A interpretação visual de imagens é um procedimento executado com base em características específicas das imagens como padrão, cor, tonalidade, entre outros já abordados.
A leitura de imagem é o processo pelo qual se analisa os conteúdos de uma imagem, ou seja, é interpretação da visualidade, sendo assim um ótimo meio para entendermos melhor o mundo ao nosso redor.
De tal modo, quando buscamos compreender uma imagem ou um texto por meio da leitura, estamos buscando significar o mundo a nossa volta, entender o modo como vivemos, agimos e pensamos. Compreender uma imagem implica ver construtivamente a articulação de seus elementos, suas tonalidades, suas linhas e volumes.
Objetivos. Evidenciar as imagens como textos que fornecem informações e possibilidades interpretativas. Desenvolver o ato da leitura de imagens e refletir sobre as mudanças interpretativas partindo de cada indivíduo e da quantidade de informações disponíveis sobre a imagem em questão.
A resposta: sim, é possível e necessário ler uma imagem, mas não como se lê uma frase. As imagens não podem ser lidas de maneira linear, isto é, em apenas uma direção – no nosso caso, da esquerda para a direita. Um dos problemas da leitura linear é o hábito do “já li, não preciso reler”.
A leitura da imagem surge como uma proposta didática que visa preparar crianças e jovens para a prática do ver, sendo que quando a imagem é inserida na aula de arte, os alunos aprendem a apreciar uma obra de arte, além de ler e interpretar o seu real significado.
Leitura visual tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de habilidades como - a observação, a criatividade e o potencial de interpretação e de análise crítica das mensagens apresentadas como ética coletiva.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
Quando for uma imagem, faça a descrição da esquerda para a direita e de cima para baixo, na mesma ordem natural da escrita e leitura ocidental. Informe os elementos que constam na imagem e suas cores como cor de fundo, cor de cabelos, olhos, roupa. Seja breve e sucinto, mas capriche!
Qual é a importância da imagem para a formação do leitor?
Segundo o autor, a imagem demonstra significados ao leitor, pois é desenvolvida através de seu entendimento e compreensão, despertando conhecimentos para o seu aprendizado.
São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.
Neste texto, adotamos as etapas do processo de leitura concebidas por Menegassi (2010), quais sejam: a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção.
Existe uma variedade de métodos de ensino da leitura como os métodos fónicos e método global (sintéticos ou analíticos). O método fónico destaca a aprendizagem da leitura através da decodificação, relacionando as letras aos sons, é o método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons das letras.
Como blogueiros e divulgadores de ciência, imagens são um recurso muito válido. Elas trazem leveza às nossas postagens, providenciam pausas nos textos, e o mais importante: tornam nossa mensagem mais clara e direta ao leitor.
Qual é o órgão responsável por interpretar as imagens que vemos?
O nervo óptico é uma estrutura vital para a nossa capacidade de enxergar, pois é responsável por enviar os sinais elétricos gerados pela retina para o cérebro, onde são interpretados como imagens visuais.
Como ocorre o processo de interpretação de uma imagem nos olhos?
Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.