Como fazer um relatório de acordo com as normas da ABNT?

Formatação do relatório nas normas da ABNT
  1. Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman.
  2. Tamanho da fonte: 12.
  3. Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
  4. Alinhamento do texto: Justificado.
  5. Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm.
  6. Tamanho da fonte em textos especiais*: 10.
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Como fazer um relatório conforme ABNT?

1) Nome e endereço da instituição responsável; 2) Número do relatório; 3) ISSN (se houver), elaborado conforme a ABNT NBR 10525; 4) Título e subtítulo (se houver); 5) Classificação de segurança (se houver); Segunda, terceira e quarta capas: recomenda-se não inserir informações.
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Como iniciar um relatório exemplo?

Inicie o texto com uma apresentação sobre o autor, tema, atividade realizada e objetivo do relatório. Apresente as referências que influenciaram tanto a atividade prática quanto a produção do relatório. Nos casos de relatórios críticos, pode-se apontar quais teorias e conceitos embasaram o posicionamento do autor.
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Como se faz um relatório simples?

Como fazer um relatório simples e eficiente?
  1. Identifique o objetivo do relatório.
  2. Colete os dados.
  3. Analise os dados.
  4. Crie o relatório.
  5. Apresente as conclusões.
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Quais são as normas para elaboração de um relatório?

  • Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  • Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  • Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  • Descrição das atividades. ...
  • Resultados. ...
  • Discussão. ...
  • Conclusão. ...
  • Referências bibliográficas.
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RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO de acordo com a NORMA ABNT: exemplo no WORD passo a passo

O que é obrigatório em um relatório?

CONCLUSÃO (Obrigatório)

Consiste na parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses, bem como as sugestões relativas ao estudo.
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Em que ordem deve aparecer os elementos do relatório?

A estrutura de um relatório deve seguir a seguinte ordem(Adaptado de SANTOS, 2003).
  • Folha de rosto.
  • Sumário.
  • Introdução.
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Como deve ser a introdução de um relatório?

A introdução deve conter a informação essencial à compreensão do trabalho. A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental. Poderá ser uma breve explicação do princípio científico estudado ou então uma referência aos produtos/materiais que estão a ser testados.
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O que é um relatório acadêmico?

O relatório de atividade acadêmica é um documento escrito no qual se descrevem, sistematicamente, os passos de desenvolvimento de um tema e das atividades junto à comunidade ou da pesquisa científica.
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Como finalizar um relatório exemplo?

Como fazer uma conclusão em 6 passos:
  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.
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Como se começa a introdução?

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.
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O que se escreve na introdução?

Introdução é a abertura de um texto — ou seja, é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo. Mesmo que óbvio para muitos, vale ressaltar que fazer uma introdução não é o mesmo que resumir um texto.
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Como fazer a capa de um relatório?

Sendo assim, sua capa de relatório deve incluir:
  1. Título do relatório.
  2. Subtítulo.
  3. Autor.
  4. Título do trabalho do autor.
  5. Nome/Logotipo da empresa.
  6. Data de Conclusão/Submissão.
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Como formatar um trabalho nas normas da ABNT 2023?

Dicas para configurar o word nas normas da ABNT 2023
  1. Escolha a fonte Times New Roman ou Arial;
  2. Defina o tamanho da fonte como 12 ;
  3. Se você precisar inserir citações, referências, legendas ou tabelas, o tamanho da fonte deve ser reduzido para 10 pontos;
  4. Ajuste o espaçamento entre linhas para 1,5 no corpo do texto;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Como configurar o Word de acordo com as normas da ABNT?

1 – No documento que deseja configurar, clique no menu “Layout”. 2 – Escolha a opção “Margens” e clique em “Margens Personalizadas”. 3 – Na janela que vai se abrir, coloque os valores de tamanho das margens conforme as normas da ABNT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em microlins.com.br

Quantas Páginas Deve Ter um relatório acadêmico?

2.4. Quanto ao Número de Páginas - o relatório deve conter, no mínimo, 20 páginas. 2.5. Quanto ao Conteúdo: TÍTULO.
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Como começar um relatório acadêmico?

Passo a passo para elaborar um relatório acadêmico
  1. Defina o objetivo e o tema: Antes de começar a escrever, é fundamental ter clareza sobre o objetivo e o tema que será abordado. ...
  2. Realize a pesquisa e colete dados: Se o relatório for baseado em pesquisa, colete dados relevantes para a sua análise.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lendo.org

Qual a linguagem utilizada no relatório?

Vale ressaltar que o relatório está entre os gêneros textuais. A linguagem precisa ser de for clara, objetiva, concisa e, em geral, seguir os padrões de norma culta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Como iniciar a conclusão de um relatório?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
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O que deve constar em um relatório de pesquisa?

Motivo de realização do trabalho; Metodologia utilizada; • Principal resultado; • Principal conclusão. Palavras (ou um grupo delas) que descrevem o tema de um site ou o assunto de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em files.cercomp.ufg.br

Como finalizar o relatório do aluno?

No final do relatório, é importante fazer uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do documento. Destaque as habilidades e competências desenvolvidas pela criança, bem como os aspectos positivos e desafios enfrentados ao longo do período avaliado.
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Como fazer um relatório técnico passo a passo?

O que deve conter em um relatório técnico?
  1. Dados da empresa responsável pela realização do serviço;
  2. Dados do cliente;
  3. Dados do ativo ou equipamento;
  4. Local de realização do serviço;
  5. Horário de início e finalização do serviço;
  6. Tempo total de realização do serviço;
  7. Descrição dos serviços realizados e valores envolvidos;
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Quais são as principais normas da ABNT?

Normas ABNT para TCC e Monografia ✍️ [Resumo]
  • Folha: tamanho A4;
  • Capa (NBR 14724);
  • Folha de aprovação;
  • Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda. ...
  • Fonte: Arial ou Times New Roman ou Arial (tamanho 12) em cor preta;
  • Itálico: usa-se em palavras e expressões de outros idiomas;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tecnoblog.net

O que não pode ter em um relatório?

É bom ser específico, mas há um perigo em palavras como “tudo”, “nada”, “nunca” ou “sempre”. “Você sempre” e “você nunca” podem ser palavras extremas que podem incentivar os leitores a buscar por exceções à regra, em vez de examinar a questão real.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em administradores.com.br

Como formatar um relatório no Word?

Clique na guia Configuração da Página. No grupo Tamanho da Página, clique em Tamanho para selecionar um tamanho de papel diferente. No grupo Tamanho da Página, clique em Margens para fazer ajustes às margens do relatório. No grupo Layout de Página, clique em Retrato ou Paisagem para alterar a orientação do papel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em support.microsoft.com