Há relatos históricos do papel da Publicidade desde a antiguidade. Os egípcios já utilizavam técnicas de comunicação para estimular as vendas por meio de propagandas em papiros e anúncios em cartazes. Mas elas eram utilizadas ainda de forma intuitiva, não havia uma metodologia definida para alcançar o público-alvo.
Em 1650. A publicidade surgiu na Inglaterra. Seu objetivo principal era fazer as empresas da época venderem mais. Em média, eram publicados seis anúncios em jornais diários de Londres.
Há registros de anúncios em papiros egípcios na Antiguidade, divulgando a venda de determinado produto ou serviço. Diversas sociedades também faziam uso da pintura de anúncios em paredes ou pedras. Mas, é claro, não havia uma teoria por trás desses anúncios, uma metodologia ou estudos mais aprofundados.
Toda publicidade visa à divulgação de um produto e, consequentemente, sua compra pelo consumidor. A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e ideias religiosas, políticas ou ideológicas.
ESSA PROPAGANDA FOI CRIADA PARA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE(...) | INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Qual era o objetivo da propaganda?
estimular a realização de eventos com intelectuais brasileiros; proibir a entrada de livros estrangeiros no Brasil considerados “nocivos”; promover eventos cívicos e patrióticos; organizar o programa de radiodifusão do governo.
O principal objetivo da propaganda é informar, persuadir e lembrar as pessoas. O desenvolvimento da estratégia de propaganda consiste em dois elementos fundamentais: a criação das mensagens (anúncios) e a escolha da mídia a ser usada.
Os anúncios naquele tempo eram feitos através dos recém-lançados rádios e pelos jornais. Caminhando um pouco mais na linha do tempo, por volta do ano de 1950 surgiu um meio de comunicação que se tornaria indispensável para a divulgação das marcas e seus produtos: a televisão.
Um publicitário é um profissional que atua na área de comunicação e marketing, com o objetivo de criar estratégias e campanhas publicitárias que promovam marcas, produtos ou serviços.
A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel.
David MacKenzie Ogilvy CBE (23 de junho de 1911 – 21 de julho de 1999) foi um publicitário fundador da Ogilvy & Mather. Ele é amplamente aclamado como "o pai da propaganda". Em 1962, a Revista Time o chamou de "o mago mais procurado na indústria de publicidade atualmente".
São exemplos de ações comerciais o anúncio de promoções do catálogo de um supermercado, releases de lançamento de um produto/serviço, patrocínios de eventos, uso de influenciadores digitais e qualquer ação que promova, direta ou indiretamente, o consumo de uma oferta que traga receitas para o anunciante.
A propaganda desempenha um papel fundamental na promoção e crescimento de um negócio. Ao compreender e aproveitar os três objetivos da propaganda – informar e educar, persuadir e convencer, e reforçar a marca – você poderá criar campanhas publicitárias eficazes que geram valor para sua marca.
Quais são as principais características da propaganda?
As propagandas podem ser compostas apenas de imagem, apenas de texto, ou de imagem e texto conjuntamente. Os elementos da propaganda são: a composição da página (parte da página, cartaz, etc.) e o slogan. O slogan é a frase que acompanha a marca.
Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina.
Toda avaliação de propagandas feita pelo Conar tem como base o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que é um documento com 50 artigos e 21 anexos sobre as normas éticas a serem obedecidas pelos anunciantes e agências de publicidade na elaboração de seus anúncios.
Enquanto a Publicidade tem o foco na comunicação comercial, com o objetivo de vender um produto ou serviço, a Propaganda tem o foco mais ideológico, para vender uma ideia.
O anúncio publicitário visa apresentar, ao grande público, determinado produto, marca ou serviço, com o intuito de atrair e convencer os consumidores a adquirirem ou aderirem ao que está sendo apresentado.
Qual a diferença entre as propagandas antigas e atuais?
O aspecto gráfico também é notável: nas propagandas antigas há fotos e imagens comuns, já nas atuais, há toda uma criatividade para expor os carros, com estruturação das palavras que expressam os motivos para realizar a compra.
Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?
Enquanto a publicidade é uma forma de comunicação que busca promover algum serviço ou produto ao público, a propaganda é uma forma de transmitir ideias que podem ser comerciais, políticas, religiosas e sociais, e buscam influenciar o comportamento de alguém.
Nas rádios e TVs os anunciantes faziam o patrocínio e tinham suas campanhas divulgadas entre os programas. Cartazes e panfletos tinham vez, e foram se tornando mais criativos e inovadores.
Registros indicam que os primeiros anúncios com fins comerciais foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650. Naquela época, havia cerca de seis anúncios, em média, em jornais diários de Londres. Cem anos depois, em 1750, era comum encontrar mais de 50 anúncios por edição.
A publicidade induz e/ou ratifica tendências, estimula o consumo, a forma de consumo, quem pode ou o que deve consumir (desde que se pague pelo produto) e ainda identifica o produto como fator de classificação em um determinado grupo social.
Ela tem o poder de influenciar o Comportamento do consumidor e direcionar suas Escolhas de consumo. Através de campanhas criativas, mensagens persuasivas e uma ampla exposição, a publicidade exerce um grande impacto no consumo.