Quais as partes de um resumo simples?
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.Quais palavras usar no início de um resumo?
Após essa análise, é possível começar a elaborar a síntese utilizando palavras como "Em síntese", "Resumindo" ou "De forma sucinta". Ao escolher as palavras para iniciar o resumo, é importante utilizar verbos na terceira pessoa do singular, como "Aborda", "Destaca" ou "Enfatiza".O que é um resumo exemplo?
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.Como iniciar uma frase?
Confira algumas opções:
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Como fazer resumo simples de artigo
Quais são os três tipos de resumo?
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.Como se começa a introdução?
Na introdução, é fundamental apresentar a tese, ou seja, o posicionamento que você irá defender ao longo da redação. A tese é a 'espinha dorsal' do texto, portanto ela deve ser clara, direta e objetiva para que o leitor compreenda qual é o seu ponto de vista em relação ao tema.Como se faz um resumo de um trabalho?
Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico
- Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
- Defina os Objetivos. ...
- Especifique o Método. ...
- Apresente os Resultados. ...
- Conclusão.
Quantos parágrafos tem que ter um resumo?
a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.O que não pode ter em um resumo?
Pessoal. Um resumo não deve ter as palavras do autor da obra original. Ele deve ser escrito pelo seu próprio autor. Ou seja, se é você que está resumindo, seus pensamentos que precisam ser usados na redação do texto.Como fazer a introdução de um resumo?
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.Como é formado um resumo?
O resumo deve ser composto de uma seqüência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. A primeira fase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento, esto é, se é um estudo de caso, uma análise, etc.O que colocar no título de um resumo?
O resumo deve conter: Título – o original do autor da obra original, quando só se usa um texto. Para dois ou mais textos pode-se criar um título. Corpo do texto – é o desenvolvimento.Quais as normas do resumo?
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.Onde colocar o nome em resumo?
Os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, centralizados, em letras maiúsculas, abreviando-se somente o(s) prenome(s) intermediário(s), se houver, seguidos dos respectivos números-índice que irão identificar os autores.Como fazer um resumo bom e rápido?
8 dicas de como fazer um resumo eficiente
- Faça marcações. ...
- Anotações pós-estudo. ...
- Explique aquilo que aprendeu. ...
- Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. ...
- Se preferir, faça um mapa mental. ...
- Se concentre e escreva o resumo. ...
- Priorize a realização das etapas a mão.
Qual é a finalidade de um resumo?
Tem por finalidade,deixar o leitor informado acerca dos principais pontos destacados no texto, proporcionando a ele a possibilidade de ter uma ideia geral do que se trata. Pode servir como um substituto razoável do texto original. Serviria para indicar ao leitor se gostaria de ler a obra original.Que palavras usar para começar um desenvolvimento?
Expressões para usar no desenvolvimento da redação
- Alguns argumentam que...
- Além disso...
- Isso sem contar que...
- Outros, porém, ...
- Os registros históricos de ___ e _____ indicam que…
- Em consequência disso, é possível notar que…
- Dentre as razões que levaram _____, é possível destacar…
Qual a ordem da introdução?
Para a ABNT uma introdução correta deve ter:
- Em torno de 10 parágrafos;
- Deve apresentar o tema do trabalho;
- Conter o “problema de pesquisa”;
- O objetivo final da pesquisa;
- Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.
O que é uma introdução exemplo?
O início de um texto chama-se introdução. Uma das dúvidas mais frequentes de estudantes é como começar uma boa redação e a resposta é simples: pelo começo.Como se faz um resumo crítico?
Como fazer um resumo crítico?
- Defina o objetivo do resumo e faça um planejamento. ...
- Leia o texto com atenção e anote os principais dados. ...
- Organize suas anotações. ...
- Escreva a introdução do resumo. ...
- Apresente as principais ideias. ...
- Descreva o problema central do texto. ...
- Conte como foi a resolução do problema. ...
- Faça uma crítica.
Como iniciar um resumo de um texto acadêmico?
1)A primeira frase do resumo deve ser significativa, explicando o tema principal do documento; 2)A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).Como fazer um resumo comentado?
- Faça anotações enquanto lê a matéria. ...
- Marque os principais pontos a serem ressaltados. ...
- Explique a matéria com suas próprias palavras. ...
- Use bullet points para organizar. ...
- Crie um mapa mental sempre que possível. ...
- Evite digitar e escreva tudo à mão. ...
- Releia antes de finalizar.