Frequentemente, a pessoa tem cólicas abdominais intensas e espasmos retais dolorosos e incômodos, acompanhados de urgência para evacuar. Não há melhora durante a noite. As fezes podem ser líquidas ou conter muco. Com frequência, as fezes são praticamente constituídas por sangue e pus.
Esse tipo de colite é caracterizado por dor, inchaço abdominal e excesso de gases. Veja quais são os principais sintomas da síndrome do intestino irritável.
A colite é caracterizada pela inflamação do cólon, que corresponde a maior porção do intestino grosso. A inflamação do cólon pode provocar desconforto e dor abdominal, que pode ser leve e recorrente ou grave e aguda, aparecendo repentinamente.
A enterocolite pode aparecer por infecção bacteriana ou viral, embora possa ser provocada também por medicamentos e intoxicação alimentar. Ela causa dor abdominal, diarreia, vômitos e mal-estar. A colite por radioterapia ocorre em pessoas que fazem ou fizeram radioterapia para o tratamento de câncer de útero.
A colite ulcerativa é uma doença intestinal inflamatória crônica em que o intestino grosso (cólon) fica inflamado e ulcerado (com perfuração ou erosão), causando exacerbações (ataques ou crises) de diarreia com sangue, cólicas abdominais e febre.
Trata-se de uma perturbação do tubo digestivo que origina uma grande diversidade de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes (dor abdominal, obstipação, diarreia, sensação de gás e distensão abdominal) na ausência de uma causa orgânica detetável.
Carnes magras e peixes, leites e derivados com baixo teor de gordura, frutas e vegetais sem casca, bagaço e sementes, gorduras boas como azeite extra virgem, óleo de coco e abacate. Evite consumir: Cafeína, comidas apimentadas, industrializados ricos em sal e conservantes, bebidas alcóolicas e açúcar refinado e doces.
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon e do reto, perto da mucosa. Ela pode variar em gravidade, de uma doença leve intermitente a uma constante e profunda, potencialmente fatal, que requer cirurgia urgente. Sendo assim, uma situação grave, como a colite, necessita de orientação médica.
Os sintomas da colite ulcerativa aparecem e desaparecem. Uma crise pode ser grave por alguns dias ou semanas e depois desaparecer ou pelo menos ficar menos intensa por algum tempo. Na maioria das pessoas, os sintomas ficam aparecendo e desaparecendo por toda a vida. As crises geralmente começam de modo gradativo.
-Evitar o consumo de hortaliças cruas e leguminosas(feijão, grão de bico, ervilha). Prefira as verduras cozidas.Na fase mais grave da diarréia também as evite; -Evitar carnes gordurosas e preparações que contenham gordura.
O diagnóstico da colite é feito pelo médico a partir da história clínica e do exame físico, seguido por exames complementares direcionados de acordo com a apresentação da doença em cada pessoa.
Por causa da diarreia, muitas vezes, o paciente deixa de alimentar-se adequadamente, pois sempre que come tem vontade de evacuar e acaba perdendo peso.
Quando surgem sintomas como vômitos, sensação de barriga estufada, azia, cólicas, dor abdominal e intestino preso, por exemplo, isso pode ser um alerta de inflamação no intestino.
No entanto, deve-se evitar o consumo de carboidratos como arroz integral, pão integral, quinoa, milho e macarrão integral, já que contêm muitas fibras que podem piorar os sintomas de colite.
O arroz branco é um alimento que faz parte das refeições dos brasileiros com frequência e é benéfico para quem tem colite. O alimento pode ser consumido por esse grupo de pessoas por ser fonte de energia, oferecer proteína, fibras, vitaminas, minerais e conter amido.
Os sintomas da colite são comuns também em outras doenças como verminoses, intolerância alimentar e o câncer de intestino: Cólicas; Barriga inchada; Gases (que por vezes emitem sons da barriga);
Popularmente conhecida como síndrome do intestino irritável, este tipo da doença é causada por questões psicológicas, como estresse, ansiedade e depressão. Seus sintomas são diarreia frequente, estufamento abdominal e dor de barriga.
Qual a diferença entre síndrome do intestino irritável e colite?
Qual a diferença entre uma colite e a SII, em termo de sintomas? Quais os sintomas (e causas) de uma colite? As colites são inflamações da mucosa intestinal , causadas por doenças autoimunes , bactérias , parasitas , entre outras . A SII não é uma colite, porque nela não existe inflamação do intestino .
Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.
Quando aparece a inflamação, a mucosa do intestino incha e fica irritada. A inflamação dificulta a absorção de água, gordura e nutrientes; pode causar dor na região abdominal, sangramentos e diarreia.