Como fazer um resumo de monografia exemplo?
Segundo as regras da ABNT, o resumo: Deve ter frases afirmativas, curtas, escritas em voz ativa e na terceira pessoa do singular. Deve ter um texto claro, conciso e seguir uma ordem lógica, além de completamente ser fiel ao seu TCC. Deve mencionar o tema, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do TCC.Como iniciar um resumo de uma monografia?
Você sabe por onde começar o Resumo de TCC?
- Qual o tema do seu trabalho?
- Qual a importância desse tema e da problemática de pesquisa?
- O que você fez para produzir o seu trabalho?
- Quais ferramentas você utilizou?
- Quais foram os resultados mais importantes?
- O que você pode concluir com esse trabalho?
Quantas palavras deve ter um resumo de uma monografia?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Qual é a função do resumo em uma monografia?
O Resumo – Toda pesquisa monográfica deve conter um resumo como um dos primeiros elementos formadores da mesma. A função deste elemento é oferecer a qualquer leitor um panorama básico e resumido do que encontrará no corpo do texto assim como um breve resumo das conclusões mais importantes.Resumo de TCC: descubra como fazer um resumo para o seu artigo científico
Como se faz um resumo?
Um bom resumo deve incluir as principais ideias, argumentos e conclusões do texto original. É importante identificar os pontos-chave, as informações mais relevantes e os exemplos significativos. Evite inserir opiniões pessoais no resumo e mantenha-se fiel ao conteúdo original.Que palavras usar para iniciar um resumo?
O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.Quais são as 3 partes da monografia?
O texto é a parte principal da monografia e é composta de três elementos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.Como fazer um resumo de acordo com a ABNT?
Colocar na primeira frase do seu Resumo a explicação sobre o tema principal do trabalho. Em seguida mencione o tipo de trabalho: se é por exemplo um Estudo de Caso, Revisão Bibliográfica, Pesquisa Teórica ou Aplicada, etc. Ressalte o(s) objetivo(s), a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho.Quais são os elementos que compõem o resumo?
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.Como escolher a palavra chave de um resumo?
Entenda como escolher as palavras-chave certas e conheça as ferramentas para fazê-lo!
- O que são palavras-chave head e long tail? ...
- Faça sua pesquisa. ...
- Compreenda a intenção de busca. ...
- Utilize ferramentas que verifiquem o volume de pesquisas. ...
- Seja direto em relação ao assunto do post. ...
- Entenda como seu leitor reconhece um assunto.
Como fazer um bom resumo de um trabalho acadêmico?
Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico
- Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
- Defina os Objetivos. ...
- Especifique o Método. ...
- Apresente os Resultados. ...
- Conclusão.
Como fazer um resumo com palavras chaves?
4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras- chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.Como iniciar a conclusão da monografia?
Como fazer uma conclusão em 6 passos
- Seja breve e vá direto ao ponto. ...
- Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
- Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
- Ressalte a ideia principal. ...
- Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
- Evite clichês.
Quantas palavras-chave deve ter um resumo?
Deixar uma linha em branco após o parágrafo do Resumo. PALAVRAS-CHAVE: Inserir de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após o último termo.Quantas linhas tem que ter o resumo de um TCC?
Quanto à sua extensão, convém que os resumos tenham: 150 a 500 palavras nos trabalhos acadêmicos e relatórios técnicos e/ou científicos; 100 a 250 palavras nos artigos de periódicos; 50 a 100 palavras nos documentos não contemplados nas alíneas anteriores.Como fazer resumo ABNT 2023?
O resumo deve ser escrito de acordo com as seguintes normas da ABNT:
- Fonte: Tamanho 12, nas fontes recomendadas pela ABNT (Arial ou Times New Roman)
- Alinhamento: deve ser justificado.
- Parágrafo: deve ser único.
- Espaçamento: simples.
- Texto obrigatoriamente escrito na terceira pessoa.
- Evitar abreviações.
- Usar palavras-chave.
O que é um resumo exemplo?
O resumo apresenta de forma breve e objetiva as principais informações de um texto. Por isso, o resumo constitui um gênero textual expositivo, uma vez que sua principal função é conseguir condensar as ideias centrais de um texto, sem especificá-las.Qual é a diferença entre TCC e monografia?
O objetivo do TCC é apresentar um trabalho original, com base em pesquisa científica, e que demonstre a capacidade do estudante de aplicar conceitos e teorias aprendidos durante o curso. Já a Monografia é um trabalho mais específico, que se concentra em um único tema, aprofundando-se em sua pesquisa e análise.O que não pode faltar em uma monografia?
Elementos que não podem faltar: problema, objetivos, justificativa, hipóteses, metodologia – e o resumo dos capítulos.Quantas páginas tem que ter uma monografia?
O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)O que não pode ter em um resumo?
Pessoal. Um resumo não deve ter as palavras do autor da obra original. Ele deve ser escrito pelo seu próprio autor. Ou seja, se é você que está resumindo, seus pensamentos que precisam ser usados na redação do texto.Quantos parágrafos tem que ter um resumo?
a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.Quais são os tipos de resumo?
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.Quais os 7 passos para fazer um resumo?
7 passos para escrever um resumo profissional
- #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
- #2. Determine o público-alvo. ...
- #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
- #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
- #5. Adapte-se ao cargo. ...
- #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
- #7. Revise e edite.