Desprezada por Salomão, rainha sofre sem parar. Roboão (Henrique Camargo) entrará em pânico ao encontrar Naamá (Ingrid Conte) caída no chão no palácio nos próximos capítulos de Reis. Cheia de culpa, a amonita atentará contra a própria vida.
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
O que a Bíblia diz sobre Naama, esposa de Salomão?
Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica. Naamá é elogiada por sua retidão em Bava Kamma 38b, por causa da qual Moisés havia sido previamente avisado por Deus para não fazer guerra aos amonitas, adoradores de Moloque, pois Naamá descenderia deles.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
A HISTÓRIA DE NAAMÁ: SAIBA QUEM FOI A PRIMEIRA ESPOSA DE SALOMÃO
O que vai acontecer com Naamá em Reis?
O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso. Para piorar a situação, a amonita ainda vai ter que lidar com o assédio de Rezom (Nando Rodrigues) no folhetim de Cristiane Cardoso.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
Abisague se casou com Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
O líder militar sírio Naamã foi curado da lepra ao seguir o conselho do Profeta Eliseu. Mais tarde, Eliseu fez milagrosamente com que um machado flutuasse na água. Eliseu também ajudou Israel a derrotar o exército sírio revelando os planos de guerra da Síria para o rei de Israel.
No sepultamento de Abisague, Salomão sofre com a morte da israelita e relembra os últimos momentos com ela. A jovem não resistiu às dores enquanto tentava dar à luz ao terceiro filho dela com o rei de Israel. O bebê também faleceu.
Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, "agradabilidade") era um comandante dos exércitos de Benadade II, no tempo de Jorão, rei de Israel. Ele é mencionado em 2 Reis 5 do Tanaque.
Abisague é realmente citada pelas escrituras sagradas no primeiro livro de Reis. Ela foi uma das concubinas de Davi, mas não chegou a manter qualquer tipo de relação carnal com o nobre --que a conheceu já em idade avançada.
Sua morte foi decretada por Salomão após Adonias ter pedido para se casar com Abisague. Ele pediu para Bate-Seba fazer o pedido a Salomão, e ele recusou, dizendo que ela deveria pedir que ele desse o reino a Adonias. Quem o apoiou na tentativa de ser rei foi Joabe e Abiatar.
Abisague sofre com fortes dores e não consegue dar à luz por causa da posição em que o bebê está. A israelita desmaia e Salomão se desespera por ajuda. Então, a parteira sugere cortar e abrir a barriga da concubina para salvar a criança. “Mas ela não resistiria desse jeito”, responde o rei, aos prantos.
Seu nomne significa pacífica, ou que possui a perfeição, ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Sulamita foi a preferida do Rei Salomão.
Ela é realmente citada nos textos sagrados por esse nome como uma das concubinas de Davi (Petrônio Gontijo). O grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto) também é mencionado nas escrituras como "sulamita" --em referência à origem, a vila de Suném.
O que acontece com Naamá na novela Reis da Record?
Qual o final de Naamá nem Reis? Naamá vai pagar caro por se vingar do desprezo de Salomão, já que Roboão vai herdar um reino dividido. Decepcionado com o filho de Davi (Petrônio Gontijo), que terá permitido o culto a outras divindades em Israel, Deus vai entregar o comando de dez tribos a Jeroboão (Vitor Novello).
Ele foi curado da lepra. Naamã ficou tão agradecido que voltou à Eliseu oferecendo riquezas, que o profeta recusou. Além disso Naamã também renunciou a sua fé no “deus Rimon” depois de ser curado pelo Deus a quem servia Eliseu, ou seja o Deus de Israel.
De acordo com o relato bíblico, Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas. Foram descritas como princesas estrangeiras, incluindo a filha do Faraó e mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.