Formatação do relatório nas normas da ABNT
- Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman.
- Tamanho da fonte: 12.
- Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
- Alinhamento do texto: Justificado.
- Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm.
- Tamanho da fonte em textos especiais*: 10.
Como fazer um relatório conforme ABNT?
1) Nome e endereço da instituição responsável; 2) Número do relatório; 3) ISSN (se houver), elaborado conforme a ABNT NBR 10525; 4) Título e subtítulo (se houver); 5) Classificação de segurança (se houver); Segunda, terceira e quarta capas: recomenda-se não inserir informações.Como iniciar um relatório exemplo?
Inicie o texto com uma apresentação sobre o autor, tema, atividade realizada e objetivo do relatório. Apresente as referências que influenciaram tanto a atividade prática quanto a produção do relatório. Nos casos de relatórios críticos, pode-se apontar quais teorias e conceitos embasaram o posicionamento do autor.Como se faz um relatório simples?
Como fazer um relatório simples e eficiente?
- Identifique o objetivo do relatório.
- Colete os dados.
- Analise os dados.
- Crie o relatório.
- Apresente as conclusões.
Quais são as normas para elaboração de um relatório?
- Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
- Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
- Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
- Descrição das atividades. ...
- Resultados. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Referências bibliográficas.
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO de acordo com a NORMA ABNT: exemplo no WORD passo a passo
O que é obrigatório em um relatório?
CONCLUSÃO (Obrigatório)Consiste na parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses, bem como as sugestões relativas ao estudo.
Em que ordem deve aparecer os elementos do relatório?
A estrutura de um relatório deve seguir a seguinte ordem(Adaptado de SANTOS, 2003).
- Folha de rosto.
- Sumário.
- Introdução.
Como deve ser a introdução de um relatório?
A introdução deve conter a informação essencial à compreensão do trabalho. A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental. Poderá ser uma breve explicação do princípio científico estudado ou então uma referência aos produtos/materiais que estão a ser testados.O que é um relatório acadêmico?
O relatório de atividade acadêmica é um documento escrito no qual se descrevem, sistematicamente, os passos de desenvolvimento de um tema e das atividades junto à comunidade ou da pesquisa científica.Como finalizar um relatório exemplo?
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
- Seja breve e vá direto ao ponto.
- Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
- Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
- Ressalte a ideia principal.
- Incentive o leitor a agir ou refletir.
- Evite clichês.
Como se começa a introdução?
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.O que se escreve na introdução?
Introdução é a abertura de um texto — ou seja, é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo. Mesmo que óbvio para muitos, vale ressaltar que fazer uma introdução não é o mesmo que resumir um texto.Como fazer a capa de um relatório?
Sendo assim, sua capa de relatório deve incluir:
- Título do relatório.
- Subtítulo.
- Autor.
- Título do trabalho do autor.
- Nome/Logotipo da empresa.
- Data de Conclusão/Submissão.
Como formatar um trabalho nas normas da ABNT 2023?
Dicas para configurar o word nas normas da ABNT 2023
- Escolha a fonte Times New Roman ou Arial;
- Defina o tamanho da fonte como 12 ;
- Se você precisar inserir citações, referências, legendas ou tabelas, o tamanho da fonte deve ser reduzido para 10 pontos;
- Ajuste o espaçamento entre linhas para 1,5 no corpo do texto;
Como configurar o Word de acordo com as normas da ABNT?
1 – No documento que deseja configurar, clique no menu “Layout”. 2 – Escolha a opção “Margens” e clique em “Margens Personalizadas”. 3 – Na janela que vai se abrir, coloque os valores de tamanho das margens conforme as normas da ABNT.Quantas Páginas Deve Ter um relatório acadêmico?
2.4. Quanto ao Número de Páginas - o relatório deve conter, no mínimo, 20 páginas. 2.5. Quanto ao Conteúdo: TÍTULO.Como começar um relatório acadêmico?
Passo a passo para elaborar um relatório acadêmico
- Defina o objetivo e o tema: Antes de começar a escrever, é fundamental ter clareza sobre o objetivo e o tema que será abordado. ...
- Realize a pesquisa e colete dados: Se o relatório for baseado em pesquisa, colete dados relevantes para a sua análise.
Qual a linguagem utilizada no relatório?
Vale ressaltar que o relatório está entre os gêneros textuais. A linguagem precisa ser de for clara, objetiva, concisa e, em geral, seguir os padrões de norma culta.Como iniciar a conclusão de um relatório?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que deve constar em um relatório de pesquisa?
Motivo de realização do trabalho; Metodologia utilizada; • Principal resultado; • Principal conclusão. Palavras (ou um grupo delas) que descrevem o tema de um site ou o assunto de um texto.Como finalizar o relatório do aluno?
No final do relatório, é importante fazer uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do documento. Destaque as habilidades e competências desenvolvidas pela criança, bem como os aspectos positivos e desafios enfrentados ao longo do período avaliado.Como fazer um relatório técnico passo a passo?
O que deve conter em um relatório técnico?
- Dados da empresa responsável pela realização do serviço;
- Dados do cliente;
- Dados do ativo ou equipamento;
- Local de realização do serviço;
- Horário de início e finalização do serviço;
- Tempo total de realização do serviço;
- Descrição dos serviços realizados e valores envolvidos;
Quais são as principais normas da ABNT?
Normas ABNT para TCC e Monografia ✍️ [Resumo]
- Folha: tamanho A4;
- Capa (NBR 14724);
- Folha de aprovação;
- Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda. ...
- Fonte: Arial ou Times New Roman ou Arial (tamanho 12) em cor preta;
- Itálico: usa-se em palavras e expressões de outros idiomas;