Pessoas que sofrem de gastrite relatam uma sensação de queimação no abdômen. Também pode ocorrer dor e azia. Como você pode perceber, esses provocam desconforto abdominal, ou seja, uma sensação desagradável que prejudica o bem-estar e pode causar algumas limitações, principalmente com relação à ingestão de alimentos.
Barriga inchada pode ser sintoma de alguma doença? Sim. Pode ser um sintoma que indica: gastrite, sinal de obstrução intestinal por algum tipo de câncer, alteração da flora intestinal, intoxicação alimentar com diarreia e doença inflamatória intestinal.
Dependendo de sua gravidade, a gastrite pode atingir a mucosa estomacal inteira ou apenas parte dela. Ela pode dar origem a uma inflamação mais intensa, com destruição do tecido do estômago, chamada de gastrite erosiva ou até evoluir com úlceras.
Quem tem gastrite, que é uma inflamação na parede do estômago, também costuma se sentir mais estufado. Isso porque quando o estômago está inflamado, ele demora mais para fazer a digestão, o que pode levar ao aumento de gases e inchaço na região abdominal.
Quando ocorrem de forma pontual, não há uma inflamação na mucosa (gastrite) e sim, alteração da motilidade, movimentos do estomago e intestinos, causando náuseas, azia, eructação, dor e queimação estomacais, estufamento e até vômitos e diarreia. A “gastrite nervosa” não é uma condição apartada das demais gastrites.
Gastrite: Descubra 5 alimentos que ajudam no tratamento | Dr. Rocha.
Quem tem gastrite tem dificuldade para evacuar?
O seu intestino funciona como um "reloginho" ou quando você vai ao banheiro tem dificuldades para evacuar, passar minutos sentado e quando finalmente sai, fica a sensação que não foi suficiente. Se você passa por esse tipo de problema, você pode sofrer de constipação...
Pode ocorrer inchaço no estômago, formação de gases, eructações frequentes e soluços. Por conta dessas complicações alimentares, ocorre uma perda de peso expressiva, junto à fraqueza, dor de cabeça e até mesmo sangramentos estomacais, fezes escurecidas, sangue no vômito e secreção parecida com borra de café.
Azia, perda de apetite, enjoo e dor abdominal são alguns sintomas da gastrite, inflamação na mucosa do estômago que possui diversos tipos. A doença é bastante comum entre os brasileiros e, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas pela doença por ano.
Quando o desconforto abdominal for causado por uma dor aguda, que não passa, e a barriga fica inchada no total, ou localizada numa pequena região, podem ser gases acumulados. Outras possibilidades incluem a má digestão, prisão de ventre, assim como a dor durante a ovulação ou até mesmo pode ser sintoma de gravidez.
Pessoas que sofrem de gastrite relatam uma sensação de queimação no abdômen. Também pode ocorrer dor e azia. Como você pode perceber, esses provocam desconforto abdominal, ou seja, uma sensação desagradável que prejudica o bem-estar e pode causar algumas limitações, principalmente com relação à ingestão de alimentos.
O estômago alto é uma maneira popular de se referir a um aumento do volume na região superior da barriga (acima do umbigo). Esse aumento fica evidente quando você veste uma roupa e esta “marca” a região, podendo persistir mesmo perdendo peso ou fazendo dietas, a depender da causa.
A pontada na barriga é a sensação de dor no abdome que normalmente aparece por causa de gases intestinais em excesso ou prisão de ventre. No entanto, outras condições como síndrome do intestino irritável e pedra na vesícula podem levar ao surgimento deste sintoma.
Eventualmente, esse mal é confundido com a úlcera, principalmente por causa dos sintomas, que se assemelham — mas a úlcera é ainda mais grave. A gastrite comum é provocada por uma bactéria: a Helicobacter pylori.
A barriga inchada também pode ser causada por problemas gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, doença celíaca, doença de Crohn, refluxo gastroesofágico ou úlcera péptica, por exemplo, que podem levar a um aumento da quantidade de gases no sistema gastrointestinal.
Isso ocorre porque o útero começa a crescer e subir além da pelve. Em geral, a barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças. Os ligamentos abdominais se afrouxam pela função hormonal, e as dores do crescimento da barriga na gravidez são comuns.
Mamães acima do peso também podem apresentar uma barriga maior em menor tempo, mas, nesse caso, a saliência é por conta da gordura abdominal; Grávidas que apresentam um biótipo magro, podem apontar maior saliência da barriga mais cedo.
O que é bom para desinflamar o estômago da gastrite?
Experimente beber um pouco de água, fria a gelada. A temperatura mais baixa ajuda a frear os processos inflamatórios, por isso, você poderá sentir uma melhora do sintoma da gastrite. Também é válido ingerir algum outro líquido, como água de coco ou suco de frutas natural.
A alimentação é fundamental para curar a gastrite devendo-se incluir alimentos de fácil digestão e que evitem a produção excessiva de ácido no estômago, dando preferência aos alimentos cozidos em água e sal ou grelhados com sal, alho e azeite.
Estes são apenas alguns dos fatores que podem deixar o seu estômago mais suscetível à gastrite. A doença, que tem como sintoma clássico a dor na “boca” do estômago, sensação de estufamento e azia, pode acometer a mucosa estomacal como um todo ou apenas uma parte dela.
Os sintomas em geral vêm rapidamente e duram alguns dias. O tratamento pode incluir antiácidos ou outros medicamentos para reduzir a produção de ácido no estômago. A gastrite aguda em geral se cura rapidamente quando a causa é reconhecida e tratada.