No antigo Egito, o ferro era um material considerado raro e de difícil acesso, já que provinha dos meteoritos que caíram na terra naquela época. Seu valor era muito alto e estava ligado como sinônimo de riqueza, inclusive era mais caro que o próprio ouro.
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.
As fontes do ferro antigo são difíceis de serem precisadas, mas algumas fontes sugerem que este metal era obtido como um dos subprodutos da obtenção de outros metais, como o cobre. Aproximando-se mais da era cristã, houve um aumento da utilização do ferro no Oriente Médio, mas ainda não como substituto do bronze.
Industrialmente, a única forma pela qual se obtém o ferro (Fe) é a partir de substâncias minerais. O metal é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre, de cuja composição participa com 4,5% em massa, superado apenas pelo oxigênio, o silício e o alumínio.
A produção do ferro começou na região da Anatólia (a mesma do cobre). Sua descoberta também é um mistério. Uma hipótese é a de que, involuntariamente, rochas com minério de ferro tenham sido colocadas em fornos para auxiliar no derretimento de outros metais, deixando pedaços de ferro derretido como resquício.
Qual a DIFERENÇA do FERRO para o AÇO? FERRO ou AÇO?
Como é que o ferro foi criado?
O ferro é um dos elementos químicos da história mais rico dentre todos os da tabela periódica. O início de sua jornada se dá com os meteoritos, há quatro milênios a.C., pelos sumérios e egípcios. Eles usavam o metal para confeccionar pequenos objetos, principalmente pontas de lanças.
O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, geralmente, na forma cristalina. Minério é um material natural contendo um conjunto de minerais do qual se pode extrair um ou mais minerais de interesse, de forma economicamente viável.
Ao passar pela máquina de britagem, o minério de ferro cai em uma peneira especial, com telas de diferentes espessuras, que libera a passagem àqueles que atingem até 2 centímetros e devolve os maiores à britadeira. Esse processo utiliza jatos d'água que ajudam a escoar os restos de terra ligados aos pedaços de ferro.
Na indústria e no cotidiano, sem dúvida alguma, a maior utilização do ferro está na produção do aço, uma liga de que este metal é constituinte, agregado ao carbono. O teor de carbono no aço pode variar entre 0,1% e 2% em massa.
Os primeiros trabalhos geológicos sobre o minério de ferro e as primeiras explorações foram realizadas em 1913 por Harder & Chamberlin. No final do século XVII, foi descoberto o quadrilátero ferrífero (QF), em Minas Gerais.
De um modo geral, a designação de Idade do Ferro abarca o I milénio antes de Cristo, época em que as comunidades desta região habitavam em povoados fortificados, vulgarmente conhecidos por castros, que se distribuíam ao longo das bacias dos principais rios.
Os chineses foram os primeiros a utilizar uma forma rudimentar desse instrumento, consistia em uma panela cheia de carvão em brasa, e manuseada através de um cabo comprido, a fim de obter o resultado desejado.
Como já foi apontado, o ferro sofre corrosão, o que, em termos químicos, significa oxidação. Esse fenômeno ocorre quando o metal, ou mesmo o aço (com exceção do inoxidável), interagem com gás oxigênio (O2), principalmente em meio úmido (presença de água).
É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.
O ferro tinha um modo de fabricação completamente diferente do cobre e do bronze. Ele era triturado com o carvão e colocado em uma forja, mas por não alcançar o ponto de fusão necessário, era obtido cheio de impurezas e era necessário um ferreiro para trabalhar novamente em cima desse ferro.
No alto-forno coloca-se o carvão com alto teor de carbono (coque), calcário para remover as impurezas e acrescenta-se o oxigênio para a queima, essa combinação vai resultar no ferro gusa ou ferro fundido e aço. Para produzir ferro e aço com características específicas acrescenta-se outros metais e elementos químicos.
Na Terra, o ferro é conhecido a longo tempo, e o primeiro ferro a ser utilizado é o de meteoritos, por causa da pureza, se não me falha a memória. Até descobrirem como aproveitar o ferro de minério foi um tempo. Se o ferro do núcleo da Terra fosse substituído por prata, como é que isso afetaria a magnetosfera da Terra?
O ferro é o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre (5% de abundância, ficando atrás do oxigênio, silício e alumínio), e é o mais abundante metal de transição.
A extração do minério de ferro geralmente acontece em minas subterrâneas ou minas a céu aberto. O processo de retirada de minério de ferro também ocorre da seguinte forma: Perfuração – são usadas máquinas perfuratrizes para realizar furos nas rochas; Desmonte – dentro dos furos são colocados explosivos.
Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro. Minas ativas na região Sudeste. Esta região é responsável por 60% da produção total de minério de ferro brasileira.
De onde você pode obter ferro? Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.
A Idade dos Metais começou por volta do ano 6 mil a.C., logo após o período Neolítico, quando os grupos que eram nômades se tornaram sedentários graças à agricultura.