Lesões de pele, conhecidas como pápulas, que surgem principalmente entre os dedos das mãos, nas axilas, ao redor da cintura, nos pulsos, cotovelos, solas do pé, nádegas e joelhos; Feridas causadas pela coceira.
As pessoas que vivem em climas quentes desenvolvem pequenas pústulas vermelhas com poucas covas. Em pessoas com pele escura, a sarna pode causar áreas sólidas e elevadas. Em crianças as áreas que podem ser afetadas são as palmas das mãos, solas dos pés, e couro cabeludo, principalmente atrás das orelhas.
Além da coceira e da vermelhidão na pele, a sarna humana também causa pequenas lesões, inicialmente nas mãos e nos dedos. Com o contato das mãos em outras partes do corpo, a doença se espalha para outras regiões.
Erupções cutâneas/Pápulas (semelhantes a picadas) em zonas sugestivas do corpo, sobretudo entre os dedos, nas mãos, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen. Nas crianças mais novas e nos bebés, podem atingir outras zonas, como a cabeça, as palmas das mãos e as plantas dos pés.
Os achados cutâneos típicos da escabiose costumam ser múltiplas pápulas (pequenas elevações da pele) avermelhadas de 1 a 3 mm de diâmetro, frequentemente escoriadas devido ao ato de coçar. Em alguns pacientes, as feridas provocadas pelo ato de coçar podem ser mais evidentes que as pápulas.
SARNA HUMANA: SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA DE PELE QUE LEONARDO E ZÉ FELIPE PEGARAM
Como é as lesões de sarna?
As lesões da sarna, que se apresentam como pequenos pontos ou bolinhas avermelhadas com relevo, medem de 1 a 3 milímetros e geralmente aparecem entre os dedos das mãos, nas axilas, na parte do punho que segue a palma da mão e em áreas íntimas. Devido à coceira intensa, escoriações na pele tornam-se frequentes.
A escabiose pode aparecer em lugares mais quentes do corpo pelo fato de o parasita gostar de calor, tendo como exemplo o umbigo, axilas, punhos, cotovelos, abdômen, parte inferior das nádegas, o espaço entre os dedos das mãos e dos pés, dobras dos braços, atrás dos joelhos, orelhas, genitais, pescoço, pés e debaixo das ...
Existem vários tipos, como o benzoato de benzilo e o enxofre tópico, mas o principal, mais eficaz e seguro é a permetrina, que usamos muito frequentemente. Em grávidas privilegia-se a permetrina e o enxofre. Em recém-nascidos a opção mais segura será também o enxofre.
Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a sarna - ou escabiose - é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei Variedade Hominis. Sua proliferação em massa ocorre em estofados e objetos, tais como travesseiros, almofadas, roupas de cama e banho, além da poeira doméstica.
O Benzoato de Benzila é utilizado eficazmente no tratamento da escabiose e pediculose. Seu efeito rápido e seguro fazem com que desapareçam prontamente todos os sintomas, inclusive o prurido, permitindo a cura na quase totalidade dos casos, com um único tratamento.
Os principais sintomas da sarna são: Coceira intensa na pele, que piora à noite; Lesões de pele, conhecidas como pápulas, que surgem principalmente entre os dedos das mãos, nas axilas, ao redor da cintura, nos pulsos, cotovelos, solas do pé, nádegas e joelhos; Feridas causadas pela coceira.
A doença é altamente contagiosa e transmitida por meio do contato direto prolongado com a pessoa infectada, roupas ou objetos contaminados. Vale ressaltar que animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana.
Após um tratamento correto, ela costuma se curar (claro que o ambiente deve ser também cuidado para evitar reinfecção). Cerca de 15 dias após a cura, a coceira deve melhorar. A melhora dos sintomas é normalmente um sinal de cura. Após o tratamento correto, as lesões na pele e a coceira evoluem diminuindo cada dia mais.
Permetrina: corresponde à terapêutica de primeira escolha para o tratamento da escabiose. É empregado na forma de creme ou loção a 5%. Nos adultos, deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas.
Geralmente após 7-10 dias já deve notar melhora. Mas lembre-se: o primeiro passo para um tratamento de sucesso é o diagnóstico correto. É muito comum atender pacientes que pensam estar com escabiose, quando na verdade se trata de outra doença.
Para matar os ácaros causadores da sarna, é preciso de altas temperaturas. Por isso, indica-se lavar as peças com água quente, acima dos 60 °C, como seu sabão líquido ou em pó.
Qual o medicamento mais eficaz? Uma revisão sistemática encontrou que as taxas de cura da escabiose aos 28 dias após tratamento com Crotamiton são semelhantes às taxas de cura do uso de Lindane, porém o Crotamiton é menos efetivo do que a Permetrina em relação à cura clínica e parasitológica após 28 dias do tratamento.
Quais são os sintomas de sarna humana? O principal sintoma da sarna humana é o prurido (coceira). Esse prurido é resultado da reação de hipersensibilidade ao parasita e também ocorre devido à movimentação do parasita na pele do indivíduo.
Aparecem pequenas pápulas (“bolinhas”) da cor da pele ou acinzentadas com crostas. Muitas vezes, o paciente coça causando escoriações e usualmente é nesse tipo de lesão que o parasita se encontra.
Elas se parecem de olho, mas não têm nada a ver. Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.