o(a) seu(sua) empregador(a) da data do início do afastamento do trabalho, mediante atestado médico, que poderá ocorrer entre o 28º dia antes do parto até a data da sua ocorrência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bosqueadvogados.com.br

O que fazer quando engravida e precisa parar de trabalhar?

Licença-maternidade

De fato, quando falamos em lei trabalhista para gestante, a licença-maternidade é o direito mais conhecido. Ele é assegurado no pós-parto e garante o afastamento remunerado das atividades de trabalho por um período mínimo de 120 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.convenia.com.br

Qual a nova Lei para gestantes em 2024?

Foi sancionada a Lei nº 14.925, de 17 de julho de 2024, que prorroga prazos de conclusão de cursos e programas para estudantes e pesquisadores da educação superior em casos de parto, nascimento de filhos, adoção ou guarda judicial. As instituições devem ajustar prazos, garantindo um mínimo de 180 dias de prorrogação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Estou grávida e não quero continuar trabalhando.?

De acordo com a legislação brasileira, a gestante que pede demissão perde o direito à estabilidade provisória no emprego e ao salário-maternidade. No entanto, você ainda tem direito a receber as verbas rescisórias, como o saldo de salário, férias proporcionais e 13º salário proporcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rwtech.com.br

Qual o valor da multa por demissão de grávida?

Além dos salários, desde o dia da despedida até cinco meses após o parto, devem ser pagos o décimo terceiro, férias com adicional de um terço, FGTS e multa de 40%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Estou grávida e cansada, posso pegar atestado?

Se durante a gestação a mulher apresentar alguma condição médica que a obrigue a se ausentar do trabalho, ela tem o direito, como qualquer outro funcionário que apresente problemas de saúde, de ter uma licença médica remunerada, mediante atestado médico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.cordvida.com.br

Estou grávida e quero pedir demissão. Quais meus direitos?

Sim, no caso de dispensa da trabalhadora, caso ela comprove estar grávida, terá o direito de ser reintegrada ao emprego ou, se preferir, receber uma indenização correspondente ao período de gravidez e licença maternidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a carga horária de uma gestante no trabalho?

Por lei, não existe uma quantidade fixa de horas por dia que uma colaboradora grávida pode trabalhar durante a gestação. Em vez disso, a legislação trabalhista foca em garantir que, enquanto estiverem no trabalho, o ambiente seja seguro e não prejudicial à sua saúde ou do bebê.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Estou de licença-maternidade, posso fazer acordo com a empresa?

Sim, mas caso você peça demissão é preciso entender que você irá receber menos direitos. Nesta situação, o recomendado é conversar com a empresa e pedir uma demissão por mútuo acordo, valendo ressaltar que a empresa não é obrigada a aceitar o acordo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dcastro.adv.br

Estou grávida, posso pedir afastamento do trabalho?

Em ambos os casos, esse período pode ser iniciado até 28 dias antes da data prevista para o parto, o que significa que, em média, é possível se afastar do trabalho a partir das 32 semanas de gestação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.portalpos.com.br

O que a empresa pode exigir da gestante?

(Lei nº 9.799 de 26 de maio de 1999, incluída na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho). A gestante, também tem o direito à licença– maternidade de 120 dias com o pagamento do salário integral e benefícios legais a partir do oitavo mês de gestação (LEI nº 10.421 de 15 de abril de 2002, art. 392 da CLT).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nieg.ufv.br

Estou grávida e não quero mais trabalhar. O que fazer?

Se você pediu demissão e depois descobriu que estava grávida, pode solicitar a reintegração ao seu posto de trabalho. Caso a empresa não possa reintegrá-la, ela deverá indenizá-la e pagar um valor de multa por demitir gestante. Importante: O prazo para a reintegração é de até 60 dias após a demissão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Quando é o ideal para se afastar do trabalho na gravidez?

A licença-maternidade poderá ocorrer a partir do 8º mês da gestação, entre o 28º dia antes da data provável do parto e o dia da ocorrência deste, com duração de 120 dias, sem prejuízo do emprego, dos salários e dos demais benefícios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufrgs.br

Estou grávida e pedir demissão. Tenho direito ao salário maternidade?

A resposta é sim. Mesmo que a gestante tenha decidido sair do emprego, ela continua a ter direito ao salário-maternidade, que é pago pelo INSS, desde que ela tenha cumprido o período mínimo de contribuição previdenciária. Isso significa que, ao pedir demissão, a gestante não perde o direito à licença-maternidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ambitojuridico.com.br

Quanto é o salário maternidade em 2024?

Para aquelas que estão empregadas, o valor do salário maternidade será exatamente igual ao seu salário atual na empresa. Para empregadas domésticas, o valor será do último salário de contribuição pago pela Previdência Social. Para seguradas especiais, o valor será de um salário-mínimo, que em 2022 foi de R$1.212.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acordocerto.com.br

Estou grávida e quero sair da empresa.?

Portanto, se você quer sair do emprego e não quer perder os direitos do período da estabilidade provisória enquanto gestante, procure uma advogada trabalhista para poder analisar a sua situação e saber se no seu caso poderá ser ajuizada a ação de rescisão indireta ou tentar intermediar um acordo de distrato trabalhista ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em britoebarroadvocacia.com

Qual o prazo para avisar a empresa que está grávida?

Porém, a mulher tem apenas 30 dias para informar a gravidez à empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou grávida e passando muito nervoso no trabalho.?

Consulte um profissional de saúde mental:

Um psicólogo ou psicoterapeuta poderá fornecer suporte adequado e estratégias para lidar com o estresse e as emoções relacionadas ao ambiente de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que dá justa causa para gestantes?

Sim. A gestante pode ser demitida por justa causa quando há um motivo grave, e este seja comprovado por meio de processo administrativo. Os motivos que podem levar à demissão por justa causa da mulher grávida e outros trabalhadores são: Ato de improbidade (roubo, fraude, desonestidade)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Pode dar advertência para grávida?

Em caso de impossibilidade de comparecer ao trabalho, a gestante deve sempre comunicar e justificar sua ausência por meio de atestado médico. Se acaso não o faça, é possível, e deverá ser aplicada advertência e o devido desconto. Obviamente que apenas uma falta não justifica a demissão por justa causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br