Como fazer uma reclamação de mau atendimento em posto de saúde?

A Ouvidoria-Geral do SUS oferece diferentes canais para que o cidadão possa se manifestar. Além da internet e dos Correios, a Ouvidoria do Ministério da Saúde possui uma Central de Teleatendimento, o Disque Saúde 136.
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Como abrir uma reclamação de um posto de saúde?

Fale com a Ouvidoria
  1. Para registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde da cidade de São Paulo você tem os seguintes canais:
  2. Central SP 156 – Opção “5” e depois Opção “1” (ligação gratuita - 24h) ou 0800 0110156 se estiver fora do município de São Paulo.
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Como denunciar mau atendimento?

Pelo número 136, o cidadão tem acesso gratuito à Ouvidoria do SUS. São oferecidas diversas opções, tais como: fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde.
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O que fazer quando o posto de saúde nega atendimento?

Para maiores informações, entre em contato com o Disque Saúde - 136. - O acompanhamento também pode ser realizado por meio do Disque Saúde - 136 ou presencialmente, com o número de protocolo da manifestação. Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde .
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Quando um usuário do SUS é mal atendido por descaso ou irresponsabilidade de profissionais, a quem ele pode recorrer?

Se você foi mal atendido, é um direito seu denunciar! Você pode ligar tanto para a ouvidoria do SUS, discando 136, como para o disque denúncia, discando 100. Relate o que aconteceu nessas ligações e elas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.
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Saiba como denunciar mau atendimento público

Qual a lei que protege o paciente do SUS?

Todos têm direito às ações e serviços necessários para a promoção, a proteção e a recuperação de sua saúde, incluindo a realização de consulta médica e exames nas unidades do SUS (artigos 196 e 198, II, da Constituição Federal, artigos 5º., III e 7º., II, da Lei 8.080/90).
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Em quais situações o cidadão pode procurar a ouvidoria do SUS?

O cidadão poderá procurar a Ouvidoria do SUS para:
  • Solicitar assistência;
  • Reclamar sobre uma insatisfação;
  • Denunciar uma irregularidade;
  • Pedir alguma informação e não se sentir contemplado com a resposta fornecida pelo atendente (no momento do atendimento);
  • Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde.
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Quais são meus direitos no posto de saúde?

O cidadão tem o direito de receber informações claras sobre o próprio estado de saúde. Da mesma forma, seus familiares também têm o direito de receber informações sobre seu estado. Além disso, os pacientes têm direito a anestesia e remédios para aliviar a dor, quando necessário.
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É crime negar atendimento?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.
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Quais os direitos dos pacientes nos serviços que a UBS presta?

O paciente tem direito a manter sua privacidade para satisfazer suas necessidades fisiológicas. Tem direito a alimentação adequada e higiênica, tanto no leito como no ambiente onde estiver internado ou aguardando atendimento. O paciente tem direito a acompanhante, se desejar, nas consultas e nas internações.
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Onde reclamar de um atendimento?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
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Para que serve 156?

Central de atendimento 156

Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.
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Como fazer uma boa denúncia?

É preciso indicar o local dos fatos, o nome e o cargo das pessoas envolvidas, quando for de seu conhecimento, e descrever com o maior número de detalhes os fatos que estão sendo denunciados. É importante também qualificar as vítimas, com nome, idade e endereço, assim como as testemunhas, caso existam.
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Onde reclamar de uma UBS?

O cidadão pode procurar o Disque Saúde 136 nas seguintes situações: Denúncia: quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de Saúde.
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Para que serve a Ouvidoria do SUS?

Nas ouvidorias do SUS, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias.
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Qual o WhatsApp do disque saúde?

Ligue agora e tenha acesso a um atendimento de excelência para o bem-estar dos pequenos! ❤️ 📲(31) 97567-9451( Eldorado) 📲(31) 3356-1479 (Nova Contagem) #disquesaude #saude #bemestar #pediatra #cuidado #eldorado #novacontagem #contagemmg.
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Quais são os 5 direitos do paciente?

Os direitos do paciente
  • Abandono. ...
  • Acompanhante. ...
  • Alta. ...
  • Anestesia. ...
  • Atendimento digno. ...
  • Autonomia. ...
  • Criança. ...
  • Exames.
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Pode processar por mal atendimento?

Processar por mau atendimento é uma medida que pode ser adotada quando o atendimento inadequado causa danos morais ou materiais ao consumidor. Veja como proceder: Reúna provas: Antes de entrar com uma ação judicial, é importante coletar todas as provas possíveis.
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Pode negar atendimento na UBS?

O paciente ou seu representante legal tem o direito a consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticas a serem realizados, salvo em caso de iminente perigo de vida (art.
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Como processar um posto de saúde?

O ajuizamento da Ação Judicial pode ser realizado pela Defensoria Pública ou por um advogado de sua confiança, entretanto, tal medida deve ser manejada quando não se obtiver o atendimento em nenhum dos serviços de saúde disponibilizados pelo Estado.
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Qual é a lei que protege o paciente?

Art. 196 da Constituição Federal: a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
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Pode processar o SUS?

EM QUE SITUAÇÕES É POSSÍVEL PROCESSAR O SUS? O consumidor pode ingressar com uma ação judicial contra o SUS sempre que seus direitos forem violados, como no caso de demora no atendimento e negativa de disponibilização de serviços médicos.
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O que a Ouvidoria resolve?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
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O que posso reclamar na Ouvidoria?

1) Quem pode falar com a Ouvidoria? Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.
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O que a Ouvidoria não faz?

O que a Ouvidoria não Faz? A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.
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