Até quando vai ser prorrogado o auxílio-doença?
As alterações revogaram a concessão facilitada da prorrogação do benefício por incapacidade temporária, que estava em vigor desde 2023. Até 30 de junho de 2024, a prorrogação não exigia um parecer conclusivo da perícia médica federal – obrigação que voltou a ser aplicada.Como prorrogar auxílio-doença 2024?
O pedido é feito pelo Meu INSS, com CPF e senha, ou por telefone, na Central 135. É necessário marcar uma perícia para que o médico perito avalie a condição do beneficiário e indique se realmente é necessário mais prazo para ele se recuperar ou não.Como fica o auxílio-doença com as novas regras?
Com a nova normativa, se o prazo para a avaliação médica exceder 30 dias, o benefício será automaticamente estendido por mais 30 dias sem necessidade de novo agendamento, estabelecendo uma data fixa para o término do auxílio.Como saber se meu benefício foi prorrogado automaticamente 2024?
Os resultados dos requerimentos de prorrogação podem ser consultados diretamente no site ou aplicativo Meu INSS.ATUALIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS MUDANÇAS NA PRORROGAÇÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA 2024. SAIBA MAIS!
Quando o INSS prorroga automaticamente?
Superior a 30 dias: o benefício é automaticamente prorrogado por mais 30 dias, sem agendamento de avaliação, que ficará para a data do fim do benefício.Como ver a data da prorrogação do INSS?
para ter direito à prorrogação, a solicitação ao INSS deve ser feita pelo menos 15 dias antes da data prevista de alta no atestado médico.Quanto tempo a gente pode ficar recebendo auxílio-doença?
O auxílio-doença pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho.Quando o auxílio-doença deixa de ser pago?
Benefício cancelado: o cancelamento ocorre quando o segurado falece e, no caso do benefício por incapacidade, quando o segurado volta ou começa a trabalhar e também quando deixa de cumprir com os requisitos para o recebimento do pagamento. Pode acontecer se for um pensionista que completou 21 anos.Quando pedir novo auxílio-doença?
O prazo para dar entrada no auxílio-doença no INSS é de 30 dias, contados do início do afastamento. Se o segurado requerer o benefício dentro do prazo de 30 dias, ele receberá o retroativo desde a data que de fato era devido (falaremos mais sobre isso adiante.Como eu faço para prorrogar meu auxílio-doença?
Faltando 15 dias para encerrar o período, se precisar continuar afastado, o trabalhador deve marcar outra perícia para renovação do benefício. No caso da análise documental (auxílio sem perícia presencial), o prazo máximo é de 180 dias e não é permitida renovação após este período.Como prolongar auxílio por incapacidade temporária?
A nova portaria não altera as regras para pedir a prorrogação do benefício por incapacidade temporária, sendo necessário solicitar a prorrogação 15 dias antes da data da alta médica. Os interessados podem solicitar via aplicativo ou site do Meu INSS, assim como pelo telefone da central 135.Qual é o valor do auxílio-doença em 2024?
Em 2024, o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença é limitado ao teto máximo do INSS, que atualmente é de R$ 7.786,02. Isso significa que, mesmo que a média dos salários de contribuição do segurado resulte em um valor superior, o benefício será pago até esse limite máximo estabelecido pelo INSS.Quantas vezes posso fazer o pedido de prorrogação do auxílio-doença?
É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.Quando o auxílio-doença se transforma em aposentadoria por invalidez?
Quando o auxílio-doença pode virar aposentadoriaQuando a perícia médica constata que a incapacidade para o trabalho é permanente, o auxílio-doença pode ser convertido em aposentadoria por invalidez. Nesse caso, o segurado passa a receber um benefício mensal vitalício, que pode ser revisto periodicamente pelo INSS.