Escala 6×1: domingos e feriados Na escala 6×1, como já mencionado, a folga é determinada em apenas um dia da semana e, conforme especifica a categoria, essa folga deverá cair aos domingos a cada quatro ou sete semanas. É preciso conferir o que vale para cada função.
Na escala 6x1, os colaboradores têm direito a um dia de folga após seis dias consecutivos de trabalho. Esse dia de folga pode coincidir com domingos e feriados, dependendo da programação estabelecida pela empresa.
Para as atividades que permitem o trabalho dominical, há três escalas mais comuns: Escala 1×1: trabalha-se um domingo, folga-se no próximo. Escala 2×1: trabalha-se dois domingos seguidos, folga-se no terceiro. Escala 3×1: trabalha-se três domingos seguidos, folga-se no quarto.
Como funciona 1 folga na semana e 1 domingo no mês?
A legislação assegura que ao menos 1 domingo do mês deve corresponder ao descanso semanal remunerado do colaborador. Assim, se um mês tem 4 domingos e o colaborador está escalado para trabalhar nestes dias, pelo menos 1 deles deve ser direcionado para o DSR.
A escala 6x1 é mais prejudicial ao funcionário quando há faltas de colegas devido ao maior número de dias trabalhados e eles têm que trabalhar em dois setores. Na escala 6x1 o contato com o paciente é maior, diário, causando um difícil desligamento do funcionário com o trabalho em suas horas de descanso.
Maior foco no bem-estar dos colaboradores. O fim da escala 6×1 também é uma demonstração de que a empresa está focada no bem-estar dos colaboradores, com jornadas mais flexíveis e que prezam por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Assim, a lei garante que a cada três semanas de trabalho, haverá pelo menos uma folga no domingo. O trabalhador tem direito ao pagamento em dobro quando trabalhar no domingo ou feriado, porém, se houver folga compensatória durante a semana, o pagamento é normal.
Como funciona a nova lei de trabalho aos domingos?
O trabalho aos domingos e feriados será permitido apenas em atividades permitidas pela norma, como em serviços essenciais (hospitais, farmácias, transporte público) e atividades autorizadas por lei ou convenção coletiva (comércio, turismo).
A escala de trabalho 5X1 significa que a cada 5 dias que o empregado trabalha o ele terá 1 de folga. É importante ressaltar que com esse tipo de escala, o funcionário passa a ter um domingo de folga por mês. Já na jornada de trabalho 6X1, o funcionário trabalha 6 dias e tem 1 dia de folga.
O que é escala 6×1? A escala 6×1 é uma das formas aceitáveis pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de dividir as 44 horas da jornada semanal. No caso, esse tipo de escala prevê seis dias consecutivos de trabalho e, na sequência, um dia inteiro de descanso.
Havendo o trabalho aos domingos será organizada uma escala de revezamento quinzenal que tem por objetivo favorecer o repouso dominical. Entretanto, se os trabalhos nesses dias não são em estabelecimentos em que ele é obrigatório, o colaborador deverá ser remunerado em dobro.
Atualmente ela prevê novas regras para jornadas de domingos e feriados, incluindo a compensação do trabalho via banco de horas. Quem trabalha aos domingos deve seguir a mesma carga horária prevista para a semana: 8h diárias e possibilidade de, no máximo, 2h extras.
A escala 5x2 é aquela que todo mundo conhece e a mais adotada no mercado de trabalho. Nesse modelo, o colaborador geralmente trabalha nos cinco dias úteis da semana para a empresa que o contratou em formato CLT e descansa aos finais de semana (dois dias).
Quem folga no domingo tem direito a uma folga na semana?
Por direito, em observância à rotatividade de nossa categoria (full time), todo trabalhador deverá gozar de pelo menos uma folga que coincida em pelo menos um domingo por mês. Através da Convenção do Sindicato, este direito foi ampliado: quando o trabalhador folgar no domingo, não perderá sua folga na semana!
O que acontece se eu me recusar a trabalhar no domingo?
Se o empregador desrespeitar estas normas, o empregado poderá se recusar a trabalhar aos domingos e feriados, podendo, caso sofra alguma penalização, reclamar junto à Justiça do Trabalho. Se for demitido por justa causa por ter faltado ao trabalho nestas datas, o empregado poderá ingressar com ação trabalhista.
Assim, em determinadas atividades, nas quais seja impraticável a paralisação do trabalho aos domingos, é permitido estabelecer um regime de revezamento de folgas, garantindo que cada empregado tenha pelo menos um domingo de folga a cada quatro semanas.
É 100% superior, ou seja, o dobro, se trabalhada no domingo ou em algum feriado. Portanto, para saber quanto vale uma hora extra, é necessário multiplicar a hora normal de trabalho por 1,5, se trabalhada de segunda a sábado, ou por 2,0, se trabalhada em algum domingo ou feriado.
Pela narrativa o empregado trabalha na escala 6 x 1. Ou seja, trabalha 6 dias e folga 1. Se dentro dos 6 dias houver 01 feriado, o empregado tem direito a folgar esse feriado, e se trabalhar, deve receber hora extra ou outro dia de folga em substituição ao feriado trabalhado.
A escala 6x1 é uma jornada de trabalho que prejudica a saúde e a felicidade dos trabalhadores, pois impõe uma carga horária excessiva e uma rotina estressante, que compromete o seu bem-estar físico e mental, o seu tempo livre e as suas relações familiares e sociais.
O debate sobre o fim da escala 6×1 ganhou força no Brasil em 2024. O Brasil foi o segundo país com mais casos de burnout (doença ocupacional decorrente do esgotamento físico, emocional e mental), segundo a pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR), realizada em 2021.