Maria Navalha morre do coração de desespero ao constatar o resultado negativo do exame de DNA. A advogada de Preciosa tenta utilizar o resultado do DNA a favor de sua cliente. Mariângela mostra para Nero e Cláudio os documentos que encontrou relacionados à Dama de Ouro.
Ao cruzar um beco foi surpreendida por trás e levou uma fatal facada de um inimigo. Morreu na rua onde viveu e trabalhou. Começava a segunda parte de sua vida. Faleceu a Maria mulher e nasceu a entidade Dona Maria Navalha que entrou para a história e que depois de morta ficou mais viva que nunca.
Depois surgiram as lendas e muitas coisas foram ditas a respeito dela. Contam que foi amante de Zé Pelintra e até que o matou! Que ela teve trinta e três maridos, amantes estrangeiros etc. Dona Maria Navalha entrou para a história e virou mito.
Ou seja: são várias lendas de Maria Navalha, assim como várias "almas" assumem essa identidade nos terreiros. Uma delas é a de uma mulher que, abandonada pelos pais quando criança, teve de percorrer o caminho da prostituição. Um dia, mais velha, foi atacada e hostilizada por um grupo de homens.
Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos de apresentação feminina que trabalha de forma independente. Esses espíritos trabalham como Pombas-Giras, principalmente, com a falange de Maria Padilha ou na linha dos Malandros.
Em Fuzuê, Luna sofre por doença de Maria Navalha e faz promessa: 'Vai se salvar' Luna (Giovana Cordeiro) ficará desolada ao descobrir que Maria Navalha (Olivia Araujo) foi diagnosticada com um câncer em Fuzuê.
Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.
Muitos dizem que eles se casaram, mas Maria acabou apunhalando seu marido tempos depois. Existem algumas teorias sobre porque Maria Navalha matou Zé Pilintra, e por causa da sua fama de malandro, algumas dessas histórias estão ligadas à infidelidade.
Quando Maria engravidou de seu amado, seu ex-esposo, humilhado, mandou que a buscassem no vilarejo para ser trancada e torturada dentro de uma masmorra. Após o castigo, o então rei mandou a jogarem no depósito de entulhos do reino. Lá, ela morreu.
Neste livro, continuamos acompanhando as aventuras do malandro Zé Pelintra das Almas, que morreu apunhalado pelas costas, depois que sua esposa Tereza, havia também falecido em uma emboscada que, na verdade, era para ele.
Para fumar, costuma utilizar o cigarro de filtro branco de modo geral, inclusive os cigarros com sabor. Em alguns casos, não muito comuns, pode ser vista fumando charuto.
Ao tentar prever o futuro nas cartas, a cigana é avisada sobre um triste presságio: a morte. Enquanto o toureiro é ovacionado pela multidão, Carmen despreza o amor de Don José e joga violentamente o anel que lhe oferecera. Tomado pela paixão, Don José desfere o golpe fatal e mata sua amada com uma facada na barriga.
Diante disso, Maria Navalha não tem outra saída que não seja revelar que Luna é filha de César (Leopoldo Pacheco) e, consequentemente, irmã de Preciosa (Marina Ruy Barbosa).
Dentro dessa construção, numa esquina, o chão está queimado: a congregação fez uma pequena fogueira para queimar as fezes Vilma, que não podia sair de seu confinamento. A poucos metros dessas duas construções, no sopé da colina, ainda há restos de troncos carbonizados, a fogueira onde ardeu a mulher.
Maria Mulambo ou Maria Molambo é uma falange de pombajiras da Umbanda e da Quimbanda. Entre as oferendas mais comuns para a entidade, estão sete rosas, o marafo e saia de cetim. Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã
Olivia Araujo. Mulher extrovertida, sem filtros ou papas na língua. Ex-cantora da Lapa, ficou famosa não apenas por seu talento, mas também por sua personalidade explosiva.
Art. 1º Fica incluída a efeméride Dia da Pomba Gira Maria Navalha no Anexo da Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010 - Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, e alterações posteriores, no dia 30 de setembro.