O que foi a obra Viagem Pitoresca?
Lançada originalmente na França em três tomos, entre 1834 e 1841, “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil” ganha nova edição no brasil, em volume único. Nele o pintor francês Jean-Baptiste Debret registra em desenhos e textos as transformações que o Brasil vivia no século XIX.Quem foi Jean-Baptiste Debret?
Jean-Baptiste Debret (Paris, França 1768 – Idem 1848). Pintor, desenhista, gravador, professor. Integra a primeira expedição de artistas vindos ao Brasil. Com estilo neoclássico e variadas técnicas de pintura, produz um amplo registro das realidades natural, social e política do país no século XIX.Qual era o objetivo do seu livro Viagem Pitoresca e Histórico ao Brasil publicado de 1834 a 1839?
Voltado para a feitura de um "inventário" da realidade brasileira, sua obra adquire um tom classificatório, aproximando-o, por um lado, da tradição dos viajantes naturalistas europeus. Esses exploradores eram responsáveis por apreender a realidade de outras terras e apresentá-las de acordo com critérios científicos.Porque Debret veio para o Brasil?
O autor da obra que causou a minicrise era Jean-Baptiste Debret (1768–1848), um francês que chegou ao Brasil em 1816 como parte de um grupo para documentar — e construir a imagem — da primeira corte europeia a reinar a partir dos trópicos.[História da Arte] Jean-Baptiste Debret e sua Importância para a História Brasileira
Como Debret chegou ao Brasil?
O pintor francês Jean-Baptiste Debret foi um dos principais artistas que integraram a denominada Missão Artística Francesa, isto é, uma expedição de artistas que veio para o Brasil em 1817 amparada por D. João VI, que havia elevado o Brasil à condição de Reino Unido, em 1808, e aqui residia.Quem trouxe Debret para o Brasil?
Debret veio ao Brasil como pintor de história da chamada Missão Artística Francesa, acontecimento polêmico que resultou na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, em 1826.Que significa Debret?
Nas aquarelas, Debret era o “espelho” do que observava: este é o Debret com princípios neoclássicos. Nos textos, ele jogava uma luz e interpretava o que via: este é o Debret com princípios românticos.Como Debret retratou os nativos brasileiros?
“Durante toda a obra ele [Debret] usa uma dupla linguagem, 'os índios selvagens' e 'civilizados', então há esse binarismo. Normalmente o indígena dito selvagem está colocado dentro da natureza, no interior brasileiro, enquanto o 'civilizado' é aquele que está vestido e que usa utensílios próprios da cultura europeia.”Qual seria a intenção de Debret?
Debret foi um pintor francês neoclassicista que em suas obras, buscava retratar o cotidiano por meio e das estrutura da sociedade no Brasil no século XIX.Por que Jean Baptiste se mudou para o Brasil?
Debret chegou ao Brasil em março de 1816 e permaneceu em terras brasileiras até 1831. A convocação de artista para o Brasil deu-se em função de que naquela época o país estava em formação e precisava de pessoas que ensinassem arte.Onde estão as obras de Debret no Brasil?
As obras que integram a mostra Debret e a Missão Artística Francesa – 200 anos, pertencem ao acervo dos Museus Castro Maya, instituição que compreende, além da Chácara do Céu, o Museu do Açude, no Alto da Boa Vista, na zona norte da cidade.O que é relato da viagem?
O que é um relato de viagem? Conceitualmente, o relato de viagem é um gênero textual em que o narrador (neste caso, o próprio viajante) conta o que observou durante a sua visita a um determinado destino. Mas, muito além do conceito, o relato de viagem é uma espécie de diário, onde ficam registradas memórias e emoções.Como surgiu o relato de viagem?
Segundo o professor da Unesp de Assis, Paulo Henrique Martinez, "os relatos de viajantes como os conhecemos não foram feitos para serem lidos, eles foram feitos na forma de diários de viagem, eles eram um suporte para o trabalho científico desses naturalistas".Quem foi Debret e Rugendas?
Debret e Rugendas foram artistas europeus que vieram à América do Sul na mesma época (início do século XIX) e retrataram muito do cotidiano e da vida dos brasileiros, colocando ênfase nos trabalhos em torno dos indígenas e escravos através de uma visão de estranhamento eurocêntrica.O que Debret veio fazer no Brasil?
Nele o pintor francês Jean-Baptiste Debret registra em desenhos e textos as transformações que o Brasil vivia no século XIX. Debret viveu 15 anos aqui, vindo com a missão artística francesa para participar da implantação da academia imperial de belas artes e registrar a vida da corte portuguesa na sua nova sede.Qual o significado da obra de Jean-Baptiste Debret?
Pintura do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768 - 1848), retratando um escravo sendo castigado por seu capataz. A violência foi uma das formas usadas para controlar os escravos. Palavras-chave: relações de trabalho, poder, exploração do trabalho, escravo, violência, história da arte, pintura.Quando Jean-Baptiste Debret chegou ao Brasil?
Debret foi professor de História e artista francês, que compôs a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil no ano de 1816 a convite de D. João VI veio para criar a Academia de Belas Artes.Quantos anos Debret ficou no Brasil?
Pedro a Portugal, e o advento da monarquia orleanista na França, menos rigorosa em relação aos antigos servidores do Império, impelem Debret a deixar o Brasil em 1831, após um período bem cheio de quinze anos. Em Paris é recebido por seu irmão, François Debret, arquiteto do Institut de France.O que significa um L com a mão?
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.Como Debret descreve o Carnaval?
O carnaval no Rio de JaneiroA cor varia do branco ao vermelho e do amarelo ao verde; o tamanho é o de uma laranja comum; vende-se por um vintém, e os menores a dez réis. Escrava vende limões-de-cheiro em seu tabuleiro. Cena de Carnaval, detalhe, Debret, 1823.
Qual foi a importância de Debret no Brasil?
Debret foi o responsável pela primeira exposição de arte em território brasileiro, quando expôs as obras de seus alunos da AIBA, em 1829.Como Debret retrata a vida urbana no Brasil?
Debret: o artistaRegistrou em dezenas de aquarelas e em notas pormenorizadas o que conheceu no Brasil daqueles anos. Suas gravuras mostram cenas e paisagens urbanas e rurais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.