O que podemos aprender com a história de Jeremias?
Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.Qual foi o papel do profeta Jeremias?
O profeta Jeremias nasce por volta de 650 AC, em Anatot, perto de Jerusalém. Exerceu sua missão profética entre 625 e 585. Profetizou durante o período conturbado que viveu Judá, quando foi invadido pelos babilônios. Portanto, ele presenciou a derrocada do Reino do Sul.O que Deus fez por Jeremias?
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul.Qual a missão que Deus deu a Jeremias?
Deus espera de Seu enviado, destemor e comprometimento fiel com essa dupla missão profética, a saber: denunciar as injustiças e a exploração dos pobres e anunciar “um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). Por ser fiel a Deus em sua missão, Jeremias foi duramente perseguido.A HISTÓRIA DO PROFETA JEREMIAS – SÉRIE PERSONAGENS BÍBLICOS – PASTOR SIDNEI LUIZ
O quê Jeremias fazia antes de ser profeta?
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.Qual foi o sofrimento do profeta Jeremias?
Repreendendo reis, profetas e sacerdotes, Jeremias se viu como alvo de várias dificuldades como: perseguição, conspirações, aprisionamento, ser declarado como digno de morte, ter suas profecias destruídas, ser acusado de traição, etc.Qual foi o medo de Jeremias?
Jeremias tinha medo de ser reprovado pelas pessoas, mas quando Deus olhou para ele viu duas coisas que chamou sua atenção. Veja neste vídeo e tenha a certeza que Deus está com você!Quais as qualidades do profeta Jeremias?
Um fator importante para que a vida de Jeremias fosse moldada foi sua flexibilidade, significando sua prontidão em obedecer aos mandamentos de Deus, em ser flexível para curvar-se, livre e freqüentemente, perante a vontade de Deus. Humildade, obediência e fé são qualidades de caráter que reforçam a flexibilidade.Qual era o pecado do povo de Israel no tempo de Jeremias?
O meu povo cometeu dois pecados: Eles abandonaram a mim, a fonte de água fresca, e cavaram cisternas, cisternas rachadas que deixam vazar a água da chuva.” O SENHOR Deus diz: “O povo de Israel não é escravo, nem nasceu escravo.Qual foi a visão de Jeremias?
O profeta Jeremias anunciou a queda de Judá antes mesmo da invasão de Nabucodonosor. Ele alertou a todos que um grande mal viria e transformaria tudo em caos, além do exílio de 70 anos do povo hebreu na Babilônia.Quantos anos Jeremias foi chamado para o ministério?
Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).O que o Senhor mostrou a Jeremias?
Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.Qual o versículo chave do Livro de Jeremias?
9. Eis um dos textos chaves deste livro: Jeremias 7:23-24. Como ele é útil ainda hoje para as nossas vidas! "Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu te mandar, para que você vá bem".Qual a missão que Deus deu para Jeremias?
Jeremias recebeu de Deus a missão de destruir, arrancar e plantar a justiça divina (Jr 1,10). Como medo de ter que profetizar, Deus diz a Jeremias: “Não tenhas medo deles!” (Jr 1,17).Qual era a doença de Jeremias?
Ele sofreu de uma doença chamada vitiligo, que é um tipo de doença não contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele.O que o livro de Jeremias nos ensina nos dias de hoje?
Jeremias nos ensina que os seres humanos são rebeldes contra Deus. Como violadores da aliança, eles não ficarão impunes. Mas Jeremias não para com o julgamento. Ele declara que Deus não rompeu com seu povo e ainda decidiu fazer uma nova aliança com eles.Como foi o fim da vida de Jeremias?
"A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural." Comentário ...Porque Jeremias sofria tanto?
Jeremias estava tão triste por causa do seu isolamento, porém no próximo capítulo (16) Deus ordenou que ele não se casasse e que não fosse nem para velórios nem para festas. Estes mandamentos certamente teriam aumentado este sentimento de solidão que Jeremias passava, mas Deus decretou-os mesmo assim.Quem foi na Bíblia que teve depressão?
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.Qual foi a vocação de Jeremias?
Arrancar e destruir, construir e plantar: a vocação de Jeremias. Convido o leitor para uma viagem ao passado. Uma volta, no tempo, de uns 2600 anos. Primeira parada: Jerusalém, ano 605 a.C.Quando Jeremias pensou em desistir?
Jeremias 20:9 Almeida Revista e Atualizada (ARA)Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais.
Quem recusou o chamado de Deus na Bíblia?
Hebreus 11:24-26 NVIPela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, porque preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar o prazer transitório do pecado. Por causa de Cristo, considerou a desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois contemplava a recompensa.