A decadência dos incas ocorreu após a chegada dos espanhóis em 1532. Guerra civil interna, doenças trazidas pelos europeus e a superioridade militar dos conquistadores levou ao colapso do império. Incas, maias e astecas diferiam em geografia, com os incas na América do Sul e os outros no México e América Central.
O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região.
Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
Em 1525 houve uma epidemia de uma doença desconhecida dos incas, que os historiadores costumam identificar como varíola ou sarampo, que supostamente causou a morte do Inca Huayna Cápac em Quito (embora outros historiadores sugiram que o inca foi envenenado por um curaca chachapoya).
Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
A decadência dos incas está diretamente relacionada com a chegada dos espanhóis ao continente americano. Os espanhóis chegaram à região andina em 1531 e encontraram as terras incas divididas por uma guerra civil realizada entre Huáscar e Atahualpa, filhos do último imperador Huayna Capac.
A decadência dos incas ocorreu após a chegada dos espanhóis em 1532. Guerra civil interna, doenças trazidas pelos europeus e a superioridade militar dos conquistadores levou ao colapso do império.
Os espanhóis tomaram partido por um ou outro lado de acordo com sua conveniência. Os espanhóis, apoiados por povos subjugados pelos incas como os Cañaris, capturaram Atahualpa em Cajamarca e o obrigaram a pagar um tesouro formidável por seu resgate. Ainda assim, eles o assassinaram.
Em 1532, Francisco Pizarro, chefe militar de um pequeno grupo de espanhóis, chegou ao Império Inca. Após enganar os incas, os espanhóis capturaram o imperador Atahualpa e exigiram um grande resgate em ouro e prata. O resgate foi pago, mesmo assim o imperador foi assassinado pelos espanhóis.
A conquista dos incas aconteceu após a expedição liderada pelo espanhol Francisco Pizarro capturar e executar o imperador Atahualpa. A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro.
Com a colonização espanhola os nativos foram dizimados, seja pela guerra ou pelas doenças trazidas pelos europeus. Da história, restam poucos registro, já que o incas não possuíam escrita.
Usado como moeda de troca entre os astecas e considerado um alimento sagrado para os incas e os maias, o cacau foi muito importante na economia da Bahia. É da sua semente, também chamada de amêndoa de cacau, que são obtidos, dentre outros produtos, o cacau em pó, os nibs de cacau e o tão amado chocolate.
Túpac Amaru (1545 – Cusco, 24 de setembro de 1572) foi o quarto e último imperador inca de Vilcabamba. Filho de Manco Inca (também conhecido como Manco Capac II), foi feito sacerdote e guardião do corpo de seu pai.
A religião inca era politeísta, com deuses baseados nos elementos da natureza. A política inca era imperial e teocrática. O imperador era tido como descendente direto do deus Sol, Inti, o que lhe garantia poderes absolutos e caráter divino.
Segundo o estudo, publicado nesta quinta-feira (22) no Antiquity, ao que parece, além de agradar aos deuses, os antigos incas sacrificavam lhamas como forma de conquistar a confiança dos locais em áreas recém-domidadas.
A conquista do Império Inca foi um empreendimento realizado pelos espanhóis na expedição liderada por Francisco Pizarro a partir de 1532. Essa expedição inseriu-se no contexto de conquista da América Espanhola e levou à fundação do Vice-Reino do Peru.
Em 1553, o país foi conquistado por Pizarro e submetido à coroa espanhola. A cultura Inca foi totalmente destruída e, na atualidade restam apenas ruínas de seus grandiosos monumentos templos e palácios.
No momento da execução, Atahualpa aceitou a proposta do padre Valverde de diminuição da pena e aceitou ser batizado para em seguida ser morto por enforcamento no dia 26 de julho de 1533.
É o caso da civilização Inca, que surgiu na região do atual Peru e se estendeu por um território de mais de 4.000 km, do Equador até o norte da Argentina.
1. Acredita-se que Machu Picchu foi construída no século 15, para abrigar cerca de 750 pessoas que faziam parte do povo quéchua, tribo da família que reinava no império inca. A cidadela foi construída sob o comando do imperador Pachacuti, que reinou de 1438 a 1471.